TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Interdisciplinar

Aplicado aos Cursos

Superiores de  

Tecnologia

 

 

  Prointer_II 

 

 

 

 

 

MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL  

 

 

 

 

 

 

 

Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EAD  

 

 

 

 

 

Campo Grande

 

 

 

 

I. Apresentação 

 

 

Caro Acadêmico,

 

Uma matéria publicada pelo Instituto Ethos há dois anos (fev. 2013) mostra duas pesquisas internacionais que dão respostas diferentes quando se pergunta se a sustentabilidade é realmente importante para as empresas e se elas estão investindo nisso. Uma delas, feita pela consultoria britânica Verdantix, com 250 líderes de sustentabilidade em empresas globais de 13 países, aponta que a sustentabilidade é importante, mas não agora. A outra, levada a cabo pelo Massachusetts Technology Institute (MIT) e pelo Boston Consulting Group (BCG), com 2.300 executivos de grandes corporações, afirma que a sustentabilidade é cada vez mais importante.  

No primeiro caso, a Verdantix deixou os CEOs de fora do estudo de maneira proposital, para penetrar “na pele da corporação” e entender como de fato estão caminhando os negócios em relação à sustentabilidade. A pesquisa buscou informações a respeito da relevância do tema na estratégia do negócio, as motivações que levam a adotar (ou não) a sustentabilidade e o volume de investimentos.  

Entre os países abrangidos pela pesquisa, o Brasil foi o local onde as empresas apresentaram a maior despesa média em consultoria de sustentabilidade: R$ 6,1 milhões por empresa. Os setores com maiores despesas em iniciativas de sustentabilidade foram: mineração, papel e celulose; petróleo e gás; alimentação e bebidas; e distribuição de energia e água. As empresas brasileiras estimavam gastar, em 2013, US$ 12,6 bilhões com consultorias; 90% desta quantia seria despendida com consultorias técnicas e 10% com consultorias em gestão.  

 

Entre os países pesquisados, o Brasil apresentou a segunda maior despesa em consultorias de gestão, atrás apenas dos Estados Unidos.

 

II. Introdução 

 

 

O conceito de desenvolvimento sustentável desempenha um papel extremamente importante nos negócios do século XXI. Atingir objetivos relativos a essas demandas requer mudança radical em muitas práticas da indústria, e diferentes abordagens são necessárias para avaliar os esforços em sua direção (KRAJNC; GLAVIC, 2005; STEAD; STEAD, 2000).  

De algumas décadas para cá, em função da democratização, globalização e do fácil acesso a informações, pessoas, governos, empresas e demais instituições estão cada vez mais integrados. Tal fenômeno está colocando em nova perspectiva o papel de cada um desses agentes na sociedade. O desempenho ambiental da indústria tornou-se um assunto de interesse público, e os consumidores podem usar seu poder de compra para forçar as empresas a cumprir integralmente suas responsabilidades sociais e ambientais (AZAPAGIC; PERDAN, 2000).  

Assim, pressionadas por diversas forças, as empresas começaram a migrar da visão focada exclusivamente na satisfação de interesses econômicos, notadamente no aumento dos dividendos dos acionistas, para uma visão mais abrangente, levando em consideração aspectos ambientais e sociais (ELKINGTON, 2012).  

Desta forma, no PROINTER II, você terá a oportunidade de sentir na prática a importância de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para uma organização.  

 

 

 

Sendo assim, mãos à obra!

 

III. Orientações 

 

Este trabalho será desenvolvido em duas etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (399.3 Kb)   docx (945.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com