TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Casos: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

O mergulho profundo no mar ou o realizado com um equipamento de respiração subaquático autônomo (escafandro) pode causar problemas médicos (p.ex., embolia gasosa e doença da descompressão) que podem ser fatais quando não são imediatamente tratados. Esses problemas são devidos à alta pressão existente sob a água e também podem afetar os indivíduos que trabalham em túneis ou caixões pneumáticos (cubículos fechados utilizados para realizar trabalhos de construção sob a água), nos quais o ar comprimido é utilizado.

A alta pressão ao submergir se deve ao peso da água que se encontra acima, assim como a pressão barométrica (atmosférica) na terra é causada pelo peso do ar que se encontra acima. No mergulho, a pressão subaquática é freqüentemente expressa em termos de unidade de profundidade (pés ou metros) ou em atmosferas absolutas. A pressão em atmosferas absolutas inclui o peso da água, que é igual a 1 atmosfera a 10m de profundidade, mais a pressão atmosférica na superfície, que é igual a uma atmosfera.

Portanto, um mergulhador que se encontra em uma profundidade de 10m no mar está exposto a uma pressão total de 2 atmosferas absolutas, isto é, o dobro da pressão atmosférica na superfície. A cada 10m adicionais de profundidade, a pressão aumenta 1 atmosfera.

Efeitos da Alta Pressão

Quando a pressão fora do corpo aumenta, ocorre um aumento proporcional da pressão sangüínea e nos tecidos corpóreos, mas não necessariamente nos espaços que contêm ar (p.ex., pulmões e vias aéreas). A pressão nos pulmões e nas vias aéreas iguala-se automaticamente à pressão externa quando o mergulhador conta com um suprimento de ar em grandes profundidades (p.ex., um escafandro ou um scuba [aparelho para mergulho subaquático]).

Os espaços que contêm ar no interior de uma máscara facial ou dos óculos de natação também podem sofrer alterações de pressão. A pressão em uma máscara facial é igualada pelo ar proveniente do nariz. No entanto, a pressão no interior de óculos de natação não pode ser igualada. A pressão interna mais baixa faz com que eles atuem como ventosas aplicadas sobre os olhos. Nos olhos, a diferença de pressão provoca dilatação, escape de líquido e, finalmente, rompimento e sangramento. Os mergulhadores usam o termo compressão para os efeitos dessas diferenças de pressão.

No ouvido médio, também podem ocorrer diferenças de pressão. Quando a tuba auditiva (tubo que conecta o ouvido médio à parte posterior da garganta) não abre normalmente (isto é, os ouvidos não desentompem quando a pessoa boceja ou deglute, a pressão no ouvido médio permanece mais baixa que a pressão no ouvido externo. O aumento de pressão sobre a membrana timpânica (a membrana que separa os ouvidos médio e externo) faz com que ela protrua para dentro e, quando a pressão aumenta muito, pode ocorrer ruptura da membrana, produzindo dor e comprometimento da audição. Geralmente, a membrana timpânica rota acaba cicatrizando, mas, freqüentemente, não antes de ocorrer uma infecção do ouvido médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com