TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos derivados de aveia e soja

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  2.521 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos

Objetivo geral

Aprofundar os conhecimentos acerca da aveia e do soja, no que se refere ao seu processamento, estrutura do grão e seus derivados.

Objetivos específicos

Pesquisar os maiores produtores e consumidores da aveia e soja;

Apresentar a estrutura e composição do grão desses cereais;

Conhecer o processamento e armazenagem;

Identificar os derivados de soja e aveia.

Produtos derivados

A aveia é altamente nutritiva, pois contém fibras alimentares, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, proteínas, ferro e vitamina E. De toda produção de aveia, 95% são destinados ao consumo animal e o restante para consumo humano.

Segundo SENAC (2009), os produtos derivados da aveia são:

  • Flocos inteiros: principalmente utilizados na produção de granola, cereais em barra, bebidas a base de leite, na panificação e pode ser adicionada ou não de frutas;
  • Flocos médios e finos (instantâneos): além de possuírem a mesma finalidade dos flocos inteiros, são utilizados em mingaus e sopas;
  • Farelo: é a principal fonte de fibras solúveis e é empregada em mingaus, pães, bolos e bolachas;
  • Farinha: utilizada em confeitaria, panificação, pastelaria doce ou salgada e em mingaus.

Os flocos inteiros são obtidos através da prensagem dos grãos inteiros, preservando seus principais nutrientes. Já o farelo é obtido da camada externa do grão, devido a isso possui uma quantidade elevada de fibras betaglucanas. A farinha é extraída da parte interna do grão, fazendo com que se perca parte das fibras. (FARINHA, 2015).

Derivados de Soja

Quando se fala em soja o que geralmente nos vem à cabeça é o óleo de soja. Entretanto, o mercado está investindo cada vez mais na criação de produtos a base de soja. (SOJA, 2015).

Os derivados de soja mais comumente encontrados são: óleos refinados, bebida de soja (leite de soja) e proteína vegetal texturizada (carne de soja). A farinha de soja pode ser encontrada em casas de produtos naturais, até nas gondolas de supermercados, sendo utilizada em bolos, tortas, biscoitos e pães. (SOJA, 2015).

Também pode ser encontrado em chocolates, massas e temperos prontos, além de derivados de carne, misturas para bebidas, papinhas para bebês e alimentos dietéticos. (OS USOS, 2015).

Da produção de soja, apenas 15% é destinada para fabricação de óleo que é empregado como óleo de cozinha, tempero de saladas, gordura vegetal, maionese e margarinas.  As bebidas de soja são muito utilizadas em sucos de frutas e leite, este último destinado geralmente a pessoas que possuem intolerância à lactose. (OS USOS, 2015).

Muito utilizada como matéria prima por indústrias de diversos setores, como a de cosméticos, farmacêutica, veterinária, de vernizes tintas e de plásticos. É amplamente empregada na indústria de nutrientes e adesivos, fabricação de fibras, formulador de espumas, revestimento e papel de emulsão de água para tintas. (OS USOS, 2015).

A mais recente descoberta é a utilização de óleo de soja como matéria-prima para produção de biodiesel. Ele é composto por diesel de petróleo e do óleo extraído de várias oleaginosas, sendo que no Brasil, o óleo representa mais de 80% da demanda total da fabricação de biodiesel. (OS USOS, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com