TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projecto Final para obtenção do grau de Licenciatura em Engenharia Electromecânica

Por:   •  3/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Projecto Final para obtenção do grau de

Licenciatura em Engenharia Electromecânica

ANTE-PROJECTO

TEMA: ENSAIO DE TRANSFORMADORES

Título do trabalho: Ensaio em curto circuito e em Vazio

Nome do Estudante

Arcílio Bassanza Ferreira

Contacto: 915362999/942272325

Trabalho Orientado por:

Eng.º Nchamba Alberto

Benguela

Janeiro, 2018


1 – INTRODUÇÃO

        Transformador é um equipamento estático com dois ou mais enrolamentos, que por meio de indução eletromagnética, de um ou mais circuitos primários para outro e outros circuitos secundários e terciários alterando o valor da tensão e corrente em um determinado circuito de corrente alternada; ou modificando a impedância do circuito eléctrico de forma a manter a mesma frequência.

        A finalidade principal de um transformador é de conversão de potência elétrica CA de um nível de tensão para outro conversando com o valor de frequência.

        Mas o transformador também pode ser utilizado para outros fins como alimentar um sistema de controle ou de proteção. Neste trabalho estamos apenas focalizados em transformador de potência, mais pelo fato da facilidade o transporte da energia gerada distante dos centros consumidores.

        A transmissão de potência em baixas tensões e altas tensões, com redução acentuada nas perdas globais na conversão de tensão e transmissão a longa distância.

        Vê-se o quanto é importante o princípio de funcionamento dos transformadores, através da análise de seu desempenho sob diversas condições de operação com o objetivo do poder de utiliza-lo de forma mais eficientes.

        A vida útil do transformador esta diretamente ligado ao carregamento que sofre ao longo do seu período de operação. As temperaturas limites previstas em normas de suporte a carga superior a nominal desde que não ultrapassem a temperatura da mesma.

2 – IMPORTÂNCIA

        Ao fazemos os respectivos ensaios no transformador deve-se ter os dois tipos de ensaios importantes que são as seguintes:

  • Ensaio em vazio;
  • Ensaio de curto circuito;
  • Uso dos aparelhos de medição;

        Ensaio em vazio temos: Tensão nominal, Corrente de excitação e Perdas no núcleo (histerese e corrente parasita).

Ensaio de curto circuito temos: Aproximadamente 5% da tensão nominal, Corrente nominal e Perdas nos enrolamentos (perdas no cobre).

O uso dos aparelhos de medição temos: Voltímetro, Amperímetro e Wattímetro.

3 – JUSTIFICAÇÃO

        A definição exata para ensaio de transformador é fundamental para a continuidade das pesquisas na área em questão, de forma a resolver os problemas de futuro equipamento. Ajudar na identificação de factores críticos do transformador a ser ensaiado numa perspectiva pratica, que venha contribuir para a consolidação de ensaio do transformador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (285 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com