TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Pedagógica no Ensino da Matemática

Por:   •  27/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.352 Palavras (30 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 30

A prática pedagógica dos professores de matemática na educação de

jovens e adultos: uma proposta freireana

Practice of teaching math teachers in youth and adult education: a proposal

freirean

[pic 1]

NEOMAR LACERDA DA SILVA1 MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO2

Pensar no amanhã é fazer profecia, mas o profeta não é um velho de barbas longas e brancas, de olhos abertos e vivos, de cajado na mão, pouco preocupado com suas vestes, discursando palavras alucinadas. Pelo contrário, o profeta é o que, fundado no que vive, no que vê, no que escuta, no que percebe [...] fala, quase adivinhando, na verdade, intuindo, do que pode ocorrer nesta ou naquela dimensão da experiência histórico-social.

Paulo Freire (2000)

Resumo

Este artigo objetiva analisar e discutir a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos para compreender os pressupostos freireanos. Para a produção dos dados utilizamos a análise da proposta, a observação da prática pedagógica de uma professora e o grupo focal, numa investigação qualitativa. Na proposta, os pressupostos estão compreendidos como: dialogicidade, problematização, temáticas significativas e leitura de mundo. A prática (aula) foi organizada com uma temática, iniciando com a oralidade, mobilização dos conhecimentos dos alunos, leitura da realidade e aproximação no estudo dos objetos matemáticos, o que coaduna com as percepções da professora captadas no grupo focal, tendo nos pressupostos os elementos para a construção do conhecimento matemático.

Palavras-chave: Pressupostos Freireanos; Ensino de Matemática; Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

This article aims to analyze and discuss the pedagogical practices of teachers who teach Mathematics at the Youth and Adult Education to understand Freire's assumptions. For the production of the data we use to analyze the proposal, observation of teaching practice of a teacher and the focus group, a qualitative research. In the proposal the

[pic 2]

1 Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), e da rede municipal de Educação do município de Vitória da Conquista/BA – e-mail: nlsmat@hotmail.com

2 Doutora em Educação pela “Universidade Federal de São Carlos” (UFSCAR). Professora titular da “Universidade Estadual de Santa Cruz” (UESC/BA). Integrante do Grupo de Pesquisa “Grupo de Pesquisas em Matemática, Estatística e em Ciências” (GPEMEC/ UESC/ Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM) - e-mail: melizabetesc@gmail.com

Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.18, n.2, pp. 649-670, 2016

Freire's assumptions are understood as: dialogical, questioning, meaningful questions and reading the world. The pedagogical practice (class) was organized with a theme, starting with orality, mobilization of knowledge of students, reading of reality and approach in the study of mathematical objects, which is consistent with perceptions of teacher captured in the focus group, and the assumptions the elements for the construction of mathematical knowledge.

Keywords: Freire's Assumptions; Mathematics Teaching; Youth and Adult Education.

Introdução

A educação ganha cada vez mais centralidade na sociedade contemporânea. No entanto, os índices educacionais (IDEB, PISA etc.), divulgados pelos órgãos oficiais de ensino e organismos não governamentais, evidenciam que as políticas públicas para a educação não têm atendido às necessidades e demandas dos sujeitos envolvidos. Os desdobramentos dessas causas interferem nas condições didático-pedagógicas da organização da escola, sobretudo no campo do currículo, na formação de professores e na prática pedagógica.

No campo das múltiplas dimensões das práticas pedagógicas, muito se discute sobre o ensino de Matemática e o significado das competências e habilidades que são exigidas dos indivíduos na contemporaneidade. Entendendo a Matemática como “expressão da mente humana” e analisando criticamente a pluralidade presente nas realidades em que vivem os alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, estamos procurando compreender os sentidos e significados que os professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens de Adultos atribuem à sua prática pedagógica e a escolarização dos seus alunos (SILVA, 2014).

A Educação de Jovens e Adultos, sob uma visão de pressupostos freireanos tais como a dialogicidade, a problematização, a leitura de mundo e as temáticas significativas, é vista como uma modalidade de ensino que atende a uma demanda de sujeitos com características específicas. Esses sujeitos trazem consigo as marcas de uma exclusão social e histórica, que caracterizam as especificidades para essa modalidade. Compreendê-las pode contribuir com a adoção de uma postura pedagógica coerente e responsável no trato com esses alunos.

Assim, este artigo objetiva analisar e discutir a prática pedagógica de professores que lecionam Matemática na Educação de Jovens e Adultos para compreender a contribuição dos pressupostos freireanos. Desse modo, analisamos a maneira como os referidos

pressupostos estão apresentados na Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (2007) do município de Vitória da Conquista – BA, e como se efetivam em sala de aula.

O artigo está organizado em quatro seções: o percurso metodológico, os pressupostos freireanos e a Matemática na Educação de Jovens e Adultos, a prática pedagógica em Matemática na Educação de Jovens e Adultos e, por fim, as considerações finais.

O Percurso da Pesquisa

Este artigo é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por considerar que é “[...] uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais” (BOGDAN; BIKLEN, 2006, p.11), bem como a importância e a necessidade de os atores sociais3 pensarem sobre as suas experiências e explicitarem a partir de sua realidade “o compreendido, o interpretado e o comunicado” (MACEDO, 2010, p.15).

O contexto da pesquisa refere-se à Educação de Jovens e Adultos no município de Vitória da Conquista – BA, sendo, assim, desenvolvida com 04 (quatro) professores licenciados em Matemática e que lecionavam essa disciplina para o segmento II dessa modalidade. O Segmento II é organizado com os módulos I, II, III e IV, correspondentes ao Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série (VITÓRIA DA CONQUISTA, 2007). Trabalhamos com os professores sujeitos da pesquisa em três diferentes escolas municipais e, para preservar a identidade dos mesmos, utilizamos nomes fictícios. Neste artigo apresentaremos episódio das aulas de Helena, no qual observamos 08 horas/aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (427.3 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com