TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Extensão de Eng. Civil

Por:   •  20/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 4

Assunto escolhido: Matemática e estatística aplicadas à engenharia civil

Local: Empresa privada de construção civil

Problemas: Falta de planejamento, não ter projetos sustentáveis, desperdício de materiais, não saber o tempo de cada etapa da obra, não capacitar colaboradores.

Soluções: Uma oficina sobre a importância do uso da matemática e estatística no contexto da engenharia civil.

Meta da ODS: 9.1 Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteireiça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo a preços acessíveis para todos.

Local: Empresa privada de construção civil (nome) lta

Durante a ação: Por meio de uma palestra pude conhecer o gerente geral de obras da construtora (nome), que por meio de conversas informais, pude perceber alguns problemas que a organização onde o mesmo trabalha estava sofrendo como: projetos inacabados, falta de sustentabilidade nos materiais utilizados, sobras e falta de material de construção, falta de exatidão de tempo nas etapas da construção dos empreendimentos e a falta de atualização dos supervisores da obra. Esses desafios tornam claro que existe uma falta de conhecimento sobre matemática e estatística aplicadas à engenharia civil, bem como sua execução na elaboração de projetos e acompanhamento das obras. Logo tomei a decisão de apresentar uma ação que pudesse sanar este problema, após apresentar uma proposta ao gerente geral de obras, pude junto ao coordenador da empresa organizar uma oficina com o intuito de mostrar a utilidade e importância da matemática e princípios estatísticos no contexto da engenharia civil, pois por meio destes é possível prever o tempo, quantidade e recursos necessários para a conclusão da obra em tempo hábil.

A oficina aconteceu no dia 16 de setembro de 2023 no auditório da sede da construtora e contou com a participação dois profissionais convidados um da área da engenharia civil e um matemático. A oficina foi planejada juntamente com a coordenação da empresa durante o prazo de duas semanas, onde foram abordados vários assuntos referentes ao evento como a quantidade de interessados, dinâmicas, tempo de apresentação, demonstrações e outros.

No dia da ação, dei início à oficina falando um pouco sobre minha vida profissional e acadêmica e expus o intuito da oficina que era demonstrar e incentivar a utilização de métodos estatísticos e matemáticos no cotidiano da construtora, devido a alguns problemas com relação ao planejamento de custos, elaboração de projetos e execução de obras, que estavam ocorrendo em desacordo com os prazos estipulados. Após por meio de um projetor pude mostrar comparativos de resultados das empresas que adotavam métodos estatísticos para gerenciar seus projetos e empresas que não adotavam bem como as desvantagens causadas pela falta de planejamento como: longos projetos, compras de materiais sem qualidade e que não são sustentáveis, falta de EPIs e curto espaço de tempo para execução da obra. Após dar introdução a problemática passei a palavra ao profissional convidado que iria ensinar com mais embasamento sobre a importância dos princípios matemáticos e estatísticos no cotidiano da construtora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com