TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de Saneamento Resolvida - Universidade Paulista

Por:   •  15/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Engenharia CIVIL

Prova NP2 de SANEAMENTO

Nota:

Professor:

Fernando Mortara

Data:

26/11/2015

Semestres: 8º

Período:

Noturno

a

Dados do(a) Aluno(a):

Nome:

R.A.:

Ass.:

Curso:

Semestre:

Turma:

Instruções

  • Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz parte da avaliação.
  • É permitida a consulta a materiais impressos. Não é permitido o uso material adicional, bem como o empréstimo de material do colega e o uso de eletrônicos. Desligue o celular.
  • As respostas dos exercícios devem ser com tinta azul ou preta (prova com resposta a lápis será corrigida normalmente, mas não dará direito à arguição quanto à correção). Alternativas rasuradas ou com mais de uma resposta serão desconsideradas.
  • Tempo de prova: 100 minutos (tempo mínimo de permanência na sala de 40 minutos).

  1. O tratamento convencional de água possui duas variantes muito utilizadas quando a água bruta do manancial de captação é de boa qualidade, chamadas de filtração direta e filtração em linha. Sobre esses processos de tratamento de água, seguem algumas afirmações:
  1. A filtração em linha pode ser utilizada quando a qualidade do manancial é muito boa, com baixíssima turbidez
  2. Para contemplar a variação de qualidade dos mananciais, alguns sistemas podem funcionar tanto como filtração direta quanto tratamento convencional.
  3. O tratamento convencional necessita de mais etapas de tratamento para adequar a qualidade da água bruta ao padrão de potabilidade.
  4. A filtração em linha é um sistema de tratamento composto por diversas etapas de tratamento que dispensam o uso de produtos químicos.
  5. Os projetos de sistemas de tratamento por filtração direta ou em linha são dimensionados para produzir água de melhor qualidade que o convencional.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

  1. I e II são falsas.
  2. II e III são falsas.
  3. III e IV são falsas. (O,25)
  4. IV e V são falsas. (1,0)
  5. II e IV são falsas (0,5)

  1. Sobre os produtos químicos utilizados no tratamento de água, seguem algumas afirmações:
  1. O sulfato férrico, o cloreto férrico e o sulfato de alumínio são os mais tradicionais coagulantes, seno o PAC (Cloreto de poli alumínio) um agente coagulante mais forte, mais caro e utilizado quando os 3 anteriores não surtem o efeito desejado na desestabilização das partículas coloidais.
  2. Os polímeros podem ser utilizados como auxiliares de floculação, auxiliares de filtração e como agente desinfetante em substituição ao cloro.
  3. Alternativamente ao cloro podem ser utilizados o ozônio ou o peróxido de hidrogênio, que tem bom poder desinfetante.
  4. O Flúor é utilizado como agente desinfetante para evitar a cárie dentária e seu tempo de contato com a água deve ser de 30 minutos para fazer efeito.
  5. Ao final do tratamento é dosado um alcalinizante para elevar o pH da água e preservar as tubulações da rede de distribuição, reduzindo sua corrosão.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

  1. I e II são falsas. (0,5)
  2. II e III são falsas. (0,25)
  3. III e IV são falsas. (0,25)
  4. IV e V são falsas. (0,5)
  5. II e IV são falsas (1,0)

  1. Sobre gradientes de velocidade e dispositivos de mistura rápida e lenta, seguem algumas afirmações:
  1. As calhas parshall são dimensionadas a partir da vazão tabelada para cada geometria e servem como dispositivo de coagulação e também floculação hidráulica.
  2. O gradiente de velocidade em calhas parshall bem dimensionadas pode ser muito alto, dificultando a coagulação das partículas coloidais.
  3. Os dispositivos de mistura lenta possibilitam a floculação dos colóides desestabilizados.
  4. Os floculadores normalmente são dimensionados para introduzirem gradientes de velocidade escalonados, possibilitando a formação de flocos mais densos e compactos.
  5. A mistura rápida, chamada de coagulação, tem o objetivo de garantir a iteração entre as partículas coloidais e o coagulante, com alto gradiente de velocidade e em poucos segundos. Já a mistura lenta, tem o objetivo de possibilitar o encontro entre os coloides estabilizados e uní-los em flocos maiores através de gradientes de velocidades menores que 100 s-1 e em tempos de detenção de dezenas de minutos.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

  1. I e II são falsas. (1,0)
  2. II e III são falsas. (0,5)
  3. III e IV são falsas.
  4. IV e V são falsas.
  5. II e IV são falsas (0,5)

  1. Sobre decantadores e filtros em ETAs, seguem algumas afirmações:
  1. Os decantadores possuem dimensões maiores que as dos filtros pois as taxas de escoamento superficial sugeridas em normas e bibliografia especializada são menores.
  2. A Taxa de escoamento superficial determina a área em planta a partir da vazão.
  3. Deve-se sempre ter mais de um filtro por decantador no tratamento em batelada, para que em quanto um filtro enche, o outro esvazia.
  4. A contra lavagem em filtros de areia é necessária para remover as impurezas retidas, sendo algumas vezes necessário prever um mecanismo de aeração no fundo e de jateamento da superfície.
  5. Nos decantadores a água possui baixa velocidade horizontal para permitir que os flocos formados sedimentem com interação entre si, aumentando de velocidade ao longo do perfil vertical do tanque. É a chamada sedimentação floculenta.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

  1. I e II são falsas.
  2. II e III são falsas. (1,0)
  3. III e IV são falsas. (1,0)
  4. IV e V são falsas.
  5. II e IV são falsas

  1. O processo de lodos ativados convencional é um dos mais utilizados no mundo pois possui baixa área de implantação quando comparados com métodos de tratamento por lagoas aeróbias, anaeróbias ou facultativas e também porque sua eficiência não depende da temperatura do efluente com nos reatores anaeróbios. Sobre este processo, seguem algumas afirmações:
  1. A substituição do decantador primário por um reator anaeróbio tipo UASB possui a vantagem de que o lodo de excesso pode ser adensado e digerido neste reator.
  2. O processo de lodos ativados com aeração prolongada faz a digestão do lodo no próprio tanque de aeração, por isso não precisa de decantador primário nem secundário.
  3. A grade e a caixa de areia que precedem o decantador primário retiram uma parcela significativa da matéria orgânica, aumentando a eficiência do sistema acima de 90%.
  4. O sistema de lodos ativados em batelada é um processo onde o tanque de aeração funciona também como decantador e por isso não tem alimentação contínua no reator.
  5. É um processo onde a recirculação de lodo do decantador secundário para o tanque de aeração é fundamental para aumentar a capacidade de tratamento e a eficiência.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

  1. I e II são falsas. (0,5)
  2. II e III são falsas. (1,0)
  3. III e IV são falsas.
  4. IV e V são falsas.
  5. II e IV são falsas. (0,5)

  1. O tanque séptico é um processo anaeróbio de tratamento com baixa eficiência, mas que necessita de pouca manutenção, sendo muito utilizado em pequenas comunidades sem acesso à rede coletora de esgotos pública. Sobre este tratamento, seguem algumas afirmações:
  1. O lodo do tanque séptico deve ser removido periodicamente para um local onde vai receber tratamento complementar antes de ir para aterro sanitário ou uso agrícola.
  2. O tratamento por tanque séptico deve ser seguido de um tratamento complementar, que muitas vezes é um filtro anaeróbio pois este também possui baixa necessidade de manutenção.
  3. Os tanques sépticos são dimensionado em função da geração de esgotos, da temperatura e do intervalo entre retiradas sucessivas de lodo.
  4. O lodo retirado do tanque séptico possui pouco oxigênio dissolvido, incorporado pelas poucas algas presentes no reator.
  5. A combinação entre tanque séptico e filtro anaeróbio possibilita a adequação dos esgotos sanitários ao padrão de lançamento definido pelas leis e resoluções, que é de 60 mg/L de DBO, independentemente se for bem dimensionado e bem operado.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

  1. I e II são falsas.
  2. II e III são falsas.
  3. III e IV são falsas. (0,25)
  4. IV e V são falsas. (1,0)
  5. II e IV são falsas (0,5)

  1. As lagoas facultativas são grandes reservatórios onde ocorrem processos aeróbios e anaeróbios de degradação da matéria orgânica. Sobre este tratamento, seguem algumas afirmações:
  1. Se forem precedidas de lagoa anaeróbia, como no sistema australiano, podem ter seu tamanho reduzido pois recebem menos carga orgânica.
  2. O lodo não precisa ser removido pois é digerido dentro da lagoa.
  3. As algas são responsáveis por incorporar oxigênio ao liquido, não sendo necessária aeração mecanizada, mas por isso devem ser mais rasas que as lagoas anaeróbias.
  4. Sua eficiência depende muito da temperatura e possuem maior eficiência na remoção de coliformes quanto menor a sua profundidade, devido ao efeito dos raios solares.
  5. São sistemas de tratamento com média eficiência e reduzida área de implantação, diferente das lagoas aeróbias, que são muito maiores.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com