TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Eletricas e Magnéticas de Materiais Cerâmicos

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  2.321 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Mariane Rezende Dias

Propriedades elétricas e magnéticas de materiais cerâmicos

        Os materiais cerâmicos possuem características de condutividade elétrica muito variáveis, dependendo diretamente da natureza da ligação atômica do material e da sua estrutura. Alguns cerâmicos não permitem a passagem de corrente elétrica, mesmo quando submetidos a campo elétrico extremamente forte, sendo excelentes isolantes. Já os semicondutores permitem a passagem somente em condições adequadas, enquanto os condutores elétricos permitem facilmente a passagem de corrente elétrica. Ainda existem os que não conduzem eletricidade, mas se submetido a uma carga de polarização interna, permite o armazenamento de carga, como os capacitores.

        Para que a carga elétrica seja conduzida de um ponto a outro de um material, é necessário que ela seja móvel e que seja aplicado um campo elétrico. Esse transporte pode ocorrer de algumas formas diferentes. A primeira forma é pela condução iônica, que é quando há um conjunto de íons vagando em um campo elétrico, com os íons positivos migrando para o eletrodo negativo, ou vice-versa. Essa condutibilidade depende do numero de transportadores de carga por unidade de volume, da carga transportada por cada transportador e da mobilidade iônica. Como há uma interferência nos movimentos dos íons nos sólidos cristalinos ou em vidros viscosos, a mobilidade e condutividade dos íons são prejudicadas, sendo baixas nessas substancias.  A mobilidade de um ion é diretamente relacionada com as suas características de difusão, sendo favorecida pelo aumento de temperatura, presença de defeitos e tamanho dos ions.

        Outra forma é a condução de elétrons, que é comum em semicondutores, e é o movimento de elétrons no interior do material. Esse movimento é favorecido pela posição da carga e presença de diferença de potencial, assim com o aumento de temperatura, mais cargas são liberadas para mover-se. O movimento de elétrons depende da maneira com que esse pode atingir um nível de energia mais alto. Em compostos cerâmicos estequiométricos, a banda de valência está preenchida, sendo necessário maior quantidade de energia para que o elétron se mova.

        O comportamento magnético de um material depende da configuração do seus spins. Se o material apresenta spins opostos em mesmo numero, não apresentará momento magnético, assim aceitará qualquer alinhamento no campo magnético e terá comportamento diamagnético. Isso é o que ocorre com a maioria dos materiais cerâmicos, mas, dependendo da sua composição, esses podem apresentar comportamento magnético.

        Alguns materiais apresentam vários magnétons de Bohr por átomo e seus raios iônicos ou atômicos são consideravelmente pequenos, permitindo um alinhamento espontâneo dos momentos magnéticos dos átomos adjacentes e produzindo um comportamento ferromagnético. Esse comportamento ocorre devido a um realinhamento de momentos durante o processo de magnetização, produzindo uma mudança na magnetização total. Após o realinhamento, se houver qualquer acréscimo no campo aumentara a polarização normal paramagnética, fazendo com que, ao se retirar completamente o campo, exista uma magnetização remanescente, visto que nem todos os átomos voltaram a sua posição inicial. Assim é necessário aplicar uma força oposta para retirar a magnetização pura e cada magneto atômico influenciará e será influenciado por seus vizinhos, ocorrendo uma interação mutua de grande numero de átomos, causando uma magnetização espontânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com