TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualificação De Fornecedores

Artigo: Qualificação De Fornecedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

Fornecedores

As empresas estão cada vez mais racionalizando sua base de fornecedores. Empresa e fornecedores estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em que ambos atuam de forma harmoniosa, mas algumas atribuições podem ser essenciais:

• Entrega pontualmente.

• Fornece qualidade consistente.

• Oferece bom preço.

• Tem antecedentes estáveis.

• Fornece bom serviço.

• Cumpre o prometido.

• Oferece apoio técnico.

• Mantém o comprador informado sobre o andamento do pedido.

O fornecedor precisa ter os equipamentos e a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida, ter a capacidade de produzir as quantidades necessárias e administrar seu negócio com eficiência suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preços competitivos.

A cooperação do fornecedor permite um melhor desenvolvimento de produto, modelo de serviço e administração de estoques. É essencial que o departamento de compras procure manter um bom relacionamento com seus fornecedores e, da mesma forma, possua mais de uma opção de fornecedor para cada produto que utiliza. Afinal, a união desses dois fatores pode garantir que a segurança no processo de reposição seja ainda maior.

Seleção de fornecedores

Nenhum sistema produtivo pode fabricar produtos ou prestar serviços com qualidade se os materiais utilizados, ou serviços adquiridos, não estiverem dentro das especificações adequadas, isso demonstra o quão importante é a escolha da fonte certa para aquisição dos produtos que se agregarão aos que a empresa produz.

O objetivo da função de compras é conseguir tudo ao mesmo tempo: qualidade, quantidade, prazo de entrega e preço. Uma vez tomada à decisão sobre o que comprar, a segunda decisão mais importante refere-se ao fornecedor certo e a seleção do mesmo deverá obedecer a critérios adequados que levarão em conta cada mercado fornecedor e as características do artigo a comprar, também deve preencher todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados. Para que os fornecedores selecionados sejam confiáveis como uma fonte de abastecimento contínua e ininterrupta.

Desses diversos parâmetros analisados e quantificados é que se deve fazer a escolha dos fornecedores adequados para se manter no cadastro de Compras. Os critérios padronizados para a seleção de fornecedor são: qualidade, preço, condições, entrega e serviço, acompanhados do desempenho real no atendimento de pedidos anteriores.

E os fatores que influenciam na escolha de um fornecedor são:

• Habilidade Técnica: muitas vezes o comprador depende de respostas do fornecedor em relação ao produto e onde ele pode ser melhorado.

• Capacidade de Produção: a produção deve ser capaz de atender as especificações do produto, tanto em quantidade como na qualidade.

• Confiabilidade: espera-se que o fornecedor seja confiável, caso a relação continue, deve existir uma confiança mútua.

• Serviço Pós-Venda: um bom serviço pós-venda é indispensável, para o caso de uma reposição ou apoio técnico.

• Localização do Fornecedor: algumas vezes, é desejável que o fornecedor esteja próximo, ou pelo menos tenha um estoque local.

• Outras Considerações: alguns casos como termos de crédito, negócio recíproco e disposição do fornecedor no sentido de reservar um estoque para o comprador, devem ser levados em consideração.

• Preço: o fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos.

Apesar dos fornecedores terem que ser escolhidos com base em uma variedade de critérios, as empresas devem considerar a flexibilidade dos fornecedores em termos de crédito e prazos de pagamento o processo de seleção de fornecedores deve seguir alguns passos essenciais:

• Pesquisar fornecedores potenciais;

• Estabelecer critérios de avaliação de fornecedores;

• Avaliar e selecionar os fornecedores;

• Cadastrar os fornecedores selecionados;

• Acompanhar o desempenho do fornecimento;

• Fazer parcerias com os fornecedores.

A seleção é uma das atividades mais importantes no processo de aquisição de produtos e/ ou serviços. Uma escolha mal feita ou sem critérios pode comprometer a eficiência do processo produtivo no qual o item ou serviço a ser adquirido fará parte.

Os custos de fornecimento representam aproximadamente 30% do total de custos de toda a cadeia de suprimentos. Sendo assim, uma boa base de fornecimento é uma oportunidade para reduzir os custos na produção aumentando assim os lucros.

Relacionamento cliente – fornecedor

Hoje em dia o relacionamento cliente-fornecedor é totalmente diferente do que era visto há alguns anos atrás, onde cada um tirava o máximo de proveito do outro. Atualmente essa relação é uma parceria, com confiança, em que cliente e fornecedor se ajudam, procurando soluções eficazes, trazendo cada vez mais vantagens para o consumidor final.

A parceria pode ser definida como um relacionamento comercial sob medida, com base em confiança mútua, abertura, riscos e recompensas compartilhados, que proporciona vantagem competitiva estratégica, resultando em um desempenho melhor do que seria possível individualmente.

Estabelecer parcerias implica um compromisso de longo prazo entre duas ou mais organizações no intuito de atingirem metas específicas. Podemos definir a parceria como o compromisso entre clientes/fornecedores, independentemente da dimensão, com um relacionamento em longo prazo, baseado em objetivos claros e mutuamente definidos, visando ao esforço em termos de capacidade e competitividade de classe Mundial.

O trabalho mais próximo entre as empresas e seus fornecedores pode ir desde o fornecimento de materiais exclusivos e com defeito zero até ambos trabalhando juntos nos projetos dos suprimentos e produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com