TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação de CLP para Controle e Automação de uma estação MPS

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

[pic 1]

Relatório Geral

(Programação de CLP para Controle e Automação de uma estação MPS)

Bruno Sanches (14203704)

Vinicius Orlandi (15200812)

Florianópolis, 19 de outubro de 2016.

Sumário

Introdução

        O trabalho de programação de CLP para controle e automação tem como objetivo principal a implementação de controle e automação em uma estação de manufatura do Sistema Modular de Produção (MPS). Através de aulas teóricas obtivemos todo o embasamento teórico necessário para o desenvolvimento do projeto final. Por meio de aulas expositivas conseguimos colocar o que foi visto em sala de aula na pratica e, de fato, programar e automatizar a o sistema da bancada “Separating” do MPS. Sendo assim, o objetivo foi concluído e o resultado final pode ser conferido através da própria bancada em funcionamento, além deste relatório.

        No decorrer das aulas teóricas, aprendemos muito sobre a história, do princípio até a atualidade, da automação industrial e foram apresentados também diversos conceitos indispensáveis para o nosso aprendizado como os de computadores industriais, sensores e atuadores, por exemplo. Fazendo uma abordagem mais específica do assunto, acerca dos sensores, a partir de sua definição, aprendemos suas diversas classificações e seus princípios de funcionamento, além de entender qual sensor mais apropriado usar em determinada situação. Logo em seguida o termo atuador foi introduzido e novamente foram explicitados os tipos, funções e princípios de funcionamento. Por fim, aprendemos algumas linguagens de programação muito comuns nos ambientes industriais, como LADDER e Graficet. Dessa forma, concluímos que as aulas teóricas foram de extrema importância para a consolidação de definições imprescindíveis tanto para a realização do trabalho quanto para o nosso conhecimento.

        Por sua vez, nas aulas práticas, podemos ter contato com os controladores lógicos programáveis (CLPs) e com as bancadas do MPS. Por meio de pequenas tarefas de especificação e programação dos CLPs conseguimos nos habituar com a nova linguagem (LADDER), além do software utilizado para programar os controladores. Aprendemos também, nas aulas de laboratório, sobre a composição e programação dos controladores lógicos programáveis presente no laboratório, desde operações cíclicas até rotinas de inicialização e reinicialização da Interface Humano Máquina (IHM). Sendo assim, a parte prática da disciplina nos mostrou o quão útil é colocar o que se aprende em ação, pois a partir disso conseguimos realizar o trabalho sem muitos problemas.

        Podemos inferir que a combinação das aulas teóricas e aulas práticas foram de suma importância para a realização do trabalho. Os conceitos e definições dadas em sala de aula foram assimilados e bem aplicados nos exercícios nos laboratórios. Assim sendo, o trabalho foi realizado com sucesso visto que estávamos devidamente capacitados.

Arquitetura de Controle e Automação da estação MPS

        A arquitetura da estação “Separating” do MPS contém uma série de componentes. Segue uma breve lista com esses componentes e suas funções.

 Trilhos: Os trilhos servem como base física para a instalação de todos os demais componentes da bancada.

Disjuntor:O componente recebe energia da rede elétrica e a direciona para a fonte. Desliga automaticamente, interrompendo o circuito elétrico, quando a corrente excede o valor máximo.

Fonte:Dispositivo que recebe uma corrente alternada vindo do disjuntor e a transforma em uma corrente continua de 24V que é enviada ao CLP e para o driver de corrente.

Drivers de Corrente:Recebe um sinal elétrico vindo do CLP enviando a corrente recebida pela fonte aos motores do sistema.

Borneira elétrica:Recebe os cabos do CLP/extensão e os direcionam para o terminal I/O.

 CLP e extensão: Recebe energia da fonte, instruções do PC e IHM além de receber e enviar informações ao Terminal I/O para executar o controle do sistema.

 Terminal I/O: Recebe os sinais dos sensores e os envia para o CLP e também recebe sinais do mesmo e os envia para os atuadores.

Válvula pneumática:Recebe um sinal elétrico vindo do terminal I/O, enviando a pressão desejada, a fim de mover os elementos pneumáticos do sistema.

 Interface Humano Máquina (IHM): Interface composta de botões (iniciar, reset e stop) e chave (automático/manual). Seu objetivo é disponibilizar a comunicação entre o usuário e a máquina.

        A bancada “Separating” também apresenta uma serie de sensores e atuadores. Segue uma lista desses elementos e uma breve descrição.

Sensores:

Sensores de chegada (PART_AV): 
Código: SOEGLQ30PAS2L
Tipo: ótico.
Sinal de saída: digital.
Objetivo: detectar a chegada da peça na esteira principal.

Sensores de presença (B2):
Código: SOEGLQ30PAS2L
Tipo: ótico.
Sinal de saída: digital.
Objetivo: detectar a presença da peça na posição desejada para a sua verificação pelo sensor de profundidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (353 Kb)   docx (435.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com