TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado Autor: MEDEIROS, C.A. Brasília 2002.

Por:   •  5/4/2017  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Autor: MEDEIROS, C.A. Brasília 2002.

  Primeiramente, os seres humanos viviam em certa “promiscuidade sexual”. Inicialmente existiam três formas de matrimônios conhecidas: Poligamia, Poliandria e Monogamia. Existiam também três épocas principais: Estado Selvagem predominava a utilização de produtos da natureza; Barbárie: surge a criação de gado, incrementarão por meio do trabalho humano; Civilização: o homem continua a aprender e a elaborar produtos naturais.

  Segundo Morgan. A família é o elemento ativo, não permanecerá estacionário. Os sistemas de parentesco por sua vez, serão passivos e não sofrerão modificações radicais.

  A monogamia surgiu da concentração de várias riquezas na mesma família, e o desejo de transmitir essas riquezas aos filhos por meio da herança. Para isso, a mulher deveria praticar a monogamia, mas o homem podia praticar a poligamia de forma escondida ou não.

  Engels apresenta um argumento de que a transmissão de bens por herança de pais aos filhos, pertencem ao mundo de ascendência material. É reconhecido o fato de que a família tenha passado por quatro formas; Matrimonio por Grupos é a forma mais antiga, onde grupos de homens e mulheres se pertencem mutuamente; Família Consanguínea era classificada por gerações; Família Punaluana excluía os irmãos das relações sexuais, constitui o processo de seleção natural, nascendo a gens. Punalua significa “companheiro íntimo”; Família Sindiásmica era unida por pares, forma de família característica da Barbárie; Família Monogâmica: Surge da família Sindiásmica, a monogamia só é aplicada para mulheres, surge a prostituição, trabalho escravo e trabalho assalariado, o homem é burguês e a mulher proletariado.

  Entre a divisão das famílias Sindiásmica e Monogâmica, surge a família Patriarcal. A grande divisão social do trabalho aconteceu com as tribos pastoras, que se destacavam das tribos bárbaras pela criação de gado e domesticação. O período da espada de ferro, do arado e do machado de ferro nos leva à fase superior da barbárie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com