TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Como Montar U,a Empresa

Trabalho Escolar: Prointer Como Montar U,a Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  4.031 Palavras (17 Páginas)  •  2.036 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FLAVIO RICARDO ORTIZ – RA 7365516874

JOSÉ CARLOS FERREIRA – RA 7327555941

ALEXANDRE PRADO – RA 7138513864

ATPS EMPREENDEDORISMO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP 2013

Flavio Ricardo Ortiz – RA 7365516874

José Carlos Ferreira – RA 7327555941

Alexandre Prado – RA 7138513864

Professor tutor presencial: Carvalho Santos

Professor tutor à distância: Emerson Gaioso

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Marketing e Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação do Prof. Tutor EAD Emerson Gaioso.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP 2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Definição de Empreendedorismo 6

Etapas essenciais para se criar um novo negócio 7

Conceito de Plano de Negócios 10

Execução do Plano de Negócio 15

Considerações Finais 16

Referências Bibliográficas 17

INTRODUÇÃO

Quase sempre é um enorme desafio a formação de um negócio próprio, principalmente no tocante ao tipo de empresa que irá se estabelecer. Com os recursos em mãos, o dilema é: que tipo de empreendimento implantar? Neste ponto podemos ter diversas variáveis quanto ao que fazer.

A experiência profissional do empreendedor, os seus hobbies, a constatação que o mercado tem necessidade do produto, etc. Enfim são inúmeros os fatores que podem levar o futuro empresário a ter dúvidas, mas o mais importante é que o projeto seja realista.

Diante disto algumas considerações devem ser levadas em conta para que os riscos sejam minimizados e consequentemente as chances de sucesso aumentadas. Neste contexto estabelecer o foco da empresa é de suma importância.

- Quem serão meus clientes?

- Aonde vou me localizar?

- Para quem vou vender?

- Vou trabalhar no comércio, serviços ou ambos?

- Vou desenvolver um produto novo na indústria?

Porque, a pessoa vai gastar além dos recursos financeiros, a energia pessoal dela e a das pessoas que trabalharão na empresa para que o negócio seja bem sucedido, principalmente nos dois primeiros anos.

Segundo Dornelas (2001, p.42), os empreendedores passam ainda por um processo seguido de algumas fases:

1 – identificar e avaliar oportunidades;

2 – desenvolver o plano de negócio;

3 – determinar e captar os recursos necessários;

4 – gerenciar a empresa criada.

Sem necessariamente seguir esta ordem, de 1 a 4.

Importante ter recursos próprios para iniciar, para que ao fim do mês tenha como satisfazer as despesas fixas, como água, luz, telefone, além de recursos para investir em marketing, desenvolvimento do produto, comprar equipamentos.

Saber em quanto tempo terá o retorno do investimento, como se posicionar no mercado, trabalhar a questão de vendas, avaliar como será feita a divulgação do produto, além de toda uma gestão financeira, contábil, de estoque.

A partir dos anos 90, houve um crescimento acelerado no empreendedorismo nacional brasileiro, com o surgimento de uma grande quantidade de pequenas empresas, mas o índice de mortalidade destas empresas continua alto. Estes índices nas micro e pequenas empresas brasileiras variam em torno de 70%, nos primeiros cinco anos de existência. Nos dois primeiros anos, a média baixa para 25%, de acordo com Pesquisa Vox Populi, divulgada em 2007 pelo SEBRAE Nacional.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Atualmente, cada vez mais as empresas estão sujeitas à competição global, fazendo do planejamento estratégico uma ferramenta essencial para manter a competitividade. Entretanto, há um segmento em especial no qual esta ferramenta ainda é pouco usada: o das pequenas empresas (Coelho & Souza, 1999).

Portanto, analisar bem o plano de negócio é o caminho certo para conseguir no mínimo ter um bom percentual de sucesso no início do negócio, garantindo assim a longevidade do empreendimento.

“plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.” Rosa (2007, pág. 09).

Diante destas considerações, definidas as bases estratégicas e com ideias e sugestões formadas, o grupo irá formar uma empresa especializada no atendimento a animais de estimação. (Pet Shop).

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

DOG&CAT será o nome fantasia da empresa, mesma designação da sua razão social. Atuará na comercialização de produtos para bichinhos de estimação, assim como oferecerá serviços especializados na área da saúde animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com