TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES ESTRADAS

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 11

QUESTÕES ESTRADAS

Assinalar a alternativa incorreta:

1) Os estudos de hidrologia e drenagem para estradas têm como objetivo definir o sistema de drenagem principal do corpo estradal, superficial e profunda, compreendendo:

a) Estudos com base na determinação das bacias de drenagem, tanto em macroescala, caso de rios e córregos, como das micro-bacias, cujas águas precipitadas alimentam as linhas de cumeada (LINHAS DE TALVEGUES);

b) Análise de dados pluviométricos de interesse e avaliação dos impactos causados pelo remanejamento e/ou modificação do sistema de drenagem preexistente, caso existir;

c) Para os fluxos de água de maior vulto, cruzados ou acompanhados pelo traçado da estrada, avaliar as alturas pluviométricas máximas e dados locais de inundações;

d) Coleta de informações sobre os perfis do subsolo, referentes aos diversos horizontes e respectiva permeabilidade dos solos, para estudo das águas subterrâneas;

e) Identificar possível presença de lençol freático em cotas elevadas e existência de pontos de acumulação de águas precipitadas, que interfiram na estabilidade dos taludes de corte ou aterro.

2) A distância de parada ou de frenagem de um veículo na pista depende diretamente dos fatores:

a) Tempo de reação do motorista: o veículo já terá percorrido determinada distância até que o motorista tenha iniciado a frenagem;

b) Velocidade do Veículo;

c) Visibilidade Noturna: o facho de luz dos faróis dos carros interfere na percepção da distância, demandando maior tempo de reação do motorista;

d) Rugosidade da pista;

e) Geometria da via;

3) Os materiais de corte podem ser classificados em várias categorias, como abaixo:

a) 1°Categoria: solos de fácil escavação, carga e transporte. Corresponde aos solos que são normalmente utilizados nas compensações corte e aterro;

b) 2° Categoria: solos que oferecem alguma resistência à escavação, exigindo eventualmente equipamentos especiais para escavação ou desmonte, para serem retirados do maciço de origem;

c) 1° e 2° Categoria: solos que podem ser utilizados em aterros, mesmo que os de 2° categoria apresentem, eventualmente, dificuldades para serem compactados;

d) 4° Categoria: solos que necessitam normalmente de explosivos para seu desmonte e equipamentos especiais para sua carga e transporte, são utilizados na confecção dos pavimentos;

e) 3° Categoria: solos residuais em formação, com presença de matacões, fragmentos de rocha ou rocha sã, que raramente são utilizados para a constituição de aterros.

4) Com relação à concepção e construção de Pontes.

a) O comprimento do vão das pontes depende de vários fatores, como por exemplo, o tipo de fundações, altura dos pilares, custo da super-estrutura, etc.

b) A ponte de menor custo, entre várias alternativas possíveis, é aquela de menor extensão, que tem a menor altura de pilares e não apresente geometria em curvas.

c) As estruturas dos tabuleiros podem ser definidas como Estruturas de Estrados Celulares; em Vigas; em Grelhas e em Lajes.

d) As condições mais usuais que levam à adoção de Estrados Celulares, são: estética; curvas horizontais com raios pequenos; curvas verticais acentuadas e vãos sem proporção ou simetria.

e) As pontes em vigas pré-moldadas apresentam vantagens em várias situações, destacando-se a possibilidade de adoção de vãos relativamente grandes (até 45,0 m), que apresentam menores custos com cimbramentos.

5) Sobre a execução de aterros sobre solos moles:

a) O lançamento de aterro de ponta consiste em lançar uma camada de areia em suspensão em água, por meio de tubulações, sobre uma manta geotêxtil, na superfície do solo.

b) A remoção de solos moles pode ser feita, no caso de camadas pouco profundas, substituindo-se diretamente o solo mole por material de aterro.

c)Em camadas espessas de solo mole, a remoção pode ser parcial, substituindo-se a parte da camada por areia em suspensão em água, formando uma espécie de base flutuante.

d) O método de executar drenos verticais através de pré-furos preenchidos com areia, visa drenar a camada de solo mole e acelerar o adensamento.

e) Para melhorar a capacidade de suporte, para viabilizar aterros mais altos (MAIS BAIXOS), é usual a troca da camada de solo mole por rachão, formando uma base com grande capacidade de suporte e servindo também, como colchão drenante.

6) O que faz com que o maciço do solo permaneça estável, são as forças de atrito existentes entre as partículas que o compõem, havendo sempre uma superfície potencial de ruptura interna ao maciço:

a) A ruptura do maciço de solo ocorre através do escorregamento de uma cunha formada, superiormente, pelo talude e no interior do maciço, por uma superfície em forma de círculo.

b) O deslizamento ocorrerá quando as forças ativas tangenciais à superfície de ruptura, ocasionadas pela gravidade atuando sobre o maciço, forem maiores que as forças de atrito existentes ao longo da mesma superfície de ruptura.

c) Entram em ação, contribuindo para as forças ativas que provocam o deslizamento, a componente tangencial do peso próprio do maciço e das sobrecargas aplicadas no pé do talude.

d) Contribuem na formação das forças de atrito, uma primeira componente, decorrente do peso próprio do maciçoe sobrecargas aplicadas (COMPONENTE ORTOGONAL À SUPERFÍCIE DAS CARGAS VERTICAIS), agindo sobre o coeficiente de atrito, e outra, a coesão do solo.

e) A água interna ao maciço atua no sentido de desestabilizar o equilíbrio. Quando provinda de infiltrações, gera pressões internas que desequilibram o maciço, diante da aplicação de cargas verticais.

7) Sobre pontes, pode-se afirmar:

a) Pontes moldadas ‘‘in loco’’ são executadas normalmente em estrados celulares, por meio de cimbramentos, que podem se tornar muito onerosos quando o subsolo exigir fundações profundas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com