TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção,Preparação e Distribuição do Ar Comprimido

Por:   •  16/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  3.825 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo




Produção, Preparação e Distribuição do Ar Comprimido

Automação Industrial

Jonas Vieira Macedo 1651455
Matheus Silva Almeida 1651285


2017

Sumário

Introdução ao Ar Comprimido        1

História da Pneumática        2

Produção        3

Compressor de êmbolo        4

Compressor de Membrana:        5

Compressor de Palhetas        6

Compressor rotativo de duplo parafuso:        7

Resfriamento        8

Separador de condensados        9

Reservatório        10

Purgador automático        11

Filtros coalescentes        12

Secadores        13

Secador de resfriamento        14

Secador por absorção        15

Secador por adsorção        16

Separador de água e óleo        17

Rede de Distribuição:        18

Unidades de conservação        19

Conclusão        20

Referencias:        21

                                                                                                                                                                                                         


Introdução ao Ar Comprimido 

O ar comprimido pode ser utilizado para impulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, para puxar, empurrar, realizar trabalho ou desenvolver potência, além de em outros dispositivos. A energia no ar comprimido é devida principalmente à pressão que ele possui acima da pressão atmosférica, embora essa energia possa ser aumentada por aquecimento do ar depois da compressão e imediatamente antes do uso. O uso do sistema pneumático possui suas vantagens como a facilidade de sua obtenção, pelo seu volume ilimitado, o fácil armazenamento em reservatórios, não contamina o meio ambiente, possui alta velocidade de trabalho, é seguro contra sobre cargas, entre outras vantagens, mas também possui pontos baixos como a baixa compressibilidade, impossibilitando a constante velocidade de trabalho, o seu potencial de força é somente viável até uma força de 3000 kgf, e a umidade é uma questão que deve ser tomada com atenção para evitar desgastes nos elementos pneumáticos.



História da Pneumática

    O ar comprimido talvez seja uma das mais antigas formas de transmissão de energia conhecida pelo homem, utilizada e aproveitada de forma consciente para o trabalho comprovados há milhares de anos. Um dos primeiros homens que se interessou pelo ar comprimido como ferramenta de trabalho foi o grego Ktesibios, onde ele criou uma catapulta acionada por meio do ar comprimido. O primeiro livro relacionado a pneumática é de data do 1º século D.C. e cita equipamentos acionados por meio de ar aquecido. A palavra Pneumática vem do grego ‘’PNEUMA’’ que significa folego, ou vento. Mas em razão ao desenvolvimento e uso de sistemas pneumáticos só foi possível após os séculos XIX, depois de estudos, o ar comprimido ainda demorou para ser utilizado no meio industrial como meio de trabalho, somente a partir de 1950 que ele foi introduzido na produção industrial. Ainda pela falta de conhecimento sobre o ar comprimido teve no início uma rejeição por boa parte da indústria, mas após a necessidade se tornar cada vez maior, teve sua aplicação aceitável. Hoje é um dos meios de automação mais utilizados na indústria.


Produção 
   A produção do ar comprimido se inicia pela captação do ar na atmosfera a partir de um compressor.
 Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de um certo volume de ar, admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão, exigida na execução dos trabalhos realizados pelo ar comprimido. Existem diversos tipos de compressores, cada um com uma característica diferente:



[pic 2]

http://www.solucoesindustriais.com.br/images/produtos/imagens_845/p_compressor-de-ar-10-pes-19.jpg

Compressor de êmbolo

    Este compressor consiste num mecanismo biela-manivela acionado por um motor elétrico ou de combustão, nesse compressor, o pistão aspira o ar através da válvula de aspiração e o comprime no curso de compressão até atingir a pressão desejada quando abre a válvula de pressão. São econômicos na faixa de pressão de 8 a 10 bar.

[pic 3]

https://pt.slideshare.net/michelsaraiva/apostila-pneumtica-senai

Compressor de Membrana:

    Possui uma membrana ao invés de um pistão. A ideia é isolar o ar a ser comprimido das peças do compressor evitando resíduos de óleo. É muito utilizado nas indústrias alimentícia e farmacêutica, por exemplo.

[pic 4]

https://pt.slideshare.net/michelsaraiva/apostila-pneumtica-senai

Compressor de Palhetas

    Em um compartimento cilíndrico, com aberturas de entrada e saída, gira um rotor alojado excentricamente. O rotor tem, nos rasgos, palhetas que em conjunto com as paredes, formam pequenos compartimentos (células). Quando em rotação, as palhetas serão, pela força centrífuga, apertadas contra a parede. Devido a excentricidade de localização do rotor, há uma diminuição e aumento das células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (479.7 Kb)   docx (863.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com