TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA APLICAÇÕES FARMACÊUTICAS OU COSMÉTICAS DE HIDRÓXIDO AL

Trabalho acadêmico: UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA APLICAÇÕES FARMACÊUTICAS OU COSMÉTICAS DE HIDRÓXIDO AL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

APLICAÇÕES FARMACÊUTICAS OU COSMÉTICAS DO HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO

MANAUS - AM

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

APLICAÇÕES FARMACÊUTICAS OU COSMÉTICAS DO HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO

ALUNA:PATRICIA BRANCHES (RA- B63505-3)

ANTÔNIA JOSIANE (RA- B827AC-6)

ANANDA MAGALHÃES (RA- B70ADA-9)

JOSSIANE ALVES (RA-T163DH-1)

MARCOS TAVARES (RA- B8475H-0)

MAYELLEM DE OLIVEIRA (RA- B73355-1)

MANAUS 20 DE NOVEMBRO 2013

SUMÁRIO

Introdução

1 - O elemento alumínio, a origem

1.1 - Na tabela periódica

2 - Obtenção do hidróxido de alumínio

2.1 - Principais características do hidróxido de alumínio

3 - Suas aplicações farmacêuticas

3.1 - Indicações

3.2 - Contraindicações

3.3 - Interações medicamentosa

4 - Outros fármacos

5 - Aplicações cosméticas

6 - Outras aplicações do hidróxido de alumínio

Conclusão

Referência Bibliográfica.

INTRODUÇÃO

Nós utilizamos o hidróxido de alumínio no dia a dia sem perceber a sua importância, ele esta presente no nosso antitranspirante, no creme facial anti-acne, naquele remédio que usamos depois de ter aquela sensação ruim no estomago. É retirado do minério bauxita, e depois de ser purificado e retirado todas as impurezas vira o Al (OH) 3. O objetivo desse trabalho é os alunos do curso de farmácia compreendam melhor sobre a origem, utilização farmacêutica e cosmética do hidróxido de alumínio.

1 - O Elemento Alumínio, e Origem.

Hidróxido de alumínio, composto quimico de fórmula Al(OH)3, é a mais estável forma de alumínio nas condições normais. Ele é encontrado na natureza como o mineral gibbsita(também conhecido como hidrargilita). Relacionado com o óxido hidróxido de alumínio, AlO(OH), e óxido de alumínio, Al2O3, diferindo destes somente pela perda de água. Estes compostos juntos são os maiores componentes do minério de alumínio bauxita., descoberto na cidade francesa de Les Baux. Um cientista francês, Henry Sainte-Claire Deville, foi o responsável por tirar o alumínio dos laboratórios e possibilitar sua produção em maior escala, reduzindo assim seu preço.

Em 1854, o cientista conseguiu a primeira obtenção industrial do alumínio por processo químico - usando cloreto duplo de alumínio e sódio fundido. A grande mudança aconteceu somente em 1886, com o americano Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Héroult, que descobriram e patentearam, quase simultaneamente, o processo de obtenção de alumínio por meio de corrente elétrica. Pela incrível coincidência, pois os dois cientistas não se conheciam, o processo eletrolítico ficou conhecido como Hall-Heróult e permitiu o estabelecimento da moderna industria de alumino.

1.1- Na Tabela Periódica.

O alumínio se encontra na tabela periódica, na família 5ª que é a família do boro que tem como características a presença de três elétrons na sua ultima camada de valência, possuem tamanho reduzido e carga eletrônica elevada que favorece a covalência, possuem eletronegatividade maior que os elementos do grupo 1 e 2ª.

2- Obtenção Do Hidróxido de Alumínio.

A rota comercial mais importante para a purificação da bauxita é o processo Bayer9, que é utilizado para a manufatura de hidróxido e de óxido de alumínio. A Figura 1 mostra um esquema simplificado desse processo.

Fonte:http://www.scielo.br/scielo.

O hidróxido do alumínio pode ser preparado laboratorialmente pela precipitação de soluções de sais de alumínio. Quando aquecido, o hidróxido de alumínio transforma-se num composto misto de óxido e de hidróxido (AlO. H2O). Esta substância ocorre naturalmente como diásporo e boemita. Acima de 450 ºC transforma-se em alumina. Na prática podem-se produzir muitas substâncias que são formas cristalinas misturadas de hidróxido de alumínio, óxido de alumínio e óxido e hidróxido de alumínio com moléculas de água. Estas são conhecidas como alumina hidratada. CITADO: Porto: Porto Editora, 2003-2012.

Antigamente, o precipitado gelatinoso de hidróxido de alumínio era usado em toda a parte como mordente para tingir e na impressão de chita devido à sua habilidade para formar vernizes coloridos insolúveis com corantes vegetais.

2.1- Principais Características do Hidróxido de Alumínio.

Geralmente é um pó amorfo, branco, volumoso, quase insolúvel em água, mas solúvel em soluções aquosas alcalinas ou acidas. Em contato prolongado com a agua, forma géis. E o protótipo e o mais empregado dos compostos de alumínio como antiácido. Sua capacidade neutralizadora é baixa, mais prolongada. As preparações líquidas são mais eficazes do que as formas sólidas. Apresentam também propriedades demulcentes, adsorventes e adstringentes. Pode ser utilizado para impedir a formação de cálculos renais. Embora pouco toxico, pode causar constipação, fissura anais com sangramento e hemorroidas. É obtido por eletrolise de soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com