TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Mais Limpa

Trabalho Universitário: Produção Mais Limpa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

A definição de Produção mais Limpa (P+L) do nosso livro é: “Produção mais Limpa é a aplicação de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, principalmente, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e emissões geradas, com benefícios ambientais, econômicos e de saúde ocupacional. (SENAI, 2003). O conceito pioneiro de Produção Mais Limpa contribuiu, portanto, para a otimização de processos industriais sob o ponto de vista ambiental”.

Com base nesta definição e demais características descritas no livro didático, pesquise uma estratégia ambiental preventiva que se configure como P+L e:

a) Descreva a estratégia relacionando com a teoria apresentada na disciplina e explique porque é se trata de uma estratégia de P+L; (2,0 pontos)

b) Explique como poderia ser aplicada em uma empresa ou cooperativa, apresentando etapas e setores envolvidos; (3,0 pontos)

c) Apresente esta estratégia ambiental preventiva em um vídeo de até 5 minutos no Fórum; (5,0 pontos)

Minha pesquisa consiste no trabalho desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados do Município de Três Coroas- RS, região composta basicamente por indústrias do setor coureiro calçadista e que consequentemente, gera muitos resíduos onde inicia-se a criação do processo de P+L eram destinados incorretamente ao meio ambiente e causando assim vários problemas Ambientais.

Os associados do Sindicato vendo que isto estava acarretando sérios problemas inclusive para a comercialização de seus produtos finais, no caso a venda de calçados, criaram o Processo denominado PRODUÇÃO CONCIENTE, AMANHÃ MAIS FELIZ. A estratégia é que a empresa associada seja responsável pelos resíduos gerados pela indústria, o processo passa desde a classificação das matérias primas que ingressam no parque industrial, todo o processo de construção do calçado e finalmente na destinação das matérias restantes sendo que todos os resíduos são classificados e embalados em recipientes especiais, que são codificados por códigos de barras e coletados pelo próprio sindicato, que destina o material quando reciclável para empresas cadastradas que aproveitarão o material e os não recicláveis são destinados a um aterro sanitário que cumpre as mais rigorosas normas ambientais, em uma área de terra de posse do sindicato onde, a natureza faz parte integrante do cenário.

A estratégia é fortalecida pelo selo de responsabilidade ambiental com a frase do projeto e que fortalece a característica sustentável do negócio. Tal selo só é dado a quem cumpre com todas as etapas do processo, onde até os resíduos de areia e terra são destinados em recipientes separados.

Tal processo poderia ser utilizado em qualquer outro segmento mesmo que não setor calçadista, uma vez que basta a organização, planejamento, mudança de cultura e adaptação de processos, isso deveria iniciar por a parte de planejamento, identificando os materiais reutilizáveis e a destinação destes.

A utilização poderia passar inclusive por cooperativas de crédito como a reciclagem de papéis descartados que poderiam ser picotados e reutilizados, separando lixos orgânicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com