TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Intervenção Urbana: Subprefeitura de Pinheiros.

Por:   •  13/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Engenharia Civil

Projeto Integrado I: Engenharia Civil

Prof. Ms. Conrad Elber Pinheiro

Proposta de Intervenção Urbana:

Subprefeitura de Pinheiros.

Componentes:

Alex Su Chang Deng – 20544125 – Vila Olímpia - Manhã

Apolo S. Nunes – 20579765 – Vila Olímpia - Manhã

Cláudia Esther Martins Rocha – 20603051 – Vila olímpia - Matutino

Guilherme Pereira da Consolação – 20559015 - Vila Olímpia – Manhã

Jacqueline Tertuliano Silva – 20560685 – Vila Olímpia - Manhã

Lucas de Oliveira – 20573929 – Vila Olímpia - Manhã

Marcus Vinícius Lourenço – 20452485 – Vila Olímpia - Manhã

Vinícius de Souza – 20635411 – Vila Olímpia - Manhã

São Paulo

2015


  1. Objetivo

O presente projeto é sobre uma intervenção urbana baseada no Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo, mais especificamente, na Subprefeitura de Pinheiros, dentro de uma área que esteja presente em uma ZEU (Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana).

O objetivo principal é a elaboração de uma proposta de intervenção que proporcione uma melhoria na qualidade de vida ou mobilidade urbana dos moradores da região escolhida.

Para um melhor entendimento do leitor, o conteúdo exposto está dividido em capítulos e explicações breves e sucintas sobre cada tópico abordado em projeto.

Tendo como metodologia a realização de visitas técnicas, enriquecida com fotos do local escolhido, afim de um melhor aproveitamento das possibilidades de intervenção propostas pelo componente curricular em questão e também para uma maior clareza do projeto.


2.0 ZEU

A região escolhida faz parte da Subprefeitura de Pinheiros, sendo a rua escolhida como via de implementação, por ter um grande fluxo de veículos e pedestres, por dar acesso a vias importantes dentro da cidade de são Paulo, como a Av. Brigadeiro Faria Lima, e também por fazer da parte de uma ZEU (Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana).

Mas o que seria uma Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana?

De acordo com a Lei de Parcelamento disponível do site da Prefeitura de São Paulo: “O Uso e Ocupação do Solo ou Lei de Zoneamento (conjunto de regras que define as atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade), as zonas são divididas em três categorias:

  • Qualificação – busca a manutenção dos empreendimentos não residenciais, o incentivo às atividades produtivas e a diversificação de seus usos;
  • Preservação – busca a preservação de bairros consolidados, conjuntos urbanos específicos e territórios destinados á promoção de economias sustentáveis atrelada à preservação ambiental e cultural;
  • Transformação – ‘’objetiva a promoção do adensamento construtivo e populacional das atividades econômicas e dos serviços públicos, a diversificação de atividades e a qualificação paisagística dos espaços públicos de forma a adequar o uso do solo à oferta de transporte público coletivo”

Possuindo algumas estratégias para estruturação da proposta, dentre as quais, estão:

  • Garantia de moradia fixa para quem precisa;
  • Orientação do crescimento da cidade nas proximidades do transporte público – “O Plano Diretor de são Paulo definiu os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana, áreas em que se pretende otimizar a oferta de transporte público instalada permitindo que mais pessoas morem nas proximidades de locais com grande acessibilidade. A proposta de Projeto de Lei de revisão do Zoneamento demarca estes Eixos como zonas, a Zona de Estruturação Urbana (ZEU) e a Zona de Estruturação Urbana Previsto (ZEUp). Além disso, na Macroárea de Estruturação Metropolitana foram criadas zonas específicas que seguem a mesma lógica de transformação urbana com o objetivo de conferir maior qualidade de vida a estes territórios, a Zonas Eixo de Estruturação da Transformação Metropolitana (ZEM) e a Zona de Estruturação da Transformação Metropolitana Prevista (ZEMp). ‘Fonte: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/principal-zoneamento/; acesso em: 17/11/2015;
  • Facilitação da transformação de usos não residenciais na periferia;
  • Definição de tamanho máximo de lote para ampliar a conexão do sistema viário;
  • Melhoria da mobilidade Urbana
  • Promoção do desenvolvimento econômico da cidade;

E embasado no projeto de Lei e nos requisitos previamente estabelecidos, a proposta a ser implementada foi uma melhoria no equipamento urbano disponível para a população residente e usuária do transporte metropolitano  da região escolhida.


  1. Mapeamento do Local.

A partir das subprefeituras da cidade de São Paulo que estavam disponíveis para escolha e elaboração do projeto (Butantã, Jabaquara, Mooca, Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e Vila Mariana) optou-se pela subprefeitura de Pinheiros.

A justificativa para a escolha da subprefeitura foi a facilidade de acesso à região e disponibilidade de equipamentos urbanos. Mas também uma questão que foi considerada como ponto chave, a densidade demográfica que é de 9,14hab/km². Densidade relativamente baixa, que contrasta com a existência de poucas áreas livres para construção. A região possui um número significativo de edifícios comerciais e também de estabelecimentos (galpões em sua grande maioria) abandonados. O que reflete no número de habitantes da região que, segundo o censo 2010, está em torno de 289.743hab.

 O início do mapeamento do local se deu com a escolha da principal via (rua ou avenida) que corta a região, no caso, a Av. Brigadeiro Faria Lima (importante centro comercial e financeiro da cidade de São Paulo, que rivaliza com o Centro, Avenida Paulista e a região das avenidas Luís Carlos Berrini e Nações Unidas).

Após a escolha, foi realizada uma visita técnica para aferimento das carências da região, e também um pequeno mapeamento das áreas construídas e suas respetivas utilizações. Durante a visita foram verificadas áreas com diversos lotes abandonados e uma das ruas que cortam a Av Faria Lima chamou atenção por apresentar uma quantidade relativamente grande de lotes e construções abandonadas se comparada com outras ruas que também cortam a avenida e que foram verificadas durante a visita técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (611.8 Kb)   docx (530.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com