TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Para Montar Uma Empresa

Exames: Planejamento Para Montar Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA 4

3 MISSÃO DA EMPRESA 5

3.1 Código de Ética 6

4 VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA 6

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 6

6 O PLANO DE MARKETING 7

7 INVESTIMENTO INICIAL 8

8 CAPITAÇÃO DE RECURSOS 8

9 CONCLUSÃO 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata do processo de criação e administração de uma empresa de pequeno porte direcionada para o ramo comercial de prestação de serviços em lavanderia.

A prestação de serviços tornou se uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial e está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica, social e no entretenimento das pessoas. Desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e se tornando peça fundamental no processo de crescimento global.

Visto que a atividade de lavar roupas não é das mais agradáveis, demanda muito tempo, as famílias de hoje, devido as novas rotinas e às vezes a carga excessiva de trabalho, já não dispõem tempo para o lazer, a quase extinção da profissão de lavadeira, um maior número de homens que moram sozinhos, além de a falta de espaço nas moradias tipo apartamento fazendo que as lavanderias residenciais ficassem cada vez menores, por estes motivos a procura por este tipo de serviço tem aumentado consideravelmente, e que já é um hábito norte-americano de lavar e passar em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum no Brasil.

Este tipo de serviço, além de prático, representa uma economia no orçamento doméstico, redução do consumo e desperdício de água e de energia elétrica.

2 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

Para se montar uma lavanderia de pequeno porte voltada apenas para o segmento residencial, a área mínima necessária é de aproximadamente 100m2, distribuída da seguinte maneira:

 Recepção e identificação das roupas com o respectivo dono;

 Separação/ classificação das roupas por tipo; retirada de manchas;

 Área de lavagem com espaço suficiente para instalação das máquinas de lavar e secar;

 Área de passar;

 Separação dobra e acondicionamento final;

 Depósito de Material de Limpeza. Este deve ser diferenciado, separado e fechado para armazenagem de produtos químicos e que tenham registro ANVISA;

 Armazenamento e Expedição;

 Escritório;

 Banheiros.

O layout interno é um fator muito importante já que dispor os equipamentos na loja de maneira a facilitar o manuseio das roupas, a movimentação dos funcionários e o fluxo geral do trabalho, torna o trabalho mais eficiente.

Toda a alvenaria interna, piso e teto devem ser mantidos em bom estado de conservação, paredes revestidas com material que permita a lavagem e higienização, arejado, bem iluminado e livre de insetos e/ou infiltrações. O ideal é que imóvel disponha de local para estacionamento para clientes e carga e descarga.

A localização da lavanderia é outro fator que merece atenção. Lavanderias residenciais geralmente se localizam em bairros com maior concentração escritórios, bancos e de moradias ou próximos a estes, onde se predominam os consumidores das classes A e B e, especialmente, locais com alta concentração de pessoas que moram sozinhas.

3 MISSÃO DA EMPRESA

Atuar de forma competitiva no mercado de Lavanderia, promovendo a satisfação do cliente através da lavagem de roupas com excelência em qualidade e preço justo.

3.1 Código de Ética

A Lavanderia Arco Íris, acima de tudo preza pelos valores nas relações comerciais e do trabalho, procurando no dia a dia atender e surpreender os seus clientes; otimizando sempre os seus processos e serviços; e valorizando os seus colaboradores.

4 VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA

Alcançar posição de destaque na área de prestação de serviços de lavanderia, consolidando-se no mercado da região como referência neste seguimento através de um sólido e eficiente modelo de gestão, sendo uma organização lucrativa e socialmente responsável.

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Deve-se montar uma equipe motivada e bem treinada que é primordial para o bom desempenho do negócio. A estrutura administrativa e financeira contará com uma equipe enxuta, na qual constituirá de uma secretária administrativa e uma auxiliar administrativo. A rotina contábil no que tange a recolhimento de impostos, folha de pagamento será terceirizada ficando por conta de um escritório contábil especializado. A parte financeira deverá ser comandada por um pelo próprio dono o qual é o diretor/presidente.

Além da equipe administrativa deve haver um coordenador da produção, e de todo o processo operacional será composto de:

 02 Recepcionista que será responsável pelo atendimento ao cliente, recepção das roupas/análise da integridade das roupas e emissão de check-list (Nota contendo quantidade de peças, preço, data de entrega etc.) e devolução das roupas.

 05 Auxiliares de produção que serão responsáveis pelo processo produtivo desde a pré-lavagem (separação das roupas, grau de sujeira, retirada de manchas); tingimentos; lavagem (que envolve processo de remoção de manchas, sujeiras, odores, separadas conforme as orientações contidas na etiqueta) e pós-lavagem no qual envolve a secagem, passagem e empacotamento.

Cabe a direção dirigir e controlar a empresa de tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com