TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente)

Por:   •  18/5/2021  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica de Caso

PROTOTIPAGEM DE UMA SMART VILLAGE (ALDEIA INTELIGENTE)

Trabalho da disciplina DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

                                 Tutor: Prof. LUCIANA BARREIROS DE LIMA

VÁRZEA GRANDE - MT

2021


 PROTOTIPAGEM DE UMA SMART VILLAGE (ALDEIA INTELIGENTE)

DARWIN, Solomon; CHESBROUGH, Henry. Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultânea mente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa. Berkeley Haas Case Series, Haas School of Business, University of California, Berkeley, C A, caso B 58 86, 01 jan. 2017.

Atuando no cargo de diretor-executivo do Gar wood   Center for Corporte

Innovation e do Center   for   Growth Markets, da University of California, Solomon Darwin, possui expertise em modelos de gestão em negócios abertos. Com isso, o mesmo é resposavel por prestar consultoria para executivos sêniores de multinacionais e chefes de estado. Conhecido como o pai do Movimento Smart que já foi contratado pelo governo indiano.

Já Henry Chesbrough, representa como diretor o corpo docente do Garwood   Center for

Corporate Innovation, também na University of California. Chesbrough leciona na University of California e University Ramon Llull, na   Espanha e dedica seu tempo em pesquisas sobre estratégias de inovação e foi criador do termo inovação aberta.

Em seu artigo, Chesbrough e DARWIN, apontam o empenho do gestor de estado indiano Naidu em melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural através do modelo de aldeia inteligente.

Após eleito, em sua peregrinação pelas zonas rurais, Naidu observou que estava havendo um movimento de mudança de pessoas para a zona urbana, provocando escassez de mão de obra e a fuga de pessoas consideradas “cérebros” da localidade.

Com a volta do partido de Naidu ao poder, e o mesmo na condição do ministro chefe, enfatizou o “compromisso do governo de alcançar um desenvolvimento holístico, inclusivo e sustentável do estado exige uma transformação estrutural significativa – tanto em termos de progresso econômico como de bem-estar.”

Naidu, destacou a ideia de proporcionar aos aldeões ferramentas de desenvolvimento pessoal para que conseguissem autonomia e dependessem cada vez menos dos auxílios governamentais, através de ferramentas de desenvolvimento de competências. Diante do cenário de precariedade de diversos fatores como falta de saneamento básico, salários baixos e poucas oportunidades, muitos aldeões partiam das suas localidades.

Com esses fatos já estudadas, Naidu resolveu passar a projetar o protótipo de aldeia inteligente em Mori.

O gestor, era adepto da com a definição de Darwin que afirmava que, “uma   vila inteligente é uma comunidade habilitada por tecnologias digitais e plataformas de   inovação aberta para acessar mercados globais.”

m e rcados  glob ai s

A implementação do projeto em Mori, teve início na pesquisa realizada em famílias da localidade, a fim de identificar as peculiaridades e necessidades que os mesmos tinham como carência, onde já no começo, empresas interessadas se mostraram interessadas em criar soluções aos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com