TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Recrutamento

Por:   •  5/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

ENCRUAMENTO

O que é?

É o processo de elevação da tensão de escoamento na fase de deformação plástica, ou seja, é o fenômeno que ocorre no metal com aumento da dureza devido à deformação plástica (só ocorre a frio). O encruamento causa modificações nas propriedades mecânicas do material.

Para que serve?

O processo de encruamento serve para em um determinado material submetido a esse processo, modifique suas propriedades mecânicas e aumente sua dureza.

Quando aplico?

Para alguns materiais, o processo de encruamento é a única possibilidade de atingir os níveis de resistência e dureza indicados para utilização. Assim, na maioria dos casos, a conformação a frio é empregada como etapa de acabamento (por exemplo, na laminação a frio de folhas), ou com pequenas reduções de seção transversal em inúmeros passes para obtenção de seções relativamente simples (como na trefilação de fios ou na extrusão e recalque a frio de eixos), ou na conformação de peças prontas a partir de chapas (como na estampagem a frio). Assim também como pode ser aplicado quando, uma vez que ocorre o endurecimento do material por meio desse     processo, há a necessidade de remover o estado atual do material podendo ser utilizado assim o processo de tratamento térmico (recristalização).

Quais os pós e contras?

Pós: Aumenta a dureza e a resistências dos materiais; Permite a obtenção de dimensões dentro de tolerâncias estreitas; Produz melhor acabamento superficial; Aumenta o limite de escoamento.

Contras: Pequenas reduções e maior número de passes; Necessidade de ferramental de alta resistência mecânica e ao impacto; Necessidade de recozimentos intermediários para eliminação do encruamento; Diminui a ductilidade do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (294 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com