TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais e em que consistem os meios de amostragem?

Por:   •  7/11/2016  •  Dissertação  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.904 Visualizações

Página 1 de 3

Quais e em que consistem os meios de amostragem?

  1. Meio de amostragem de gases e vapores: A amostragem começa por meio da remoção da tampa do detector e termina quando esta retorna à sede. A maioria dos detectores de difusão é suficientemente precisa para determinar exposições médias ponderadas ao longo de oito horas, mas não é adequada para exposição de curta duração. Saco de amostra pode ser usado para coletar amostras de amostragem integrada de gás e vapores.
  2. Material Particulado: A amostragem do local de trabalho para detectar partículas está em grande evolução e com isso existe a tendência de substituir os métodos tradicionais de amostragem pela seletiva granulométrica. O uso desta espécie de amostragem, define melhor a relação entre tamanho de partícula, o efeito negativo sobre a saúde e o método de amostragem. Na amostragem seletiva granulométrica, a medição das partículas tem em conta os tamanhos associados aos efeitos específicos à saúde.
  3. Materiais Biológicos: Para este método de amostragem, existem diversos métodos padrões que são semelhantes a àqueles métodos utilizados para partículas suspensas no ar. Mesmo com isso deve-se, no entanto, preservar a viabilidade da maioria do bioaerossóis, pois precisam ser cultivados em laboratório. Portanto, é mais difícil de coletar, armazenar e analisar as amostras. A estratégia de amostragem de bioaerossóis implica coleta direta em ágar nutritivo semissólido4 ou em meio líquido e seu cultivo subsequente cultura em placas, incubação durante vários dias, identificação e quantificação de células que têm crescido.
  4. Coleta de pele e em superfícies: Não existe nenhum método padrão para avaliar a intensidade de exposição da pele a substancias químicas e controla o quanto deverá ser exposta. A amostragem de superfícies é usada, principalmente, para avaliar as práticas de trabalho e identificar possíveis fontes de absorção por meio da pele ou por ingestão. Para avaliar o grau de absorção dérmico e ingestão, utilizam-se dois tipos de métodos de amostragem de superfície: métodos diretos, que envolvem a coleta de amostras na pele do trabalhador; e métodos indiretos, que consistem na obtenção de amostras esfregando as superfícies.
  5. Meios biológicos: As amostras de sangue, urina e ar expirado são os mais adequados para a rotina de controle biológico, enquanto que o cabelo, leite, saliva e unhas são utilizados rara e especificamente. O controle biológico é realizado por meio de coleta em local de trabalho de amostras seriadas de sangue e na urina com análise laboratorial posterior.
  6. Detectores em tempo: Os instrumentos de leitura direta servem para quantificar os contaminantes em tempo real. A amostra é analisada dentro do equipamento e não requer uma análise de laboratório fora. Os compostos podem ser medidos sem ter de coletá-los, transportá-los, armazená-los e analisá-los. A concentração é lida diretamente em monitor que faz gravação em fita dos dados eletrônicos ou leitura por mudança de cor.
  7. Técnicas analíticas: Existem muitos métodos para analisar amostras de contaminantes em laboratório. Algumas das técnicas mais comuns para medir os gases atmosféricos e vapores são: cromatografia de gás, espectrometria de massas, absorção atômica, espectroscopia de infravermelho e ultravioleta e polarografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com