TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO: CONCURSO E PROCESSO SELETIVO – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  12/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO: CONCURSO E PROCESSO SELETIVO – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO  

NILSON JOSE MACHADO JUNIOR – RA: 4715331

ESPIRITO SANTO,

 2021

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA

PROJETO INTEGRADOR EM GESTÃO: CONCURSO E PROCESSO SELETIVO – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Projeto Integrador apresentado à Universidade de Santo Amaro - UNISA, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.

Orientadora:

Prof(a). Dr(a). JOSIMEIRE PESSOA DE QUEIROZ

ESPÍRITO SANTO,

2021

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus por permitir que vivamos este momento em nossas vidas e a todos aqueles que de alguma forma estiveram e estão próximos de mim, fazendo esta vida valer cada vez mais a pena.

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo principal apresentar discussão acerca das modalidades de recrutamento e seleção utilizados pela Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS, órgão administrador do Sistema Prisional do Estado do Espírito Santo e demonstrar a relevância do recrutamento e seleção de pessoas em todo o processo produtivo como ferramenta para a eficácia de resultados em uma instituição.

A pesquisa foi realizada de forma bibliográfica, com dados secundários e método de observação em campo. Com base nestas observações, foram identificadas as necessidades de melhoria nos processos de recrutamento e seleção de novos servidores, para assim, diminuir o índice de rotatividade interno, bem como, garantir uma prestação de serviço cada vez mais eficaz e com a menor dispensação de recursos. Nesse intereim, são observados alguns pontos falhos neste processo do órgão público, e sugeridas algumas alterações visando a melhoria do recrutamento, refletindo diretamente no desempenho e alcance dos objetivos do ente governamental.

Palavras chaves: 1. Recrutamento. 2. Seleção. 3. Servidores.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        6

3. JUSTIFICATIVA        9

4. OBJETIVOS        10

4.1. OBJETIVO GERAL        10

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

5. METODOLOGIA        11

6. CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        14


1. INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios a serem enfrentados nas organizações públicas refere-se à seleção estratégica de servidores com as competências técnicas e comportamentais necessárias para o bom desempenho das atividades. Nesse sentido, é fundamental que o processo de seleção de pessoal no setor público seja eficaz e utilize métodos capazes de identificar de forma assertiva os candidatos mais adequados ao cargo público, melhorando assim a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pela Administração Pública.

Entretanto, apesar da importância dos processos seletivos para a eficácia da gestão pública, nota-se que os concursos públicos, principal processo de seleção, são demasiadamente ignorados pelas gestões, vez que fazem o uso reiterado dos processos seletivos, trazendo à atuação no sistema prisional servidores com vínculos empregatícios precários impactando diretamente na eficácia do setor público. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as limitações provocadas pelo uso excessivo do processo seletivo no recrutamento de pessoal para atuarem no sistema prisional capixaba.  

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Nota-se que um dos grandes problemas a serem enfrentados nas organizações públicas refere-se à falta de competências técnicas e comportamentais de alguns servidores públicos, que impactam diretamente na eficácia dos serviços públicos prestados. Nesse sentido, a gestão de pessoas se apresenta como um grande desafio para o setor público, principalmente frente à nova administração pública, a qual, segundo Guimarães (2000), tem como desafio a transformação de estruturas burocráticas e hierarquizadas em instituições flexíveis e empreendedoras com objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade na prestação de serviços públicos.

Entretanto, para que as instituições públicas consigam atingir maior nível de eficácia fazem-se necessários servidores qualificados e competentes para o exercício de suas atribuições. Sendo assim, a gestão de pessoas se torna um processo estratégico e fundamental para garantia de uma gestão pública eficaz. Vários são os processos que integram a gestão de pessoas no contexto organizacional com o objetivo de melhorar a eficácia das organizações, tais como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, planos de cargos e salários, dentre outros.

Conforme aponta Dutra (2009), a gestão de pessoas é um conjunto de práticas e políticas que tem como objetivo conciliar as expectativas individuais e organizacionais para que ambas possam ser alcançadas no decorrer do tempo. Dentre estas práticas encontra-se a seleção de pessoal, a qual será foco do presente projeto e tem como objetivo selecionar pessoas com perfil mais adequado às funções existentes na organização. Para Almeida (2009), no discurso inovador da gestão de pessoas, os talentos passaram a ser considerados um dos pilares das organizações. Esta autora ainda aponta que pessoas talentosas são aquelas que utilizam suas competências para alcançar resultados superiores para a organização, desde que esta ofereça um espaço adequado e motivador para a manifestação dos talentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com