TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 11

Análise do Projeto

O projeto consiste no desenvolvimento de um veículo lançador de cargas. Este veículo deve ter como características:

Dimensões: 25 x 35 x 20 CM (como máximo permitido)

Capacidade de mobilidade via RF de um ponto A para um ponto B (figura 1).

Capacidade de apanhar e lançar (via RF, de um ponto B para um ponto C) latas de alumínio vazias (350 ml).

Figura 1: Trajeto pelo qual o carrinho deve percorrer.

A seguir serão abordados alguns itens sobre o projeto, como o sistema lançador, o tipo de propulsão terrestre e o tipo de carregador do projetil (lata de refrigerante vazia).

Tipos de lançadores

Lançador Oblíquo – Catapulta

O lançador Oblíquo[1] (figura 2) possui um sistema lançador que quando o braço é abaixado à energia é armazenada no elástico e quando é solto o braço é arremessado para frente. Ele não possui propulsão terrestre, o lançador é carregado e disparado manualmente, sem o auxílio de um controle RF, quando o elástico é solto o projétil é lançado de forma obliqua para frente.

A catapulta possui um ótimo alcance porem uma precisão ruim.

Figura 2: Catapulta

Balista

A balista (figura 3) é um tipo de arco e flecha porem fixo e com um sistema de gatilho, possui um bom alcance porem sua precisão não é boa, pois, o movimento que o projétil faz é uma parábola, o que torna sua mira complicada e imprecisa.

Figura 3: Balista;

Canhão

O canhão (figura 4) é um tipo de lançador muito eficiente pois possui um longo alcance sem perder sua precisão, é o método mais indicado para a realização do projeto proposto.

Figura 4: Canhão;

Tipos de Propulsão Terrestre

14HB-NRIW - Mecanismo Anfíbio de Transporte Móvel Rádio Controlado, IESB

O veículo anfíbio[2] (figura 5) possui tração movida a motores elétricos com uma caixa de redução embutida.

Figura 5: Veículo anfíbio;

FlyCapybara - Carro Anfíbio, IESB

O carro[3] (figura 6) possui um sistema e propulsão terrestre através de um diferencial Drive, Motor elétrico com caixa de redução, chassi de acrílico, rodas com caixa de engrenagem. E para pegar a lata, utiliza um mecanismo de garra com um simples braço mecânico.

Figura 6: Carro Anfíbio;

Veículo Anfíbio Movido à Esteira Rádio Controlado de Transporte Terrestre e Aquático, IESB

O veículo[4] (figura 7) possui para sua locomoção uma caixa de engrenagem Tamiya, esteiras de plástico e quatro rolamentos de mesmo material. Chassi feito de MDF. E para o sistema de garra, ele utiliza um sistema de garra simples.

Figura 7: Veículo Anfíbio;

Tendo em vista os projetos analisados, pode-se notar um grande auxílio para os novos alunos que ainda irão fazer seus próprios projetos.

Em detrimento dos outros projetos em sua maioria serem constituídos de veículos anfíbios, existe uma normalidade no fato de não possuírem Sistemas Lançadores, o oque, no caso, dos veículos que serão projetados esse semestre, que visam o lançamento de determinado objeto tal funcionalidade se faz de extrema importância.

Os motores, rodas, chassis e assim por diante podem ser observados para servirem como base para os veículos terrestres, ideias como rodas artesanais de PVC, chassis mais resistentes com materiais como o alumínio ou materiais flexíveis exemplificando o MDF podem ser um auxílio de muita importância, ou ideias como uma impressão em impressora 3D dependendo do design montado também pode ser considerada uma boa ideia.

Brainstorming

Veículo

Como base para o veículo foi optado pelo chassi ‘tanque’ (figura 8) pois esse possui um baixo custo e um bom torque, o que será de extrema importância para percorrer o trajeto proposto.

Para sua locomoção foi escolhido pela utilização de quatro motores (figura 9) com caixa de redução em suas quatro rodas traseiras ao invés de esteiras, pois estas são de difícil acesso e manuseio, com isso ganhamos bastante torque no geral e mais agilidade na hora das manobras que deverão ser realizadas durante o trajeto.

Os motores serão controlados em pares, sendo assim eles serão independentes em relação ao lado esquerdo e direito. No projeto utilizaremos motores de baixa rotação e alto torque, pois estes deixarão o ‘tanque’ mais ‘forte’ e com uma movimentação mais lenta, o que deixara seu manuseio mais fácil.

As possíveis rodas que serão utilizadas serão de 68mm e de plástico pois são de fácil acesso e preço atrativo (figura 10).

A alimentação que será utilizada no veículo será uma fonte de 12v (a princípio) e como alguns componentes não funcionam a essa tensão serão feitos alguns circuitos de diminuição de tensão para que todos os componentes possam funcionar em perfeitas condições.

Figura 8: Chassi no formato ‘tanque’;

Figura 9: Motor

Figura 10: Roda;

Garra

Para realização do projeto será necessária uma garra para poder apanhar a latinha vazia e coloca-la dentro do canhão, para a escolha da melhor garra foi optado por dois modelos, com os quais serão testados e escolhidos na pratica no decorrer do projeto.

No primeiro modelo (figura 11) foi pensado em uma garra com um servo motor, pois esta possui um baixo custo e um manuseio não muito complicado, porém como dificuldade temos a complexidade para a elaboração dos movimentos necessários para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (576.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com