TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Para Implantação da Sala de Robótica - LEGO

Por:   •  3/4/2017  •  Artigo  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Escola SENAI Dr.Celso Charuri

Projeto para Implantação da Sala de Robótica-LEGO

Professora: Sandra Regina Ricci

                                                                                         

[2013]


RESUMO

Com o intuito de levar ao conhecimento de professores e da comunidade escolar em geral, novas metodologias e práticas de aprendizagem que auxiliem os alunos a compreender melhor os temas abordados em disciplinas do ensino médio, delineou este trabalho objetivando a inserção da robótica no meio educacional, pois na abordagem metodológica construcionista, o aluno consegue fazer à construção subjetiva do conhecimento por meio de artefatos tecnológicos, assim, a robótica vem contribuir em todas as matérias da grade curricular das escolas. Dessa forma, este projeto tem a intenção de delinear a implantação de um espaço multidisciplinar na Escola SENAI Dr.Celso Charuri em Aparecida de Goiânia, a fim de proporcionar ao aluno aprendizagem, de maneira que satisfaça os quatro pilares da educação  ( aprender a ser, aprender a conviver, aprender a pensar, aprender a fazer) criados pela UNESCO. Essa implementação busca desenvolver através do “aprender fazendo” habilidades e competências para a vida.


 Introdução e relevância do projeto.

O projeto LEGO-ZOOM está sendo implantado no SESI, para proporcionar uma aprendizagem mais significativa e interessante aos alunos do EBEP  Ensino Básico e Ensino Profissionalizante– com uma metodologia inovadora, baseada nos quatro pilares da educação.

 O projeto visa o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos tais como: conhecimento tecnológico com trabalho em equipe, empreendedorismo, comunicação, informação, criatividade e raciocínio lógico.

Entre as pessoas que farão uso da robótica pedagógica utilizando o sistema LEGO-ZOOM, estarão principalmente, os professores das áreas de Matemática e Física, com o intuito de proporcionar aos alunos do EBEP, uma aprendizagem em função de resolução de situação-problema envolvendo o espaço e material disposto em uma sala, que denominaremos de Sala Multidisciplinar de Robótica.

A sala multidisciplinar será utilizada, quando professores e usuários da linguagem ZOOM, buscam conhecer o ambiente de robótica como forma de ampliar e diversificar a utilização dessa linguagem no contexto pedagógico. Caso contrário o enfoque tende a recair-se sobre o uso da robótica como um fim em si mesmo. Entretanto, o nosso objetivo tem sido a utilização do ambiente de robótica pedagógica numa abordagem interdisciplinar cujo propósito seja o manuseio de conceitos de ciências.

 O material didático segue os padrões estabelecidos no PCN  Parâmetros Curriculares Nacionais  do Ministério da Educação, contemplando todas as disciplinas como: Português, Matemática, Física, Química, Geografia, História e Artes, possibilitando um trabalho interdisciplinar.

Objetivo Geral:

O objetivo deste projeto é tornar disponível o ambiente LEGO, para que os participantes, trabalhando em parcerias formadas por professores e alunos, desenvolvam atividades de robótica pedagógica. Nosso interesse é proporcionar um ambiente para que os alunos trabalhem em equipes. Neste contexto, quatro grupos de quatro alunos cada grupo, e um professor como professor mediador possam:

a) utilizar os componentes LEGO e os comandos elaborados pela parte de programação para desenvolver atividades com os robôs;

b) buscar soluções para problemas que ocorrem na montagem e funcionamento dos dispositivos;

c) observar e documentar as atividades desenvolvidas com o intuito de identificar os processos utilizados;

d) conhecer e identificar o potencial deste ambiente de aprendizagem.

Objetivo Específico:

        Na aula envolvendo o material didático do LEGO, o professor tem a oportunidade de correlacionar os conteúdos da sala de aula envolvendo os alunos em atividades práticas, fazendo com que sejam protagonistas de suas próprias aprendizagens, nessas ideias os alunos trabalham em equipe para resolver situações-problema, a fim de encontrar e propor elementos novos e relacionados com as necessidades do cotidiano dos alunos, para os problemas propostos.

Metodologia para implantação da sala multidisciplinar: 

A sala multidisciplinar deverá estar disposta em quatro estações de trabalho, que atendam um grupo de quatro alunos cada uma, com um computador para cada grupo e Kits LEGO para desenvolverem projetos de montagem de dispositivos (máquinas ou animais) cujo controle seria feito através de programas elaborados em NXT programa utilizado para elaborar a programação dos robôs. Ainda, no meio da sala deverá ter uma bancada, sem cortes para que os robôs possam ser testados, seria uma mesa de um metro e meio de comprimento e uns 70 cm de largura, um quadro branco e dois armários para acondicionar as caixas dos kits LEGO.

O professor é um mediador dos trabalhos que tem a visão geral do conteúdo ministrado na(s) matéria(s) deve propor este conteúdo para o contexto da montagem e do controle de dispositivos LEGO, durante o desenvolvimento das atividades. O aluno seria o parceiro para organizar e explorar a tecnologia sem receios nem fobias e que, portanto, estará mais envolvido com a montagem e controle de dispositivos, tendo toda a liberdade para desenvolver, programar e criar.

As atividades desenvolvidas na sala multidisciplinar devem ser realizadas por grupos de quatro alunos: um responsável para colaborar com as anotações e a leitura da situação-problema que foi escolhida para aquele trabalho específico; o organizador, responsável por encontrar nos kits LEGO, as peças destinadas para a montagem do robô; o montador, responsável pela montagem do robô para atender a atividade proposta, pelo professor e programador, responsável pela programação do robô. Vale destacar que é importante que cada aluno do grupo passe por todas as funções, não se acostumando a apenas uma delas, sem enfrentar desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (191.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com