TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o protocolo HTTP?

Tese: Qual é o protocolo HTTP?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este relatório introduz alguns conceitos fundamentais sobre o protocolo HTTP. O mesmo está dividido em três partes.

No primeiro capítulo é explicado o que é, como se enquadra e como evoluiu até aos dias de hoje chegando à actual versão HTTP 1.1. Numa segunda parte é desenvolvido o seu funcionamento em traços gerais, nomeadamente a sua relação cliente/servidor, métodos de requisição de recursos, códigos de resposta, entre outros. Por fim uma breve análise à aplicação HTTPS, que não é mais que o mesmo protocolo mas obedecendo a algumas regras que conferem aos recursos solicitados segurança no envio e tratamento dos dados subjacentes.

1. O que é o protocolo HTTP

HTTP é a sigla em língua inglesa de HyperText Transfer Protocol(Protocolo de Transferência de Hipertexto), um protocolo da camada de aplicação do modelo Open Systems Interconnection(OSI) utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores a World Wide Web(WWW). Também transfere dados de multimédia (imagens, sons e textos).

Figura 1 [1]

Normalmente, este protocolo utiliza a porta 80 e é usado para a comunicação de sites(sítios), comunicando na linguagem Hypertext Markup Language (HTML). A troca de informações entre um cliente (browser) e um servidor web é toda feita através desse protocolo que foi criado especificamente para a WWW. O HTTP define uma forma de conversação no estilo de pedido-resposta entre um cliente (browser) e um servidor (servidor web).

A primeira versão de HTTP, chamada HTTP/0.9, era um protocolo simples para a transferência de dados no formato de texto ASCII, através de um único método de requisição, chamado GET. A versão HTTP/1.0 foi desenvolvida entre 1992 e 1996 para suprir a necessidade de transferir não apenas texto. Com essa versão o protocolo passou a transferir dados multimédia e foram implementados novos métodos de requisição, o POST e o HEAD.

O HTTP usa o Transmission Control Protocol(TCP) como seu protocolo de transporte subjacente. O cliente HTTP primeiramente inicia uma conexão TCP com o servidor. Uma vez estabelecida a conexão, as proteções do browser e do servidor acedem ao TCP por meio das suas interfaces sockets.

Na versão atual do protocolo HTTP/1.1 foi desenvolvido um conjunto de implementações adicionais como por exemplo o uso de conexões persistentes onde múltiplos objetos podem ser enviados sob a mesma conexão TCP, o uso de servidores proxy que permitem uma melhor organização da cache, novos modos de requisição, entre outros.

Figura 2 [2]

2. Funcionamento do protocolo HTTP

2.1 Relação cliente/servidor

O HTTP utiliza o modelo cliente-servidor, como a maioria dos protocolos de rede, baseando-se no paradigma de requisição e resposta. Um programa requisitante (cliente) estabelece uma conexão com um outro programa receptor (servidor) e envia-lhe uma requisição, contendo a Uniform Ressource Identifier (URI), a versão do protocolo, uma mensagem MIME (padrão utilizado para codificar dados em formato de textos ASCII para serem transmitidos pela Internet) contendo os modificadores da requisição, informações sobre o cliente e, possivelmente, o conteúdo no corpo da mensagem.

O servidor responde com uma linha de status (status line) incluindo sua versão de protocolo e um código de operação bem sucedida ou um código de erro, seguido pelas informações do servidor, metainformações da entidade e possível conteúdo no corpo da mensagem. Após o envio da resposta pelo servidor, encerra-se a conexão estabelecida.

2.2 Mensagens HTTP

O Protocolo HTTP faz a comunicação entre o cliente e o servidor através de mensagens. O cliente envia uma mensagem de requisição de um recurso e o servidor envia uma mensagem de resposta ao cliente com a solicitação.

Uma mensagem tanto de requisição como de resposta, é composta por uma linha inicial, uma ou mais linhas de cabeçalho, uma linha em branco obrigatória finalizando o cabeçalho e por fim o corpo da mensagem, opcional em determinados casos.

O cabeçalho da mensagem (header) é utilizado para transmitir informações adicionais entre o cliente e o servidor. O cabeçalho é especificado imediatamente após a linha inicial da mensagem (método), tanto para a requisição do cliente como para a resposta do servidor seguido de dois pontos (:) e um valor.

Uma mensagem HTTP pode conter um corpo de dados (corpo da mensagem) que são enviados abaixo das linhas de cabeçalho. Numa mensagem de resposta, o corpo da mensagem é o recurso que foi requisitado pelo cliente ou ainda uma mensagem de erro caso este recurso não esteja disponível. Já numa mensagem de requisição o corpo pode conter dados que serão enviados diretamente pelo utilizador ou um ficheiro que será enviado para o servidor.

Uma mensagem de requisição do cliente é composta pelos seguintes campos: uma linha inicial (request line), linhas de cabeçalhos (request header), uma linha em branco obrigatória e um corpo de mensagem opcional. A linha inicial de uma requisição é composta por três partes separadas por espaços: o método (method), a identificação do URI (Request-URI) e a versão do HTTP utilizado (HTTP version).

Uma mensagem de resposta do servidor é composta pelos seguintes campos: Uma linha inicial (status line), linhas de cabeçalhos (response header), uma linha em branco obrigatória e um corpo de mensagem opcional. A linha inicial de uma resposta chamada linha de status possui por sua vez três partes separadas por espaços: a versão do protocolo HTTP (HTTP version), um código de status da resposta (status code) que fornece o resultado da requisição e uma frase justificativa (Reason-Phrase) que descreve o código do status.

Exemplo:

Mensagem de requisição

GET /index.html HTTP/1.1

Host: www.exemplo.com

Mensagem de resposta

HTTP/1.1 200 OK

Date: Mon, 23 May 2005 22:38:34

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com