TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto detalhado

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  4.245 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Detalhado:

O projeto detalhado tem como objetivo desenvolver e finalizar todas as especificações do produto, para que então sejam encaminhados à manufatura e a outras fases do desenvolvimento. Porém é importante discutir a integração desta fase com a anterior, o projeto conceitual.

 Na fase do projeto conceitual, são realizados desdobramentos sucessivos dos sistemas em subsistemas, depois em componentes, os quais são associados aos processos de fabricação, documentados no plano de processo macro, a partir da analise de clientes. É realizado um processo de top down (de cima para baixo – do produto final para os componentes) de raciocínio para definição desses elementos. Pode acontecer a primeira integração física entre os SSCs, caso algum protótipo tenha sido produzido e testado no projeto conceitual. No processo detalhado acontece outro processo contrario bottom up onde são integrados os componentes, subsistemas, sistemas, sucessivamente, até o produto final.

O projeto detalhado tem como atividade central a criação e detalhamento dos SSCs, segundo Rozenfeld et al (2006), “nela acontece o ciclo de detalhamento, e é a partir dela que são acionadas as atividades de aquisição e do ciclo de otimização”. A atividade inicial da fase, além de criar e detalhar os SSCs, ainda realiza todo o processo de busca e reutilização de SSCs similares ou iguais nos arquivos da empresa ou no mercado, especifica tolerâncias, realiza cálculos e produz os desenhos de fabricação dos SSCs entre outras tarefas.

O projeto detalhado é composto por ciclos, como visto na figura 1:

a) Ciclo de detalhamento: ocorre quando se criam e se detalham os SSCs, e envolve suas tarefas. É o ciclo que desdobra o produto em sistemas, subsistemas e componentes, e depois os integra. Neste ciclo procuram-se utilizar os SSCs da própria empresa ou do mercado.

b) Ciclo de aquisição: é acionado no ciclo de detalhamento. Os custos de fabricação de um SSC são calculados e comparados com os preços dos fornecedores. Caso seja vantajoso será fechado um contrato de fornecimento.

c) Ciclo de otimização: também está dentro do ciclo de detalhamento, quando os SSCs são construídos (protótipos) e testados, e avaliados. Se necessário são otimizados, sofrendo mais um ciclo de detalhamento e/ou aquisição.

Na figura 1 podemos ver os ciclos do projeto detalhado:

[pic 1]

Fig.1 – Ciclos do projeto detalhado

Também acontecem na atividade inicial a documentação e a configuração do produto e do processo. Essas tarefas acontecem principalmente para adequar a lista de materiais obtida durante a fase de projeto conceitual aos componentes adicionados pelo processo de detalhamento e pelos ciclos de detalhamento.

A atividade de avaliar SSCs, configuração e documentação do produto e processo também é importante ser ressaltada no contexto deste trabalho, uma vez que são inerentes a ela as tarefas de aprovar os requisitos técnicos do produto, sua funcionalidade e garantir a integridade física e operacional do produto. Vários métodos e ferramentas são aplicados durante esta atividade visando promover esta avaliação, entre os mais comuns estão: FMEA, RD, DOE e contrução de protótipos.

A informação de entrada da fase de projeto detalhado é a concepção do produto. Inicia-se com atualização do plano, como nas fases anteriores. A atividade central dessa fase é a criação e detalhamento dos SSCs, e a partir delas são acionadas as atividades do ciclo de otimização (avaliar SSCs, configurar e documentar o processo, otimizando- os quando necessário, por isso a linha tracejada). Os ciclos mencionados ocorrem atividades de planejamento do processo de fabricação e montagem e o respectivo projeto de recursos. Que pode ser de um projeto de uma ferramenta ou ate mesmo de uma nova fabrica. E ainda na atividade de criar e detalhar os SSCs que acontece a documentação final e configuração do produto após os ciclos e atividades mencionadas. No final desse ciclo acontece o termino da atividade e avaliação do SSCs, quando todas as especificações são criadas e aprovadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (283.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com