TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.360 Palavras (18 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 18

UNIDADE DE ENSINO: FACNET - TAGUATINGA.

PROJETO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) RELATÓRIO FINAL

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA


Acadêmicos:

Tutor (a) presencial: Fabricio Rodrigues Patareli

Tutor (a) a distância: Edneli Natália Ferreira da Costa

Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II )


Polo presencial: FACNET/ TAGUATINGA - DF


24 de Novembro de 2015 / Taguatinga – DF

PROINTER II:

Projeto experimental de um sistema de gestão ambiental

Projeto interdisciplinar aplicado ao curso superior de tecnologia em gestão pública, da FACNET como requisito para elaboração de um projeto experimental de sistema de gestão ambiental ( SGA ).

Orientador(a): Edneli Natália Ferreira da Costa, Fabricio Rodrigues Patareli

Taguatinga – DF

2015

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo no primeiro momento o levantamento de dados e pesquisa de campo para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental ( SGA ) na empresa Itautec S.A. A partir da pesquisa e do levantamento foi realizado a elaboração do projeto experimental fundamentado na pesquisa realizada, de forma a demonstrar a grande importância de um Sistema de Gestão Ambiental ao planejamento estratégico de uma organização.

Os principais resultados que foram alcançados através da implementação do Sistema de Gestão Ambiental na organização foi; a redução do consumo de energia elétrica e água através das medidas adotadas, assim como também a eliminação do desperdício no uso de papeis impressos e copos descartáveis através da conscientização dos colaboradores.

E por último a implementação de ações ambientais corretas quanto ao descarte dos materiais resultantes das operações da empresa, foi estabelecido parceria com uma empresa de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, materiais estes que se não dispensado um cuidado especial acarretam danos irreparáveis ao meio ambiente e as pessoas de forma geral.

Com a implementação do Sistema de Gestão Ambiental a empresa alcançou benefícios não apenas de ordem econômica, mas sobretudo a confiança de clientes e parceiros assim como da sociedade de forma geral.

Palavras chaves: Pesquisa. Implementação. Sistema Gestão Ambiental. Desperdício. Consumo. Organização.

Abstract

This study aimed at first the data collection and field research for the implementation of an Environmental Management System (EMS) in Itautec SA From the research and the survey was conducted to make a reasoned experimental design research performed in order to demonstrate the great importance of an environmental management system to the strategic planning of an organization.

The main results that have been achieved through the implementation of the Environmental Management System in the organization was; reducing electricity and water consumption through measures adopted, as well as the elimination of waste in the use of printed paper and disposable cups through the awareness of employees.

Finally the implementation of correct environmental actions for disposal of the resulting material operations of the company, was established partnership with an electronics waste recycling company, materials such that if not excused special care cause irreparable damage to the environment and people in general.

With the implementation of the Environmental Management System the company achieved benefits not only economic, but above all the confidence of customers and partners as well as society in general.

Key words: Research. Implementation. Environmental Management System. Waste. Consumption. Organization.

Sumário

1.        Introdução        

2.        Nome do Negócio        

3.        Produto e Serviço        

4. Política Ambiental        

5.        Principais e maiores Clientes de Produto / Serviço        

6.        Sondagem ambiental, identificando Ameaças e Oportunidades        

7.        Projeto SGA        

8.        Relatório parcial        

9.        Alvo do projeto        

10.        Contextualização        

11.        Diagnostico empresarial        

12.        Desenvolvimento e implementação SGA        

13.        Considerações finais        

Referências Bibliográficas        

  1. Introdução

O presente trabalho como descrito em seu roteiro foi desenvolvido em duas etapas da seguinte forma:

Etapa um, constituído de relatório parcial no qual foi realizado o levantamento de dados e pesquisa de campo para que fosse feito a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Etapa dois, relatório final no qual foi realizado a contextualização de todo conhecimento adquirido sobre o assunto pesquisado, definindo as políticas da organização considerando a política ambiental planejada no primeiro momento, apoiado no conhecimento adquirido ao longo das aulas.

A partir dos dados levantados na primeira etapa foi feito a contextualização do conhecimento sobre o assunto levantado, como informado no relatório parcial este relatório foi realizado na cidade de Brasília, Estado do Distrito Federal tendo por objetivo o levantamento de dados para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, o objetivo principal da pesquisa está relacionado ao descarte correto de peças e componentes eletroeletrônicos, resultantes das operações realizadas pela empresa assim como corte de desperdícios de recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (380.6 Kb)   docx (125.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com