TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Trabalho Escolar: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

Uni ABC

Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Projeto

Interdisciplinar:

Fabricação do Botijão de

Gás

Disciplina de Gestão da Qualidade

Prof. Paulo Cesar Rangel

Tiesley Novais dos Santos RA: 30056704

Erick Diniz RA: 6814014939

Fábio Marques RA: 6451296874

Marco Aurélio RA: 6622378682

WellysonBrunno RA: 7060010739

Eustáqueo RA: 6820460640

Santo André, 10 de Abril de 2013

Introdução

Descrição do processo de fabricação do botijão de gás e a implantação das ferramentas de gestão da qualidade.

Processo de fabricação do botijão

O botijão é fabricado basicamente por aço, que chega em forma de bobinas de até 12 toneladas, que e composto por alça, base, calota superior, calota inferior, flange, válvula de segurança e válvula de utilização.

As bobinas são levadas para a linha de produção, onde são desenroladas para ser cortada por uma prensa em forma de discos de 58 cm, uma segunda prensa imprime o nome, logotipo da empresa e a data de fabricação do botijão.

Depois, outro equipamento faz o repuxo do disco formando a calota superior e inferior que são levadas para a próxima fase onde é feito o corte na borda da calota para o ajuste do volume do botijão de 13L, este processo também serve para preparar as extremidades a serem soldadas, em seguida as calotas são levadas por uma esteira para o processo de lavagem e secagem para retirada do óleo utilizado no processo.

Após a secagem as calotas são separadas umas para seguir o processo de montagem da parte superior e outras para a inferior, na parte superior e feita a soldagem precisa do flange onde serão inseridas as válvulas de segurança e utilização e também a solda da alça. Um operador da sequência, colocando e rosqueando e as válvulas (o aperto final é realizado por um equipamento garantindo a maior fixação das mesmas). A inferior passa para a fase onde sofre a dobra da borda em L que garante que as calotas serão bem unidas e depois a colocação da base que é fixada por quatro pontos de solda.

Agora é a fase onde ocorre a união entre a calota superior e inferior, o operador fixa as duas partes no equipamento que as acoplam onde monitora o robô que executa a soldas das partes.

A próxima fase é onde ocorre a inspeção se a solda foi bem sucedida. Processo de amostragem onde um profissional especializado corta o botijão em sua circunferência de solda, onde é lixada e coloca em um aparelho de dobra para ver a pressão que a solda suporta, sem se romper e que esteja dentro do especificado, que é chamado (END – Ensaios Não Destrutivos).

Os botijões também passam por um processo de pintura com tinta anticorrosiva e de isolamento elétrico em equipamento com quatro pistolas, e um sistema de cascata de água que elimina os vapores de tintas.

Após o processo de pintura, os botijões passam pela fase onde é injetado líquido dentro que faz uma pressão de 32 kg para verificar a dilatação e elasticidade dos mesmos e também é injetado ar pressurizado e mergulhado em tanque para verificar possíveis vazamentos.

A fase final antes de ser levado para o abastecimento é a colocação da válvula de utilização e do anel horing (processo manual) que são testados por um banho de água e sabão.

Com ar injetado no lugar de gás, para verificação de vazamento na válvula. Os botijões com vazamento são retirados e analisados para concerto da válvula, onde volta a passar pelos testes de vazamento.

Após a fase final os botijões são levados para armazenamento, onde os caminhões os levam para a fábrica que realiza o abastecimento do GLP, processo no qual os mesmos passam por um chuveiro de água onde eliminam possíveis acúmulos de eletricidade estática antes de ir para o carrossel onde acontece o abastecimento, controlado por um profissional que coloca a tara para o correto preenchimento dos 13L. Os botijões são armazenados para seguir com a distribuição aos revendedores.

Sistema de gestão da qualidade (aplicação)

Padronização

A padronização é feita através de um documento chamado RIMP (Roteiro de inspeção e monitoramento do processo), os colaboradores são treinados baseando-se nesse documento, para que assim não haja erro e nem falhas em cada parte do processo a ser executada, como por exemplo, no caso do botijão de gás essa padronização é realizada desde o acondicionamento do gás até sua distribuição.

Esse processo garante a qualidade na parte da produção, além de ser avaliada também a segurança das válvulas, que são testados 100%, para que não tenha perigo nas residências e empresas que utilizam este serviço.

Também são feitos testes de Raio X das soldas com utilização de água, todos os botijões são marcados (13 kg) e são colocados rótulos de segurança, evitando assim os riscos.

Todo processo de padronização realizado, certifica assim a qualidade do produto.

Auditoria

Na fabrica de botijão de gás, realizaremos uma auditoria interna e externa em cada setor, desde o começo do processo de fabricação do botijão, até a sua distribuição.

O objetivo dessas auditorias será averiguar se a empresa esta com algum problema de não conformidade, e desenvolver um projeto para resolver esse problema onde será averiguado á partir de evidencias físicas, documental, testemunhal e analítica.

O auditor poderá ser algum funcionário da empresa, que atenda aos requisitos necessários para ser um auditor que são:

• mostrar a relevância do fato;

• ser respaldado nos papéis de trabalho;

• ser objetivo;

• amparar as conclusões e recomendações;

• ser convincente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com