TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre O Filme "Fábrica De Loucuras"

Trabalho Escolar: Questionário Sobre O Filme "Fábrica De Loucuras". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  3.877 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário sobre o filme

“Fábrica de Loucuras”

1) Imaginando o contexto da economia mundial nos anos 80 (EUA em recessão e Japão em crescimento), podemos afirmar que o jeito japonês de trabalhar é eficiente e eficaz? Justifique.

O jeito japonês de trabalho é sim, eficiente e eficaz, quando aplicado dentro de sua própria cultura. Porém, quando se tenta inserir essa forma de trabalho em uma cultura diferente, como acontece no filme, se mantém a teoria de eficiência deles, porém a eficácia se perde, pois se faz necessário uma reeducação dos trabalhadores, o que leva tempo, e pode não funcionar, devido a diferença cultural e dos modos de trabalho.

2) A cultura norte-americana difere muito da cultura japonesa? Justifique.

Existe uma diferença cultural enorme entre os dois países. No Japão temos uma cultura milenar, baseada na educação, respeito e manutenção de tradições. Já os Estados Unidos possuem uma cultura de prezar sempre pela comodidade de sua população, independente dos meios para se alcançar isso, e isso é mundialmente conhecido como o American way of life.

3) A cultura de um país pode influenciar o desempenho da mesma? Justifique.

Sem dúvida. A forma como uma população é educada e ensinada a trabalhar, define como funcionará o mercado de um país, além de seu desempenho e desenvolvimento econômico. Isso significa que, independente de diferenças culturais entre os países, cada um possui um diferente método de alcançar bons resultados.

4) Como a melhoria contínua pode ser percebida no filme? Cite exemplos.

Podemos observar exemplos de melhoria contínua nas seguintes situações:

- O responsável pela qualidade percebe que Buster (George Wendt) não está executando a tarefa de montagem dos carros corretamente, então o mesmo é relocado para a equipe de limpeza da fábrica.

- A comunicação entre Hunt, os operários e a gerência pode proporcionar uma melhor adequação entre o modo de trabalho americano e o japonês, aumentando assim a produtividade da fábrica.

5) A qualidade é um aspecto importante ou fundamental para os japoneses? Justifique.

A qualidade é um fator fundamental para os japoneses, seja a qualidade de seus processos, ou a qualidade de seus produtos. No filme isso fica evidente com a história de Kazihiro (Gedde Watanabe), já que o ele sacrificara até mesmo o convívio familiar em prol da empresa, e sentia-se envergonhado quando as coisas iam mal na fábrica. Essa é uma das principais características do Toyotismo, o método de produção mais difundido no Japão, no qual o funcionário se submete completamente à empresa.

6) O fato de o personagem principal, Hunt, trabalhar junto com os operadores pode ser considerado um dos motivos da empresa conseguir atingir a meta proposta? Justifique.

Se não fosse a determinação de Hunt em salvar a fábrica, e consequentemente os empregos de boa parta das pessoas da cidade, a meta não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com