TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os destinos do lixo

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

    Para onde vai o seu lixo depois que você o joga na lixeira?

    Pouca gente  pensa sobre o assunto e para muitas o importante é o lixo sair de suas casas para onde ele vai, não querem nem saber  não se preocupam com a quantidade de material descartável que gera e continua a utilizar mais do que a reciclar, sacos plásticos, metais, eletrônicos, que com o advento da  modernidade se tornam  rapidamente ultrapassados , madeira, vidro, além do desperdício de alimentos e de muitos outros materiais que rapidamente são considerados inúteis, indesejáveis ou descartáveis.

   Só no Brasil são produzidos cerca de 240 mil toneladas de lixo todos os dias, sendo que apenas 2% de tudo isso v ai  para reciclagem. O resultado é uma enorme quantidade de resíduos que precisa de uma  nova destinação após sua vida útil.

    Entre todos os rumos possíveis, três se destacam no país: os lixões, os aterros controlados e os aterros sanitários.

  1. Lixão:

     É uma área de disposição final de resíduos sólidos onde  não se tem nenhuma preparação do solo. Geralmente clandestinos, recebem volumes diários de lixo que são amontoados um por cima do outro.  Em alguns casos, a própria prefeitura, são responsáveis por jogar o lixo coletado no local. Não se tem nenhum tipo de proteção, esses locais se tornam vulneráveis à poluição causada pela decomposição do lixo, tanto no solo, quanto nos lençóis freáticos e no ar.

    Além dos impactos ambientais causados pelos gases liberados do lixo, o acumulo atrai animais transmissores de doenças, como moscas e ratos. O local ainda é tido como fonte de renda para a população carente, que recolhe o material reciclável e, em alguns casos, chega a se alimentar dos restos encontrados no lixo.

  1. Aterros controlados

     Os aterros controlados são locais intermediários entre o lixão e o aterro sanitário. Trata-se geralmente de antigas células que foram remediadas e passaram a reduzir os impactos ambientais e a gerenciar o recebimento de novos resíduos.

     Recebem cobertura de argila e grama e fazem a captação dos gases e do chorume. O biogás é capturado e queimado e parte do chorume é recolhida para a superfície. Os aterros controlados são cobertos com  terra ou saibro diariamente, fazendo com que o lixo não fique exposto e não atraia animais.

Objetivo

     O objetivo deste trabalho é entender sobre a construção e utilização de aterros sanitários  e  o destino do lixo.

    Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos

provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.

 

    Os aterros sanitários são construídos, em locais distantes das cidades. Por causa do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

    A ABNT (1992) através da NBR 8419, define aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos, como uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais. Método esse que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se necessário.

     Para se construir um aterro sanitário requer a participação de uma equipe de pessoas que tem que  estar bem treinadas e compenetradas de suas funções específicas. O estabelecimento de tarefas e funções de cada um dos componentes das equipes encarregadas da construção, operação e manutenção do aterro é de fundamental importância, tendo em vista a preservação ambiental da área onde o aterro será implantado. A condução técnica deverá estar sob a orientação de um profissional da área da Engenharia Civil, Sanitária ou Ambiental, com experiência adequada para dirigir e supervisionar todas as tarefas inerentes à obra. Dependendo do corte do aterro, auxiliares técnicos: topógrafo, desenhista, projetista, cadista e laboratorista para estudo de solos, deverão dar suporte técnico ao Engenheiro responsável.

 Existem três métodos distintos para se construir um aterro sanitário:

• Método de rampa;

 • Método de trincheira;

• Método de área.

  • Método da Rampa:

 Quando o terreno onde é implantado o aterro apresenta topografia acidentada;

    Indicado quando a área a ser aterrada é plana, seca e com um tipo de solo adequado para servir de cobertura. A permeabilidade do solo e a profundidade do lençol freático confirmarão ou não o uso desta técnica.

  • Método da Área:

     É uma técnica adequada para zonas baixas, onde dificilmente o solo local pode ser utilizado como cobertura. Será necessário retirar o material de jazidas que, para economia de transporte, devem estar localizadas o mais próximas possível do local a ser aterrado. No mais, os procedimentos são idênticos ao método da rampa.

  • Método de trincheiras

     É a técnica mais apropriada para terrenos que sejam planos ou poucos inclinados, e onde o lençol freático esteja situado a uma profundidade maior em relação à superfície.

     Os procedimentos para a execução da obra são quase os mesmos, independente do método seguido. Eis aqui as regras básicas: 

     Basicamente escolhe-se um terreno grande e vazio onde o lixo vai sendo acumulado em camadas. A principal dificuldade é selecionar o local do aterro. É preciso apresentar um estudo de impacto ambiental e obter licenças para instalar e operar o depósito de lixo - já no projeto de instalação, os operadores do aterro precisam deixar claro, por exemplo, como ele será fechado, depois de pelo menos dez anos. Há até uma audiência pública para ouvir as pessoas que moram nos arredores do terreno escolhido. Esse processo demora anos. Aí começa, de fato, a construção do aterro (veja no infográfico abaixo). A maioria dos aterros é municipal, mas a operação fica por conta de empresas concessionárias, que geralmente são as mesmas responsáveis pela coleta de lixo na cidade. Lixo industrial e hospitalar é depositado em aterros específicos, cujo processo de instalação e operação é ainda  mais complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (821.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com