TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip. Universidade Paulista

Exames: Unip. Universidade Paulista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  8.133 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – Universidade Paulista

Geopolítica Regional e Integração Estudos Disciplinares

1- A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes. Para o autor do desenho, a globalização é um processo:

C - Assimétrico, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico;

Justificativa:

O autor tenta expressar através na charge a desigualdade existente entre as nações.

2- Analise o fragmento do texto com atenção: "Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."

Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:

I. Produção horizontal flexível;

II. Aldeia Global;

III. Abertura Comercial;

IV. Integração regional;

V. Internacionalização do capital.

A - Apenas a alternativa II está correta;

Justificativa:

Porque a Aldeia Global é a forma mais conveniente de conexão da globalização.

3- Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:

E - Da publicação da obra Politische Geographie (Geografia Política), de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Com Ratzel inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações.

Justificativa:

Ratzel foi o grande precursor das teorias do estudo sistemático da dimensão geográfica da política a partir da publicação de suas obras.

4- Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Consequentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política)

e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entre guerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a:

I - Característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período que se compreende da segunda metade do século XVII até o início do século XX, pode-se atribuir a “um programa selvagem de exploração colonial e formação de alianças secretas e acirradas rivalidades, num complexo jogo de interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus.

II - Ordem internacional, que segundo a visão idealista deveria se apoiar na supressão da diplomacia secreta, na liberdade dos mares, na limitação dos armamentos, na remoção das barreiras comerciais, no reajustamento dos territórios, no fim da exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações;

III - Processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

IV - Análise da dimensão geográfica ou espacial da política bastante difundida nas obras de Aristóteles, em Maquiavel, em Montesquieu e em outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que acabou por orientar a política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do século XX.

D - A alternativa I está correta.

Justificativa:

Os militares faziam usos de tais características, e assim deram expansão a Geopolítica, por ser uma necessidade do momento.

5- A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão entre geografia política e geopolítica, que na verdade são imbricadas, se sobrepõem em grande parte, mas não se identificam totalmente. Existe uma história de cada um desses saberes que mostra suas origens, suas especificidades, embora em alguns momentos eles tenham se mesclado, se identificado. Em relação à distinção observada entre a geografia política e a geopolítica, é correto afirmar que:

I - Por definição a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do estado, e a geografia política, o estado pela visão do espaço.

II - Geografia política só vai se preocupar com o meio ambiente - as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato,

proximidade do mar, etc.) - desde que isso tenha relações com a vida política.

III - A geopolítica se preocupa em analisar o que é o Estado e quais as suas relações com o território, soberania e território, o que é política territorial, a questão das fronteiras, o que significa uma grande potência mundial, etc.

IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com