TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Interdisciplinar

Aplicado aos Cursos

Superiores de  

Tecnologia

 

 

  Prointer_II 

 

 

 

 

 

MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL  

 

 

 

 

 

 

 

Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EAD  

 

 

 

 

 

Campo Grande

 

 

 

 

I. Apresentação 

 

 

Caro Acadêmico,

 

Uma matéria publicada pelo Instituto Ethos há dois anos (fev. 2013) mostra duas pesquisas internacionais que dão respostas diferentes quando se pergunta se a sustentabilidade é realmente importante para as empresas e se elas estão investindo nisso. Uma delas, feita pela consultoria britânica Verdantix, com 250 líderes de sustentabilidade em empresas globais de 13 países, aponta que a sustentabilidade é importante, mas não agora. A outra, levada a cabo pelo Massachusetts Technology Institute (MIT) e pelo Boston Consulting Group (BCG), com 2.300 executivos de grandes corporações, afirma que a sustentabilidade é cada vez mais importante.  

No primeiro caso, a Verdantix deixou os CEOs de fora do estudo de maneira proposital, para penetrar “na pele da corporação” e entender como de fato estão caminhando os negócios em relação à sustentabilidade. A pesquisa buscou informações a respeito da relevância do tema na estratégia do negócio, as motivações que levam a adotar (ou não) a sustentabilidade e o volume de investimentos.  

Entre os países abrangidos pela pesquisa, o Brasil foi o local onde as empresas apresentaram a maior despesa média em consultoria de sustentabilidade: R$ 6,1 milhões por empresa. Os setores com maiores despesas em iniciativas de sustentabilidade foram: mineração, papel e celulose; petróleo e gás; alimentação e bebidas; e distribuição de energia e água. As empresas brasileiras estimavam gastar, em 2013, US$ 12,6 bilhões com consultorias; 90% desta quantia seria despendida com consultorias técnicas e 10% com consultorias em gestão.  

 

Entre os países pesquisados, o Brasil apresentou a segunda maior despesa em consultorias de gestão, atrás apenas dos Estados Unidos.

 

II. Introdução 

 

 

O conceito de desenvolvimento sustentável desempenha um papel extremamente importante nos negócios do século XXI. Atingir objetivos relativos a essas demandas requer mudança radical em muitas práticas da indústria, e diferentes abordagens são necessárias para avaliar os esforços em sua direção (KRAJNC; GLAVIC, 2005; STEAD; STEAD, 2000).  

De algumas décadas para cá, em função da democratização, globalização e do fácil acesso a informações, pessoas, governos, empresas e demais instituições estão cada vez mais integrados. Tal fenômeno está colocando em nova perspectiva o papel de cada um desses agentes na sociedade. O desempenho ambiental da indústria tornou-se um assunto de interesse público, e os consumidores podem usar seu poder de compra para forçar as empresas a cumprir integralmente suas responsabilidades sociais e ambientais (AZAPAGIC; PERDAN, 2000).  

Assim, pressionadas por diversas forças, as empresas começaram a migrar da visão focada exclusivamente na satisfação de interesses econômicos, notadamente no aumento dos dividendos dos acionistas, para uma visão mais abrangente, levando em consideração aspectos ambientais e sociais (ELKINGTON, 2012).  

Desta forma, no PROINTER II, você terá a oportunidade de sentir na prática a importância de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para uma organização.  

 

 

 

Sendo assim, mãos à obra!

 

III. Orientações 

 

Este trabalho será desenvolvido em duas etapas:

 

[pic 2]

 

O objetivo do Prointer II a ser desenvolvido nessa primeira etapa é:

 

[pic 3]

         

O projeto deve estar fundamentado em pesquisa de campo; em análise interna (pontos fortes e fracos); em análise externa (micro e macroambiente); no desenvolvimento de objetivos e estratégias que sustentem os planos táticooperacionais, de forma a demonstrar a grande importância de um Sistema de Gestão Ambiental ao Planejamento Estratégico de uma organização.  

 

 

IV. Das Atividades Previstas 

 

A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesta primeira etapa para a elaboração do Relatório Parcial: 

 

  1. Escolha uma organização (privada) em seu município para realizar o PROINTER_II.
  2. A organização pode ser de qualquer setor de atividade.
  3. Para facilitar o levantamento dos dados e a realização do projeto, aconselha-se que a organização seja seu local de trabalho ou de um amigo.
  4. Ao final, apresente o Relatório Parcial contendo:

 

  1. Capa, com o logo da Instituição, o título do trabalho e o Curso Superior de Tecnologia.
  2. Nome do acadêmico e respectivo RA.
  3. Nome dos tutores (presencial e a distância).
  4. Nome da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II). V. Polo presencial (nome do polo/cidade). VI. Conteúdo do Relatório Parcial.

 

Vale lembrar que: devem ser utilizados como material para consulta os conteúdos das aulas, livros e também pesquisas publicadas sobre o assunto, reforçando, assim, os conceitos aprendidos. 

 

V. Da Constituição de Grupo 

 

  • Conforme as Diretrizes CEAD – PROINTER – 2015/2. 
  • Conforme Regulamento Padrão – PROINTER – 2015/2.

 

 

VI. Conteúdo do Relatório Parcial 

 

A partir de pesquisas, você deverá:

 

 

  • Analisar e interpretar as informações coletadas.
  • Buscar embasamento teórico nas obras/livros indicados, entre outros.  
  • Pesquisar em fontes variadas o que dizem os estudiosos sobre o       assunto.
  • Utilizar mais de uma referência bibliográfica para gerar senso analítico e crítico, citando trechos de autores.  
  • Utilizar as normas NBR[1] para a confecção de seu trabalho.  

   

 

VII. Relatório Parcial 

 

O Estudo da Viabilidade

 

Para realizar adequadamente este projeto, é preciso primeiramente conhecer profundamente a organização envolvida; logo, pesquisas e análises deverão balizar o trabalho inicial. Após as pesquisas de campo, é necessário tabular os dados levantados, analisar os resultados e, posteriormente, planejar os objetivos e as estratégias que a organização deverá utilizar no sentido de implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (399.3 Kb)   docx (945.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com