TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE AS PROPRIEDADES E MANIPULAÇÃO DO AMÁLGAMA, DETALHANDO TODAS AS ETAPAS DE REALIZAÇÃO EM UMA RESTAURAÇÃO.

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

CURSO: BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

DISCIPLINA: MATERIAIS DENTÁRIOS

ALUNA: RITA DE CÁSSIA PEREIRA SILVA

RESUMO SOBRE AS PROPRIEDADES E MANIPULAÇÃO DO AMÁLGAMA, DETALHANDO TODAS AS ETAPAS DE REALIZAÇÃO EM UMA RESTAURAÇÃO. 

        

 

PATOS-PB

O amálgama é o material mais empregado em restaurações diretas em dentes posteriores.  Sua popularidade é atribuída a diversos fatores: durabilidade, relação custo-benefício para o paciente, simplicidade da técnica e tempo necessário para confeccionar a restauração.

A principal desvantagem é que ele não se combina com a estrutura dental devido ao seu aspecto metálico.  Além disso, apresenta-se frágil, sujeito à corrosão e à ação galvânica, pode demonstrar certo grau de defeitos marginais e não ajuda a reforçar a estrutura dental enfraquecida.

Propriedades

  • Alteração Dimensional

 Alteração dimensional

Para que ocorra qualquer reação, o mercúrio é absorvido pelas partículas da liga e uma contração inicial ocorre, em virtude da resultante redução de volume das partículas da liga. O passo seguinte é a formação das fases Y1 e Y2. Quando essas fases se cristalizam, começam a crescer em formação dendrítica. Diversas variáveis de fabricação e manipulação podem afetar o grau de contração ou expansão do amálgama.  Qualquer manipulação do amálgama que aumente a quantidade de difusão do mercúrio dentro das partículas da liga e reduza a produção das fases Y1 e Y2 pode levar a uma pequena expansão ou contração do amálgama. Por outro lado, qualquer manipulação que favoreça a formação de Y1 e Y2 resulta em expansão.

  • Propriedades Mecânicas

No momento em que uma restauração de amálgama é finalizada, o amálgama é relativamente fraco e instruções devem ser dadas ao paciente para evitar tensões excessivas nesse período inicial.

O alto valor de resistência à compressão inicial deve ser considerado uma vantagem das ligas de amálgama, pois reduzem a possibilidade de fratura pelas tensões desenvolvidas durante  os  contatos  oclusais, logo após a inserção do material na cavidade.

Os maiores valores de resistência à compressão para as ligas com alto teor de cobre se deve à redução ou eliminação da fase Y2.  As ligas com alto teor de cobre e com partículas esféricas apresentam maior resistência. Isto está relacionado ao menor teor de mercúrio necessário para essas ligas e à menor porosidade encontrada nesse tipo de amálgama.

 

Infelizmente, o amálgama é um material muito mais frágil sob tração e flexão que sob compressão, caracterizando um material de natureza frágil.  Dessa forma, espessuras finas deixa o material mais propício à fratura.

  • Propriedades Mecânicas ( Creep)

O creep é uma propriedade viscoelástica de materiais que sofrem deformação plástica sob a aplicação de forças elásticas ou dinâmicas. O amálgama se deforma permanentemente quando submetido a tensões, sejam elas de natureza estática ou dinâmica, que dependem do tempo de aplicação da carga.

 

O significado clínico do creep pode ser explicado, sob aplicação das tensões mastigatórias, o amálgama sofre deformação plástica e se protrui além das margens cavitárias.  Esse material não suportado por estrutura dentária, pode se fraturar e levar à formação de uma fenda marginal.  A fase Y2 do amalgama tem um papel fundamental no creep do amalgama em função de sua maior plasticidade e propriedades mecânicas reduzidas com parativamente às outras fases. Isso explica também porque os amalgamas com baixo teor de cobre exibem um creep maior.

  • Fatores que afetam a resistência do amálgama

Formato  e  tamanho  das  partículas:  as  esféricas  tendem  a

- Formato e tamanho das partículas: As esféricas tendem a produzir amálgamas mais resistentes que àqueles na forma de limalha.

- Microestruturas do amálgama: Quanto maior a proporção das fases Y e Y1, maior a resistência do amálgama.

- Porosidades no amálgama: Pode diminuir a resistência, sendo evitada com uma boa trituração e pressão de condensação.

- Proporção Mercúrio/liga: Quando menor a proporção de mercúrio/liga, maior a resistência.

- Tempo de Trituração: A supertrituração resulta em um amálgama que se cristaliza rápido.

  • Corrosão

É definida como a degradação progressiva de um metal por reação química ou eletroquímica com meio ao qual se encontra. Leva a um aumento da porosidade, redução das propriedades mecânicas e liberação de produtos metálicos dentro da boca. O polimento das superfícies diminui a corrosão. A  corrosão  afeta  a  estética  do  dente, isso  ocorre  pelo  fato  do  material  entrar  nos  túbulos  dentinários,  por isso  a necessidade  de  selar  a  cavidade  com  verniz  ou   adesivos.  E  a corrosão também pode garantir a aparência oxidada da restauração.

Porém esta corrosão pode ser benéfica, pois o amálgama não se adere as paredes da cavidade por total, formando fendas entre o material e o dente, daí os produtos corrosivos sejam capazes de selar essa interface entre o dente e a restauração gradualmente, o que previne a microinfiltração.

  • Propriedades Térmicas

 O amálgama por ser um metal, apresenta alto valor de condutividade e difusividade térmica em comparação com as estruturas dentárias, portanto transmite de forma rápida o calor dos alimentos ingeridos na boca para a polpa. Além disso, possui um coeficiente de expansão térmica linear bem maior que o das estruturas dentárias, sendo aproximadamente três vezes maior que o da dentina.

  • Propriedades Biológicas

Existe uma certa  preocupação  com  o  uso  do amálgama  pelo  emprego de mercúrio, pois s eu vapor leva a intoxicação e acúmulo do  metal no cérebro e rim.

  • Manipulação Clínica do Amalgama

- Seleção da liga e proporcionamento

A seleção de  uma  liga  de  amálgama  envolve  uma  série  de  fatores, como:

  • Inerentes a composição da liga:  As ligas com alto teor de cobre possuem melhores propriedades mecânicas e sofrem menos creep na cavidade bucal.
  • Ao formato: Formato e tamanho das partículas também influenciam na plasticidade da massa e na relação mercúrio/liga. O uso de partículas mais finas produz uma superfície mais lisa durante a escultura e o acabamento.
  • Forma de apresentação do material: Granel ou em cápsulas.
  • Tempo de cristalização: Rápido, regular ou lento.

- Trituração

Existem dois tipos de trituração: manual e mecânica. O manual não é praticamente empregado na atualidade. Esse processo é atualmente realizado por amalgamadores mecânicos. De acordo com o tempo da trituração, pode distinguir o amálgama em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com