TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR II PROJETO ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Por:   •  15/6/2016  •  Abstract  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  1.971 Visualizações

Página 1 de 4

                                             [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO IACS - TAQUARA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

PROJETO

DAIANA LUDWIG PADILHA - 413952

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sonia Evangelista da Silva

Taquara

2016

Identificação:

Nome: Josiane de Melo Adão

RA: 423271

Semestre: 7º                           Curso: Pedagogia            Polo: Taquara/RS

        Tema:        

  A importância da utilização de brincadeiras e de jogos na educação infantil.  Temos como objetivo analisar o uso do lúdico como recurso pedagógico de maneira que possa contribuir para o desenvolvimento das crianças; já que levando esse recurso para o aspecto social, é de grande importância afirmar que esse recurso favorece aspectos que a criança precisará ao longo de sua vida, como: aprender a resolver problemas, interagir socialmente, respeitar regras e desenvolver sua autoconfiança.[pic 2]

Introdução

A escola assume um papel importante no processo de educação, desde a educação infantil, portanto neste estudo serve para conhecer, e perceber a importância do brincar na infância, e se utilizar de jogos e brincadeiras como uma proposta de ensino, onde o professor estará relacionando a aprendizagem a algo prazeroso e com objetivos pedagógicos, contribuindo assim para o desenvolvimento da criança.

Vários aspectos serão abordados nessa pesquisa como, a história dos jogos na infância, a importâncias de trabalhar pedagogicamente, o brincar no cotidiano das crianças na sala de aula e as propostas de atividades com jogos e brincadeiras para a educação infantil.

Justificativa:

A proposta deste estudo é conhecer, e perceber a importância do brincar, do brinquedo e do jogo no tempo da infância, como fonte de prazer, linguagem, possibilidade de desenvolvimento e facilitador de aprendizagem na formação de valores e expressão de hábitos culturais e da imaginação infantil, pois percebemos que é necessário refletir sobre a teoria e a prática acerca do brincar na infância, não só nos momentos das recreações ou para preencher aquele tempinho que sobra, mas se utilizar de jogos e brincadeiras como uma proposta de ensino, onde o professor estará relacionando a aprendizagem a algo prazeroso e com objetivos pedagógicos, contribuindo assim para o desenvolvimento da criança. O brincar faz parte do cotidiano das crianças e a escola precisa investir nessa possibilidade de aprendizado.

Problema:

 Atualmente percebemos que em muitas instituições de ensino de nossa região o lúdico, jogos e o brincar, não são explorados tão ricamente quanto poderiam ser; percebemos que muitos professores ficam “viciados” em métodos tidos como “tradicionais” de ensino, para passarem o conteúdo programado no plano de estudos da sua instituição e acabam por esquecer toda a riqueza de estímulos e conhecimentos que atividades lúdicas, brincadeiras e jogos que acrescentam no desenvolvimento da criança. Esquecem que estes recursos são muito importantes para aspectos sociais, que favorecem aspectos que a criança precisará ao longo de sua vida, como: aprender a resolver problemas, interagir socialmente, respeitar regras e desenvolver sua autoconfiança.

Objetivos:

O objetivo maior da educação infantil e da pedagogia é a transmissão de conhecimentos, através do desenvolvimento e estimulo contínuo, que despertem no aluno a necessidade e a vontade de compreender e desenvolver-se, é poder apropriar-se de informações, questionar, pensar, refletir e dirigir suas atividades do grupo mudando a forma de pensar de toda a comunidade, quer sejam nos objetivos a serem alcançados.

Objetivo geral:

Mostrar à escola e à família a necessidade de repensar a forma com o ensino infantil é praticado, para assim buscar novas metodologias que melhor contemplem o que as crianças na primeira infância precisam para um desenvolvimento amplo e sadio.

Objetivos Específicos:

Realizar projetos na escola visando minimizar as dificuldades das crianças, detectando as dificuldades encontradas e a devida importância merecida. Mostrar para os educadores desta faixa etária o quão importante o lúdico e o brincar são, o quanto isto pode ajuda-los no desenvolvimento de seus alunos e o quanto as crianças gostam e se adaptam a estas atividades.

Metodologia:

Visto que no Brasil a escola de educação infantil é vista como uma cuidadora de crianças, não sendo vista como um local de formação, o que muitas vezes impede os educadores de desenvolver atividades diversificadas, pois a família não ajuda.

 A escola que certamente deveria formar crianças totalmente desenvolvidas, estimuladas, capazes de analisar a realidade para poder transformá-la e preservar as conquistas da sociedade. O mais curioso segundo NADJA A. BOSSA é que os educadores se sentem oprimidos pelo sistema acabam reproduzindo essa opressão na sua relação com os alunos.

Atividades na prática: Roda de conversa, Criação de uma sala de jogos, usar a LUDOTECA da escola, selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças (bilboquê, peteca, vai e vem, bola de meia etc..), coletar algumas sucatas para confecção de brinquedos, fazer uso de jogos e materiais concretos que a escola possui.

Cronograma:

Atividades

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

1.Observar orientações

[pic 3][pic 4]

2.Pesquisa bibliográfica

[pic 5]

[pic 6]

3.Pesquisa documental

[pic 7]

4.Pesquisa de campo

[pic 8]

5.Analise do material coletado

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

6.Redação do artigo

7.Finalização do artigo

[pic 12]

[pic 13]

8.Postagem do artigo

[pic 14]

Bibliografia:

ALMEIDA, M.T.P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. V.1: Introdução. Ministério da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001. Acesso em 23/04/16.

FERREIRA NETO, Carlos Alberto. Motricidade e jogo na infância. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. Acesso em  23/04/16.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. Ed. São Paulo: Scipione, 2002. Acesso em 25/04/16

FRONCKOWIAK, Â.; RICHTER, S. A dimensão poética da aprendizagem na infância. Reflexão e ação, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 91-104, jan./ jun. 2005. Acesso em 25/03/16.’’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com