TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

PLANTA DE GERAÇÃO DE ENERGIA

Atividades Práticas Supervisionadas,

referente à Energia Eólica do curso de

Sumário

1. O QUE É ENERGIA EÓLICA ................................................................................................................6 2. COMO FUNCIONA A ENERGIA EÓLICA .............................................................................................6 3. IMPACTOS E PROBLEMAS DA ENERGIA EÓLICA...............................................................................7 4. OBJETIVOS........................................................................................................................................8 5. LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES ......................................................................................................8 6. VANTAGENS .....................................................................................................................................8 7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS...............................................................................................9 8. COMO FUNCIONA UM CARREGADOR DE CELULAR POR ENERGIA SOLAR ....................................10 9. CÁLCULOS.......................................................................................................................................10 10. MODO CONSTRUTIVO................................................................................................................12 11. MONTAGEM DO SISTEMA PARA CARREGAMENTO DE CELULAR ..............................................13 12. MATERIAIS UTILIZADOS..............................................................................................................13 13. CUSTO DO PROJETO...................................................................................................................14 14. CONCLUSÃO...............................................................................................................................15 15. REFERENCIAS..............................................................................................................................16

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Projeto gerador de carregamento de celular.............................................10 Figura 2 - Placa Fenolite Perfurada 10x15 cm ( Tipo Ilha) ........................................12 Figura 3 - Colocação de Led's...................................................................................13

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Custo do Projeto.......................................................................................14

6

1. O QUE É ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é a energia obtida do vento. Como? A energia cinética do fluxo de ar é convertida em energia elétrica pelo gerador eólico. A finalização do processo de extração deve-se principalmente ao rotor (conversão da energia cinética em energia mecânica) e ao gerador (conversão da energia mecânica em energia elétrica). Estamos falando de energia renovável, eficiente, madura e segura, essencial para a transição energética e a descarbonizarão econômica.

2. COMO FUNCIONA A ENERGIA EÓLICA

Para utilizar a energia cinética do vento e convertê-la em energia elétrica, como já mencionamos, é necessário o uso de turbinas eólicas. A melhor forma de usar esses gigantes (geralmente de 80 a 120 metros de altura) depende da força do vento. Por esta razão, os parques eólicos devem estar concentrados em locais onde existe maioritariamente o vento, estes parques eólicos reúnem um grande número de aero gerador, sendo possível obter uma grande quantidade desta energia.

A turbina eólica deve estar voltada para a direção do vento (graças às pás nas gôndolas). A partir daí, a força do fluxo de ar colocarão as três partes principais da turbina eólica em operação:

Rotor: Composto por três pás e um cubo que as conecta, tem como função captar a força do vento e convertê-la em energia mecânica giratória.

Caixa de multiplicadora: conectada ao motor por meio de um eixo, tem como função aumentar a velocidade de 30 rotações por minuto (rpm) para 1500 rpm.

Gerador: Este elemento é responsável por converter a energia mecânica rotativa em energia elétrica.

Todas as turbinas eólicas em um parque eólico são conectadas entre si por cabos subterrâneos, que transportam energia elétrica para a subestação. Desde

7

então, tem sido transportado para residências, fábricas ou escolas por meio das redes de distribuição de diferentes empresas de energia.

3. IMPACTOS E PROBLEMAS DA ENERGIA EÓLICA

Apesar de ser considerada energia limpa, esta energia requer uma estrutura de geração de energia, o que pode causar problemas para as comunidades locais. Segundo dados de 2017 do Global Wind Energy Council, o Brasil ocupa a oitava posição no mundo entre os países com maior potencial eólico. Os últimos dados da Associação Brasileira de Energia Eólica mostram que o Brasil tem capacidade instalada de 15 GW e 601 usinas instaladas. A estimativa é que as emissões anuais de dióxido de carbono sejam reduzidas em 28 milhões de toneladas, das quais as emissões de dióxido de carbono são próximas relacionadas às emissões de dióxido de carbono. Faz com que a temperatura global suba. Por utilizar o vento como fonte de energia, essa produção de energia é geralmente considerada limpa e não há problemas de sustentabilidade. No entanto, se for promovido sem cumprir determinados requisitos, terá um impacto nos campos ambiental e social, mas nem sempre é tão óbvio. Isso é discutido no Laboratório de Geoprocessamento e Mapeamento Social (LABOCART) no âmbito do curso de pós graduação em geografia da Universidade Federal da Serra.

Por meio de pesquisas, o impacto da implantação de parques eólicos no Brasil na sociedade e no meio ambiente é finalmente concluído Os pesquisadores estimam que as instalações de energia eólica causem danos diretos ao meio ambiente das instalações (geralmente áreas costeiras). O impacto nas comunidades locais e a composição do meio ambiente global da comunidade.

Nas zonas costeiras, onde o vento é mais forte, os aerogeradores são habitualmente instalados na zona das dunas, o que acaba por afectar a sua forma, topografia e relevo, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com