TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CASO:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de

crescimento da empresa

REFERÊNCIA: DARWIN, Solomon; CHESBROUGH, Henry. Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa. University of California, Berkeley. EUA. 2017.

O texto dos autores baseia-se na preocupação do chefe de estado Chandrabadu Naidu em melhorar as condições de vida nas áreas mais rurais do estado de Andhra Pradesh, na Índia. Em 2012, impulsionado pelas derrotas que seu partido (Telugu Desam) sofreu nas eleições de 2004, Naidu iniciou um Pada Yatra, uma série de visitas aos camponeses com o intuito de entender as suas preocupações, desafios e objetivos para que ele pudesse encontrar maneiras de melhorar a vida dos residentes rurais do estado, tendo percorrido mais de dois mil quilômetros em dois anos.

Após o período das visitas, Naidu obteve muitas informações importantes. A principal entre elas foi o fato de que os programas governamentais e de desenvolvimento ajudaram a melhorar a vida dos moradores, mas em graus variados e não na medida prevista. Naidu verificou também que os moradores precisavam ser capacitados e que isso ajudaria no resultado de programas de desenvolvimento, reduzindo o êxodo de pessoas das aldeias rurais. Estava claro para Naidu que esses programas se concentravam em um aspecto da vida das aldeias, em vez de ter uma visão holística.

Após a vitória de Naidu em 1999 e pelos próximos cinco anos, Naidu trabalhou para desenvolver o estado e transformar as principais cidades de Andhra Pradesh em peças para investimentos estrangeiros, incluindo serviços de tecnologia da informação, biotecnologia e terceirização. No entanto, as aldeias rurais sofriam com a seca e com suicídio de agricultores endividados. A grande população rural viu que as políticas do partido não eram capazes de atender as suas necessidades.

Em seu novo mandato, Naidu assumiu o compromisso de encontrar maneiras inovadoras de melhorar aldeias rurais e declarou que iria tornar o seu estado um dos três melhores até 2022 e o melhor até 2029. Para isso, o governo deveria ter um compromisso de alcançar um desenvolvimento holístico, inclusivo e sustentável por meio de uma transformação estrutural significativa, tanto em termos de progresso econômico quanto de bem-estar. Inicialmente, Naidu precisava construir um protótipo que desse valor tanto para as aldeias quanto para a iniciativa privada. Assim, ele elegeu a aldeia de Mori para ser o seu cartão de visitas.

A vida em Mori apresentava desafios constantes, dentre eles a falta de recursos básicos, como cuidados com a saúde, saneamento e água limpa. Em Mori residem mais de oito mil habitantes onde muitos trabalhavam na agricultura e na industrialização de alimentos. O déficit em saneamento acarretava na proliferação de vetores de doenças como a dengue e a malária, o acesso a saúde era precário para todos os habitantes. Era comum que curandeiros espirituais fossem a única opção para o tratamento de doenças, sendo a saúde cara. Na educação não era diferente, haviam poucas escolas e o transporte era irregular. A economia era pobre, as oportunidades em industrias eram cada vez menores, a agricultura enfrentava problemas com a escassez de água e o solo sofria com a carcinicultura de água salgada, que impregnava o solo com sal, reduzindo a qualidade do solo para cultivo. Diante deste cenário, muitos moradores migravam para zonas urbanas da Índia ou para países do Oriente Médio, o grande problema é que nesses movimentos as aldeias perdiam mão de obra qualificada tornando difícil encontrar um número suficiente de trabalhadores.

Durante anos, a aldeia recebeu a chamada ajuda dos ‘Programas de Auxilio Tradicional’, onde um dos maiores problemas desse tipo de ajuda é que infunde a dependência. Mori e outras aldeias da Índia receberam esse tipo ajuda do governo por meio do programa de empregos. Outro programa de ajuda implementado foi o das escolas, onde todas as crianças recebem almoços gratuitos para ajudar a incentivar o comparecimento. Embora esses programas ajudem os aldeões em curto prazo, eles não estabelecem as bases para o desenvolvimento econômico sustentável. O programa de trabalho não melhora, por exemplo, o conhecimento ou as habilidades dos aldeões. Esses resultados não são exclusivos da Índia. Os programas de auxílio tradicional muitas vezes levaram a consequências não intencionais, resultados negativos e crescimento econômico reduzido. Os programas de ajuda são frequentemente avaliados em curto prazo, o que é amplamente irrelevante para o efeito sobre problemas a longo prazo.

O desejo de melhoria de Naidu baseou-se em cinco pilares: pobreza (com o objetivo de criar uma sociedade sem pobreza), justiça social, bem-estar dos agricultores, emprego juvenil e governança adequada. Era grande a necessidade de projetar um programa que adotasse uma abordagem integrada para esses objetivos e isso gerou 20 itens não negociáveis para o projeto de prototipagem que são necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com