TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de Engenharia Ambiental

Por:   •  19/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 7

Ministério da Educação

Universidade Federal do Amazonas Departamento de Engenharia Civil

Prova semestral – 19.04.2022 (Valor: 10 Pontos) Prof. Msc. Rômulo Teixeira

Engenharia ambiental

Roberto Rodrigues Freitas Filho - 21952388

01) Descreva de forma minuciosa a poluição do solo, aspectos qualitativos e quantitativos, impactos ambientais, tudo relacionado a poluição do solo e sua relação com os alimentos.

Poluição do solo relaciona-se à presença no solo de produtos químicos ou substâncias fora de lugar, presente em uma concentração maior que o normal que tem impactos adversos. A poluição do solo muitas vezes não pode ser avaliada diretamente ou visualmente percebida, tornando-se um perigo oculto. A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares, mas não são apenas os agrotóxicos que poluem os solos. Em relação a poluição do solo e os alimentos pode-se observar que a poluição do solo reduz a segurança alimentar, tanto pela redução do rendimento das culturas devido aos altos níveis tóxicos de contaminantes, quanto por tornar as culturas produzidas perigosas para consumo.

Sobre os procedimentos de análise dos impactos ambientais visam sistematizar a identificação e a avaliação qualitativa e quantitativa dos impactos, sendo estes procedimentos desenvolvidos em três etapas: Identificação dos fatores que geram o impacto inerente às atividades e processos que são desenvolvidos no planejamento, implantação e operação que podem modificar os componentes ambientais; Identificação e determinação dos componentes ambientais, ou seja, os atributos dos ambientes físicos, bióticos e socioeconômicos que podem sofrer alterações como resultado de atividades e processos geradores e impactos relacionados; Identificar, analisar, classificar e avaliar o impacto ambiental, considerar a solução e adotar as medidas de mitigação indicadas.

02) Descreva de forma minuciosa a poluição hídrica e faça um paralelo com a saúde humana e do ecossistema.

A poluição hídrica refere-se ao processo de poluição, contaminação ou lançamento de resíduos nas águas dos rios, lagos, córregos, nascentes, mares e oceanos. A poluição hídrica é um problema socioambiental de alta gravidade, pois, embora a água seja um recurso natural renovável, ela pode tornar-se cada vez mais insuficiente , levando em consideração que apenas a água potável é própria para o consumo.

A grande causa da poluição das águas é o desenvolvimento desgovernado das atividades econômicas, principalmente nas cidades, com o aumento da dos despejos indevidos de rejeitos vindos do sistema de esgoto e saneamento. Outra causa também apontada é o destino incorreto do lixo por parte da população, que lança objetos nos cursos d'água por pura falta de percepção ambiental. A contaminação hídrica atenua e destrói os ecossistemas naturais, dos quais dependem a saúde humana, a produção de alimentos e a biodiversidade

A contaminação das águas dos ecossistemas naturais afeta de modo direto os seres humanos pela destruição de recursos pesqueiros ou outros impactos sobre a biodiversidade que prejudicam a eficiência da produção de alimentos.

Ao final, a maior parte da água doce poluída acaba nos oceanos, onde provoca graves prejuízos a muitas áreas costeiras e recursos pesqueiros, agravando a situação de nossos recursos oceânicos e costeiros, o que evita uma boa gestão.

03) Descreva os aspectos do sistema de gestão ambiental e faça uma relação com a gestão de qualidade para uma organização.

Os aspectos do SGA na prática referem-se a planejar os processos e as metas para atingir os objetivos, executar os processos do SGA, verificar as ações e registrar em relatórios, agir com os resultados da supervisão, aplicar ações corretivas e de melhoria. Podendo se resumir em cinco os passos para a implementação do SGA:

1. Política Ambiental

Neste primeiro passo, a organização deve tomar ciência do que precisa ser colocado em prática, quais são as metas e as exigências de acordo com a política ambiental aplicável. A empresa deve criar um documento trazendo os objetivos relacionados a seu desempenho global e se comprometendo a cumprir o SGA.

2. Planejamento

De acordo com a ABNT NBR ISO 14001, a empresa deve elaborar um plano de ação visando o cumprimento da política ambiental de acordo com seus impactos e resultados. Aspectos ambientais, requisitos legais, objetivos e metas e os programas de gestão ambiental devem ser incluídos nele.

3. Implementação do SGA

Para atingir os objetivos descritos no plano de ação, a etapa de implementação do SGA é essencial. Confira as principais ferramentas que devem ser utilizadas:

● Estrutura organizacional e responsabilidade

● Treinamento, conscientização e competência

● Comunicação

● Documentação do sistema de gestão ambiental

● Controle de documentos

● Controle operacional

● Preparação e atendimento a emergências.

4. Monitoramento e verificação

O monitoramento deve incluir análises qualitativas e quantitativas. Já a parte de verificação precisa checar se a empresa segue corretamente o programa de gestão ambiental. Essas ações são guiadas por etapas como medição, não-conformidades, ações corretivas e preventivas, além de registros e auditoria.

5. Revisão gerencial

A revisão gerencial colabora com a melhoria contínua das ações ambientais da empresa, por conta da checagem constante delas.Dessa forma, a empresa consegue melhorar suas tomadas de decisão em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com