TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto

Trabalho Escolar: Pré Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ALINE BARBOSA DE ALMEIDA

DHIEGO GUIMARÃES DE MELO

LUCIANE FÉLIX

MARIA LUCIVÂNIA BISPO SILVA

MARILENE

WANDERDAICK RAMOS MAIA

PRÉ-PROJETO

MONTES CLAROS

2014

ALINE BARBOSA DE ALMEIDA

DHIEGO GUIMARÃES DE MELO

LUCIANE FÉLIX

MARIA LUCIVÂNIA BISPO SILVA

MARILENE

WANDERDAICK RAMOS MAIA

MÉTODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINO DA DISCIPLINA ANÁLISE DE SISTEMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Trabalho em grupo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina Metodologia Cientifica.

Prof. Reinaldo Nishikawa

MONTES CLAROS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................................4

2 OBJETIVOS.............................................................................................................................5

3 METODOLOGIA....................................................................................................................6

3.1 OS PROJETOS DE TRABALHO COMO MÉTODO DE ENSINO...................................6

3.2 SUJEITOS............................................................................................................................6

3.3 PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS....................................6

3.3.1 A LDB O MÉTODO DE PROJETOS...............................................................................7

4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................................9

5 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

As importantes transformações nos dias atuais estão relacionadas ao rápido desenvolvimento da tecnologia e da informação, em geral. A sociedade, em todos os seus segmentos, está sujeita a todas essas transformações de forma contínua e dinâmica.

A escola, via de regra, procura educar e formar o cidadão da melhor maneira possível com a “certeza” de que ele estará bem preparado para atender à demanda da sociedade.

O método de ensino baseado em Projetos de Trabalho está relacionado ao seu potencial de proporcionar maior satisfação e maior concretude para educadores e estudantes frente às atividades de ensinar e aprender.

A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (Lei nº 9394/96), aprovada em 20 de dezembro de 1996, permite verificar a ênfase em diretrizes e recomendações que se identificam com as orientações e pressupostos do que poderíamos denominar de pedagogia de projetos.

Aspectos centrais da LDB mostram a forte intenção de se fazer da educação um processo verdadeiro de construção do sujeito-cidadão e nesse sentido a atividade de desenvolvimento de projetos tem grande contribuição a oferecer.

Foi proposto a cada grupo o desafio de criar um protótipo de um sistema que atendesse as necessidades reais de uma empresa ou de um departamento real da escola.

O objetivo é aplicar a Metodologia de Projetos para realizar a análise e o planejamento de sistemas informatizados.

2 OBJETIVOS

Destacar a Metodologia de Projetos de Trabalhos como método de ensino adequado às demandas atuais no setor produtivo.

Relacionar fortemente a teoria com a prática favorecendo o desenvolvimento da capacidade de decidir, escolher e escutar.

Diferenciar o trabalho em grupo, na prática e na teoria, os dois tem as suas vantagens, reforçando a amizade, a união e diferentes opiniões para o nosso crescimento.

Analisar a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assim permitindo verificar a ênfase em diretrizes e recomendações que se identificam com as orientações e pressupostos do que pode dominar como pedagogia de projetos.

Este trabalho foi desenvolvido em grupo, analisado e discutido a Metodologia de Projetos no Ensino da Disciplina Análise de Sistema.

3 METODOLOGIA

3.1 OS PROJETOS DE TRABALHO COMO MÉTODO DE ENSINO

No texto “Metodologia de projetos no ensino da disciplina Análise de Sistema: relato de experiência” entre novas e velhas ideias buscamos resgatar aspectos significativos de duas importantes propostas pedagógicas surgidas em contextos históricos diferentes: o Método de Projetos desenvolvido por Willian Heard Kilpatrick no começo do século XX nos Estados Unidos, fundamentado nas idéias de Jonh Dewey e o Projeto de Trabalho, modelo de ensino e de aprendizagem que surgiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com