TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TIRADENTES

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

CRISLANE LIMA

MONICKI VIRGINIA CORREIA CASADO

SIDLEY MELO

WASLYANE MENEZES

ARACAJU

Fevereiro 2015

CRISLANE LIMA SANTOS

MONICKI VIRGINIA CORREIA CASADO

SIDLEY MELO

WASLYANE MENEZES

PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Artigo apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Práticas de Pesquisa na Área de Engenharia , ministrada pela Profª Gláucia Regina de Oliveira Almeida, primeiro semestre de 2015.

ARACAJU

Fevereiro 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. INTRODUÇÃO

A oferta de produtos de maior qualidade e a imposição de uma gestão de responsabilidade, que se preocupe tanto com o social quanto com o ambiental é cada vez mais exigido pelo mercado. Alternativas que disponham de melhores desempenhos e novas técnicas que possibilitem as empresas a produção ambientalmente correta é a questão central deste trabalho.

Ganhando espaço desde 1970, com o intuito de prevenir a poluição e resguardar o meio ambiente, surge o programa de Produção Mais Limpa, como melhor maneira de atingir eficiência econômica e social.

A Produção Mais Limpa (PML) consiste em uma abordagem preventiva na Gestão Ambiental, buscado o contínuo aperfeiçoamento e em conformidade com as leis ambientais vigentes no país.

 Segundo a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) é a contínua aplicação de estratégias econômicas, ambientais e tecnológicas integradas a processos e produtos, que diminue e reaproveita os resíduos gerados nas produções, com o objetivo de ser mais eficiente no uso de matérias primas e reduzir os riscos para o meio ambiente, incluindo os trabalhadores.

A PML  trabalha com melhorias contínuas, independente da área, solucionando problemas e demandando baixo investimento.

Esse processo utiliza da redução de matéria prima, onde atua de maneira que consiga eliminar e/ou reduzir materiais que sejam prejudicias ao ambiente. Já na área tecnológica, a PML faz reajustes nos equipamentos e métodos para diminuir resíduos. Os resíduos que ainda persistem nos processos são reinseridos na produção original ou em outros processos.

As mudanças feitas nos produtos alteram, ou tentam alterar a composição e padrões de qualidade, bem como o emprego de produtos substitutos.

Muitas empresas têm receio de procurar soluções para os problemas ambientais por desconhecer das vantagens que podem surgir com adoção dessas medidas de proteção (DONAIRE, 1999). Algumas dessas vantagens listasdas são (CNTL, 2003):

  • Redução de Material e Energia;
  • Redução de resíduos e emissões deste;
  • Inovação nos processos de produção;
  • Processo visto por inteiro;
  • Diminuição de riscos ambientais;
  • Desenvolvimento sustentável com o uso de fontes mais limpas;
  • Aumento da eficiência e competividad;
  • Diminuição de multas por poluição;
  • Redução de custos;
  • Melhoria na saúde e na segurança dos trabalhadore;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Melhoria no relacionamento com órgãos ambientais e com a comunidade;
  • Maior satisfação dos clientes.

O trabalho tem com objetivo identificar a geração de inovações após a adoção da Produção Mais Limpa (PML).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Há décadas atrás a visão das empresas para com o meio ambiente era como principal diluidor de resíduos, principalmente os mares e rios e não tinham se quer a menor responsabilidade sobre os impactos ambientais que seriam causados ao longo do tempo, o que vinha deixando a sociedade bastante incomodada. Para resolver esse paradigma surge a PML (Produção Mais limpa) que tem o intuito de atender as queixas da sociedade em prol da preservação do meio ambiente, mas possui também um caráter diferencial no meio competitivo da industrialização.

Segundo Getzner, a Produção Mais Limpa destaca-se da abordagem convencional, pois esta focaliza não só os processos bem como interpreta suas ações e conseqüências visualizando e diagnosticando as atividades, para a realização de análises e indagações sobre as causas e os efeitos das ações. Tudo isto resulta na racionalização dos resultados nos processos produtivos voltados para o meio ambiental, estes por sua vez, apóiam-se nas mudanças tecnológicas e no gerenciamento que por conseqüência nos leva a economia de custos.  

No Brasil, Schneider (2008) desenvolveu propostas de implantação da PML com enfoque na reciclagem interna para a melhoria de procedimentos na utilização de água, bem como maior eficiência no tratamento de resíduos sólidos. Kubota et al. (2010) e Kubota et al. (2011) também elaboraram propostas focadas na redução de consumo excessivo de água nas unidades de análise pesquisadas, o que resultou em projetos e soluções simples, de baixo investimento e, ainda, bom retorno ambiental, técnico e econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com