TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com relação aos modelos de simulação usados na engenharia de produção, considere as afirmativas a seguir:

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.156 Palavras (37 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA

“CONSELHEIRO ALGACYR MUNHÓZ MAÉDER”

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROPOSTA DE UM PROJETO DE PROCESSO COM ENFOQUE EM PADRONIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO

                                                        

                                                        

                                                        FERNADO SALEM DE OLIVEIRA                                        

Presidente Prudente-SP

2016

[pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA

“CONSELHEIRO ALGACYR MUNHÓZ MAÉDER”

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROPOSTA DE UM PROJETO DE PROCESSO COM ENFOQUE EM PADRONIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO

                                                        

                                                        

                                                        FERNADO SALEM DE OLIVEIRA

        Pré-projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Engenharia de Produção, da Universidade do Oeste Paulista, como requisito parcial para sua conclusão.

Orientador: Prof. Andreia de Menezes Olivio.

        

Presidente Prudente-SP

2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo propor um projeto de processo visando à padronização de operações e a otimização da produção em uma empresa do segmento de alimentos, mais especificamente de paçoca, de uma empresa de pequeno porte, no interior do estado de São Paulo. A metodologia adotada é de abordagem quanti-qualitativa, tendo como procedimento metodológico o estudo de caso. A coleta de dados conta com insturmentos como a observação e, principalmente, a cronoanálise, método proveniente dos estudos de tempos e métodos. No que se refere à análise de resultados, os dados obtidos na cronoanálise serão manipulados matematicamente para a obtenção do tempo padrão. Posteriormente serão relacionados graficamente com o intúito de facilitar sua análise. O resultado esperado, de acordo com a problematização geral deste estudo, refere-se a buscar uma respota para a seguinte questão: quanto uma definição detalhada de todas as etapas do processo produtivo pode ajudar em um melhor controle e aprimoramento das capacidades produtivas de uma empresa do ramo alimentício?        

Palavras-chave: Projeto. Processo. Padronização. Tempos e métodos. Melhorias.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 A empresa investigada        

2 JUSTIFICATIVA        

3 OBJETIVOS        

3.1 Objetivo geral        

3.2 Objetivos específicos        

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

4.1 Projeto de Processo de Produção        

4.2 Indústria alimentícia        

4.2.1 Amendoim e derivados        

4.3 Padronização        

4.4 Tempos e métodos        

4.5 Balanceamento de operações        

4.6 Melhorias de processo        

5 METODOLOGIA        

5.1 Passos metodológicos        

6 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        

1. INTRODUÇÃO

Com o crescimento da economia e a elevação da competitividade das empresas, a necessidade de reorganização dos fatores produtivos e os modos de gestão empresarial tornam-se ainda mais necessárias para garantir a sobrevivência e a competitividade das empresas, em especial as de pequeno porte. Isso faz com que as empresas precisem adotar novas formas de trabalho em sua produção, com inovações para atender a demanda e a exigência de consumidores. Para sobreviver à concorrência do mercado, as organizações precisam contar com um gerenciamento adequado de seus recursos, dados e procedimentos, e aumentar sua capacidade de resposta às demandas de produto. Para isso, serão indispensáveis formas de adquirir agilidade e flexibilidade dentro da organização, para que se tenha um bom monitoramento do ambiente operacional (ALVARENGA, 2005).

Levando em consideração tais fatores apresentados, o presente trabalho tem como tema a Engenharia de Operações e Processos de Produção, considerada como um sistema que cria e entrega os produtos, bens ou serviços de uma empresa. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, 2008), esta grande área pode ser subdividida em seis outras, sendo elas Gestão do Sistema de Produção e Operação; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Gestão da Manutenção; Projeto de Fábrica e Instalações Industriais; Processos Produtivos Discretos e Contínuos e Engenharia de Métodos. Assim, a presente pesquisa explorará um pouco de cada subárea prescrita anteriormente, porém o objetivo principal é elaborar um projeto referente ao processo produtivo de uma empresa, definindo padrões e buscando um melhor aproveitamento de sua capacidade atual. Isto, dentro de um cenário em que não se tem nenhum embasamento técnico ou teórico sobre a definição de um processo produtivo, nem a ciência da importância desta definição para o bom andamento das atividades e para o desenvolvimento da empresa em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.9 Kb)   pdf (542.7 Kb)   docx (283.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com