TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DO ICMS ST EM PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE EM MINAS GERAIS

Artigo: IMPACTO DO ICMS ST EM PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE EM MINAS GERAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Bacharelando em Ciências Contábeis – Sem/I – 2014

Disciplina: Administração Mercadológica para Administradores I – ADE 322

Professor: Gilberto Venâncio Luiz

Aluna: Daniela da Rocha Silva Matrícula: 967

RESENHA: Miopia em Marketing

Theodore Levitt informa em seu texto "Miopia em Marketing", o perigo que as empresas que se preocupam apenas com os produtos estão sujeitas, ao invés de se orientarem para o mercado e para seus clientes. Antes de aprofundar nesse assunto, é interessante conhecer o conceito de marketing, bem como o de miopia em marketing.

Pode-se definir marketing como o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde o planejamento de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. Conhecido esse conceito, Levitt define miopia do marketing como “a visão curta de muitas empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado”. De maneira mais sucinta, a miopia de marketing acontece quando as empresas definem seus negócios de maneira incorreta, focando exclusivamente no produto.

Os principais pontos abordados no texto referem-se ao erro na definição do negócio pelos diretores da empresa, o ciclo de autoengano de crescimento abundante e a decadência que passa despercebida aos olhos da cúpula diretiva da empresa. Para o autor, esses pontos são baseados em quatro falsos pilares: crescimento garantido pela expansão populacional; falta de produto substituto competitivo; fé na produção em massa e na queda do custo unitário e; cuidado excessivo com a experimentação científica cuidadosamente controlada.

Contudo, o artigo de Levitt ainda é referência e pode ser aplicado nos dias atuais perfeitamente. A visão curta de muitas empresas impede de definir corretamente suas possibilidades diante do mercado atual. Em geral isso ocorre por falhas administrativas, na definição errada da atividade da empresa e na pouca preocupação com o produto/cliente, e não pela saturação do mercado.

Enfim, o artigo Miopia do Marketing nos mostra os maiores erros cometidos pelas empresas, como a visão curta de negócio e a falta de habilidade para colocar em prática os ensinamentos do marketing e, com isso, colocam em risco a sobrevivência da empresa no mercado. É preciso pensar no cliente, pois é a partir do que ele deseja que a empresa abre uma porta para novas criações e a olhar sempre na direção do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com