TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Orientada A Objetos

Ensaios: Programação Orientada A Objetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Programação Orientada a Objetos

Profª. Sandra de Albuquerque Siebra

Lista de Exercícios

1)Faça o que se pede:

 Defina em Java uma classe Autor (código, nome). Crie um construtor completo e os métodos básicos para essa classe.

 Defina uma classe Livro (código, titulo, autor, preço). Crie o construtor completo e os métodos básicos para essa classe, além de um método para aumentar ou diminuir o valor do preço do livro em uma porcentagem X (vinda como parâmetro). Ex: aumentar o livro em 5% ou dar um desconto ao livro de 10%. Nesta classe faça uma sobrecarga de construtores.

 Defina uma classe Livraria (nome e uma coleção de livros). Crie o construtor completo e os métodos básicos para essa classe. Além desses, crie métodos para estocar novos livros (adicionar na coleção), vender livro (remover da coleção), consultar livro por título, consultar livro por código e para listar os livros que a livraria possui. Lembre de criar a classe ArrayLivros em separado, conforme estudado em sala.

 Defina uma classe SistemaLivraria. Essa classe será a classe executora de todos os métodos definidos acima. Para tanto, dentro desta classe, instancie uma livraria e faça com que ela tenha disponível para vendas 4 livros (pode criar os livros com qualquer valor para os parâmetro ou usar leitura de dados). Imprima os livros, mude o titulo de um deles, aumente o valor de outro em 10% e dê um desconto a outro de 5% e, finalmente, venda um livro. Torne a imprimir os livros que a livraria possui para verificar o resultado.

2)Considere a frase: “O desafio hoje é construir software rápido, barato e flexível”. Como a Orientação a Objetos ajuda a vencer o desafio mencionado na frase acima? Explique.

3)Quais os tipos de abstração? Cite exemplos das mesmas, diferentes dos apresentados em sala de aula.

4) Faça o que se pede:

1. Crie uma classe Professor que possua nome, título e salário. Crie um construtor completo e os métodos básicos apropriados.

2.Crie uma classe Aluno que possua matrícula e nome. Crie um construtor completo e os métodos básicos apropriados.

3. Crie uma classe Disciplina que possua código, nome, professor e uma coleção de alunos. Crie o construtor apropriado e os métodos básicos. Além de um método matricularAlunos, cancelarMatriculaAluno e listar alunos da disciplina.

4. Crie uma classe SistemaEscola, onde está o método principal para instanciar as classes e chamar os métodos.

“Não deixe pra amanhã, o que pode fazer hoje” 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com