TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a força resultante?

Tese: Qual é a força resultante?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

O que é força resultante?

É a soma VETORIAL de todas as forças que agem sobre um corpo e de acordo com a segunda Lei de Newton: Força Resultante = massa x aceleração

A Força Resultante é igual a massa do corpo um multiplicada pela aceleração adquirida por ele. Força Resultante é o resultado das forças aplicadas sobre um corpo.

Exemplo: Se duas pessoas empurram uma geladeira, na mesma direção e sentido, uma aplicando F=50N e a outra F=20N, qual será a resultante?

Forca Resultante-e a única forca capaz de produzir o mesmo efeito produzido pelo sistema de forca

Fr= 50N + 20N

R=70 N

Força normal

Em física, força normal é uma força de reação que a superfície faz em um corpo que esteja em contato com esta, essa força é normal à superfície. Um corpo qualquer ao entrar em contato com a superfície de outro e a comprimir aplicará uma força nessa superfície e de acordo com a 3ª Lei de Newton haverá um reação que é exatamente a força normal.1

exemplos Exemplo de força normal poderá ser visto em um objeto sobre uma mesa. A força peso, que é uma grandeza vetorial, forçará o objeto para baixo devido à Gravidade mas como há um contato entre o objeto e a mesa, o objeto não cairá mas comprimirá a superfície. Todavia, há de salientar que não é a força peso que é responsável pela força normal, a força peso é uma força de campo, enquanto a força normal é uma força de contato, obviamente são forças de tipo diferente, em outras palavras, a força normal é a reação da compressão que é exercida sobre a superfície.1 A mesma força exercida pelo peso do objeto poderia, por exemplo, ser exercida por um ser humano empurrando a superfície da mesa, tendo a força normal sentido cima para baixo), ou ainda empurrando uma porta tendo a força normal sentido esquerda para direita (relativamente para um observador localizado à direita do agente e com visão perpendicular à força).

Quando se pressiona uma campainha há força normal, o seu dedo (corpo A) contra a campainha (corpo B ou apoio) exerce uma força, ao mesmo tempo que existe a reação (Terceira lei de Newton): a campainha exerce força contra o seu dedo. Ambas as forças possuirão mesma direção (horizontal) mas sentidos contrários: a força normal que é gerada na campainha tem sentido da campainha para o dedo (do apoio para o corpo).

No corpo, a força normal terá as seguintes características:

- Módulo: igual ao da compressão que a superfície recebe;

- Direção: perpendicular à superfície de apoio;

- Sentido: do apoio para o corpo.

Força Peso

Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de aceleração da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relação à superficie.

Relacionando com a 2ª Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a aceleração da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinâmica poderemos dizer que:

A esta força, chamamos Força Peso, e podemos expressá-la como:

ou em módulo:

O Peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, podendo ser váriável, quando a gravidade variar, ou seja, quando não estamos nas proximidades da Terra.

A massa de um corpo, por sua vez, é constante, ou seja, não varia.

Existe uma unidade muito utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com