TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos integrados

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIDADE ENGENHARIAS CAMPUS RONDOM

Trabalho de Estudo de Conforto
Novas Tecnologias do Ambiente Construído

Trabalho realizado como premissa obrigatória
para a avaliação de desempenho, sob orientação
do professor Adriana Porto Proença ME.

Uberlândia
17 de Outubro de 2014

Flávio Pires
Gabriel Rodrigues
Paula Amorim
Pedro Hudso
Rafael Andrade
Yago Aires

Trabalho de Estudo do Conforto
Novas Tecnologias do Ambiente Construído

Prof. ME Adriana Porto Proença

Engenharia Civil
2014

INTRODUÇÃO

 Ao longo dos anos, pesquisas são feitas e estudos realizados para acompanhar a constante evolução da Engenharia e de todo o ramo da Construção Civil. No decorrer dessa evolução, novas tecnologias e novos produtos são lançados no mercado visando atender à grande diversidade de clientes e suas exigências. Tais exigências vão desde o tipo de fundação escolhida, até o material de acabamento da obra, a fim de melhorar o ambiente construído, obtendo o máximo de conforto para os usuários.

Com isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e informar sobre as novas tecnologias referentes ao Conforto do Ambiente Construído, enfatizando as novidades em Isolantes Térmicos e Acústicos, Conforto Lumínico, Ergonomia e Acessibilidade, Energia Solar e Aproveitamento de Água.

CONFORTO TÉRMICO
        Tinta Nano Thermic1

O uso de nanotecnologia garante um desempenho até 50% superior a outros produtos similares. O produto já existia nos Estados Unidos, com desenvolvimento da Nasa, para aplicação aeroespacial, naves. Hoje nós fizemos melhor, pegamos essa tecnologia e aplicamos em vários segmentos de negócio.
Características:

  •  Tinta na cor branca com milhares de microesferas (quase mil vezes menor que um grão de areia) cheias de ar;
  • Ao misturar as microesferas com minerais, resina e pigmentos, forma-se a tinta refletiva, que adere em qualquer material: aço, alumínio, madeira, plástico;
  • Reflete 90% dos raios solares, reduzindo 35% da temperatura interna do ambiente;
  • Economiza até 70% de energia elétrica com o resfriamento do ambiente;
  • Reduz em até 30% o ruído de impacto de chuva com uma espessura de apenas 0,25 mm;
  • Vida útil de até 20 anos, com garantia de 5 anos;
  • Opera em temperaturas de até 80ºC;
  • Atóxico; Antifungo; Anti-mofo; Não inflamável;
  • Proporciona pouco peso sobre as coberturas;
  • Diminui o coeficiente de dilatação dos telhados;
  • Resistência a radiações ultravioleta e à corrosão;
  • Rendimento - Aproximadamente 6m²/litro/demão - Aplicar 3 demãos  com  intervalos de 4 horas entre cada demão;
  • Usar sistema de hidrojateamento. 

[pic 1]

Figura 1- Revestimento Refletivo - Tinta Nano Thermic 1

CONFORTO ACÚSTICO
        Blocos Sílico-calcários

            O conforto acústico existe quando o ambiente proporciona boa inteligibilidade da fala (ou clareza musical) e ausência de sons indesejáveis no ambiente, criando uma sensação de paz e bem-estar, por isso é utilizado o isolamento acústico que descreve a capacidade de um elemento impedir a transmissão de energia sonora de um espaço a outro. O isolamento acústico é medido em decibéis (dB), porém por meio de diferentes coeficientes: Rw, Dn,f,w, CAC, dentre outros. Quanto maior o valor destes coeficientes, mais isolante é o sistema. O limite da intensidade de ruídos suportáveis durante o dia é regulamentado, e não deve ultrapassar 70 db. Numa edificação, não é só o ruído que vem de fora que pode incomodar; o barulho interno também tem que ser levado em conta.
           A maior penetração de barulho em um ambiente "sensível" da casa, como dormitório, sala íntima, de estar ou escritório, vem das janelas. Portanto, elas deverão ter sua capacidade de isolamento sonoro condizente com a carga de ruídos que irão receber o que deve ser medido por um profissional. Essa é uma questão que deve ser considerada já na fase da escolha do terreno, atentando se a região apresenta movimento intenso ou se há fontes de ruídos próximas, como fábricas, por exemplo. Por sua vez, o projeto arquitetônico pode ajudar a controlar ou reduzir esses problemas.
         Para condições extrema, há soluções variadas que, isoladas ou adotadas em conjunto, podem amenizar o alto índice de barulho externo, como portas de madeira maciça (de preferência almofadadas, por serem mais acústicas) e paredes de tijolos, revestidas de ambos os lados. Uma opção pode ser ainda o sistema de ar condicionado central, que obriga o fechamento hermético de todas as janelas. Mas a solução de arquitetura mais usual é construir a ala íntima da casa voltada para o lado oposto aos ruídos mais intensos.
         Uma das tecnologias mais usadas recentemente são os Blocos Sílico-calcários, que possuem diversas características além do isolamento acústico. São elas:

  • Textura com pouca rugosidade;
  • Alta absorção de água;
  • Oferecem bom isolamento acústico devido a sua elevada densidade, alta resistência ao fogo;
  • Os blocos sílico-calcários podem reter o calor para depois liberá-lo lentamente;
  • O potencial ecológico razoável em função das materiais primas que entram na sua composição.

[pic 2]

Figura 2- Conforto Acústico - Bloco Sílico-calcário

 CONFORTO LUMÍNICO
      Janelas Inteligentes

Esta tecnologia excitante de ponta permite que os consumidores bloqueiem completamente a luz ou só parte dela, simplesmente virando uma maçaneta ou pressionando um botão. Esse tipo de controle de luz poderia economizar bilhões de dólares nos custos de aquecimento, resfriamento e de luz elétrica (pesquisas indicam que aproximadamente 12% de toda a energia usada nos Estados Unidos sejam consumidas pelas janelas residenciais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (410.4 Kb)   docx (494.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com