TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de produção limpa

Artigo: Conceito de produção limpa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Produção mais limpa

Com as informações abaixo, apresento que é possível sim a conciliação do desenvolvimento econômico dentro dos moldes do capitalismo e com isso vem a preservação ambiental utilizando-se de aplicação de tecnologias limpas com foco na prevenção a poluição em todos a cadeia do processo produtivo, fazendo que as empresas se tornem ecoeficientes e assim consiga gerar benefícios para ela e o meio ambiente.

Metodologia

Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos. (UNIDO – United Nations for Industrial Development)

O conceito de Produção Mais Limpa, adotado pela UNIDO/UNEP, tem como base o programa Ecoprofit – Ecological Project For Integrated Environmental Technologies (Projeto Ecológico para Tecnologias Ambientais Integradas), que visa fortalecer economicamente a indústria através da Prevenção da Poluição, inspirado no desejo de contribuir com a melhoria da situação ambiental.

A Produção mais Limpa apresenta um processo de melhoria contínua, o qual visa tornar a atividade produtiva menos danosa ao meio ambiente, tendo como mecanismo fundamental para realização das melhorias não apenas as tecnologias, mas também uma mudança de gestão da empresa e das pessoas envolvidas nos processos.

Dentre a mudança de gestão o foco é eliminar os tratamentos de resíduos e emissões gerados no processo produtivo, chamado “fim de tubo”, que para a empresa e meio ambiente é extremamente ineficiente, pois ocasiona o desperdício e perda das matérias-primas no processo e em seguida, o incremento do custo para a disposição dos resíduos gerados em função do mesmo processo produtivo

A prioridade da Produção mais Limpa é a não geração do resíduo e emissões, por isso é importante levantar as causas da geração e atuar nas mesmas para maximizar o uso da matéria prima empregada nos processos produtivos e para garantir que realmente estas sejam transformadas em produtos, sendo um programa que integra completamente os objetivos ambientais aos processos de produção.

Uma vez que evitar a geração do resíduo não seja possível, o ideal é que o mesmo possa ser reciclado internamente, ou seja, reintegrados ao processo de produção, tendo como última opção o descarte deste resíduo para fora da empresa. Caso isto aconteça os receptores dos resíduos devem ser aptos e devidamente regularizados perante o órgão ambiental para receber os mesmos e dar disposição e tratamentos adequados, de modo a neutralizar e/ou minimizar qualquer impacto ambiental adverso.

Para a implementação da Produção mais Limpa é importante o apoio da Alta Direção da empresa, para que este possa subsidiar e impulsionar o processo junto aos seus liderados.

As etapas do processo de implementação estão compreendidas conforme a Figura 1 abaixo:

Figura 1

Etapas de Implementação da Produção mais Lima

As vantagens e benefícios alcançados com a Produção de Produção Mais Limpa para empresa, colaboradores, meio ambiente, sociedade são vários, dentre eles podemos ressaltar alguns:

 Redução de resíduos gerados e emissões;

 Reuso de resíduos de processo;

 Reciclagem de resíduos;

 Redução de desperdícios;

 Diminuição dos riscos de acidentes ambientais;

 Redução dos custos de produção e aumento da eficiência e competitividade;

 Melhoria das condições de saúde e segurança do colaborador;

 Melhoria da imagem perante aos órgãos ambientais, consumidores, fornecedores e a comunidade.

Com base nas premissas da Produção mais Limpa podemos afirmar que esta está atrelada diretamente ao conceito de Ecoeficiência, onde conforme Mazzini (2008), ecoeficiência é o aumento da produtividade e, conseqüentemente, da rentabilidade das organizações, por meio da prevenção da poluição e da mitigação de impactos ambientais adversos. No conceito de ecoeficiência, a poluição é o resultado da ineficiência operacional na busca de produtividade, qualidade e desempenho ambiental. A organização ecoeficiente é aquela que trata a questão de forma integrada com a qualidade e a produtividade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e obtendo ganhos e benefícios adicionais do tipo “ganha-ganha”, onde a melhoria ambiental pode andar junto com os benefícios econômicos, gerando um verdadeiro círculo virtuoso.

Referências

MAZZINI, Ana Luiza Dolabela de Amorim. Dicionário Educativo de Termos Ambientais. Belo Horizonte, 4ª Edição, 2008.

PEDROZA, Daniela Cavalcante. Caracterização e Tratamento de Resíduos. Belo Horizonte: IETEC, 2008.

ANDRADE, Luiz Ignácio Fernandes de. Produção mais Limpa. Belo Horizonte: IETEC, 2008.

CAPRA, Fritjof. A teia da Vida. Editora Cultrix, 2000.

ALMEIDA, Fernando. O Bom Negócio da Sustentabilidade. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira, 2002.

DALY, Herman.; “Políticas para o desenvolvimento Sustentável”.In. CAVALCANTI,

http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilha.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »