TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VARIÁVEIS CAUSAIS, INTERVENIENTES E RESULTANTES

Monografias: AS VARIÁVEIS CAUSAIS, INTERVENIENTES E RESULTANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  8.631 Visualizações

Página 1 de 2

AS VARIÁVEIS CAUSAIS, INTERVENIENTES E RESULTANTES.

No planejamento estratégico é preciso antecipar-se às situações problemas com base na análise do mercado para que os administradores possam, com maior segurança, tomar decisões que influenciem no bom andamento da organização, ocasionando um maior número de vendas sem perder a qualidade e atentando-se sempre aos seus concorrentes. Por esse motivo uma empresa precisa fazer uma serie de analises de mercado e estar apto a reconhecer todos os tipos de variáveis com as quais irá se deparar.

Rensis Likert (1903-1981 – professor de sociologia e psicologia) procura demonstrar como as pessoas influenciam os resultados finais da empresa. Para avaliar o desempenho humano em termos globais, ele aponta três tipos de variáveis:

• Variáveis causais: são determinadas com base nas tomadas de decisões da própria empresa, como a estrutura organizacional, a filosofia e as políticas administrativas, o estilo de liderar, os tipos de planos e controle, enfim, todos os fatores que a administração molda e altera segundo seus pontos de vista.

• Variáveis intervenientes: são aquelas provocadas pelos que participam da empresa, ou seja, pelos próprios funcionários com suas atitudes, percepções, motivações, habilidades e capacidade de interagir, com lealdade e contribuindo com suas decisões pessoais. Esse comportamento reflete-se diretamente no estado interno da organização e em suas variáveis finais. Muitos executivos calculam a eficiência da organização em termos de produtividade negligenciando seus colaboradores surgindo assim uma dificuldade de lidar com sua equipe. Dificuldade essa, deixada de lado devido à ênfase no imediatismo que nos leva a deixar as dificuldades para o futuro.

• Variáveis resultantes: são as variáveis finais, ou seja, as conseqüências ou os efeitos das variações causais e variáveis intervenientes. É o caso da produtividade, dos custos, lucros, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com