TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Ergonomia - Normas Regulamentadoras

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Larissa Resende Victor – 201410036

Questionário de Ergonomia

Uberaba

2016

1- De acordo com a NR-10, qual profissional é responsável pela documentação e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos?

        Um profissional habilitado de acordo com a NR-10 e com o Prontuário de Instalações Elétricas.

2- Segundo a NR-11, quais os requisitos mínimos para operação de equipamentos com força motriz próprias?

        Os requisitos mínimos são: operador com treinamento específico (dado pela empresa), condutores habilitados e portando um cartão de identificação – com nome e fotografia – e a cada revalidação deste, o empregado deve passar por um exame de saúde completo, por sua própria conta; e os equipamentos motorizados devem possuir buzina. 

 

3- O respirador purificador do tipo PFF1 é indicado contra quais tipos de agentes?

        O respirador purificador do tipo PFF1 é uma peça semifacial filtrante para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas.

 

4- A NR-26 especifica as cores de tubulações em função da segurança. Relacione as cores com suas funções.

        

COR

FUNÇÃO

Vermelho

Combate a incêndio

Amarelo

Gases Não-Liquefeitos

Verde

Água fria

Azul

Ar comprimido

Branco

Vapor

5- A NR-32 determina os treinamentos aos trabalhadores. O que o empregador deve documentar sobre estes treinamentos?

        O empregador deve comprovar para a inspeção do trabalho a realização do treinamento aos trabalhadores através de documentos que informem a data, o horário, a carga horária, o conteúdo ministrado, o nome e a formação (ou capacitação profissional) do instrutor e dos trabalhadores envolvidos.

6- Quais as exigências que a NR-23 faz em relação a proteção de incêndios?

        A NR-23 dispões sobre a proteção contra incêndio em geral, e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de porta e paredes, construção de paredes contra fogo, dique e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização. Além de, equipamento suficiente para combater o fogo em seu início e pessoas adestradas no uso correto dos mesmos.

7- Quais as recomendações para utilização de cinto de segurança tipo abdominal?

        O cinto de segurança tipo abdominal somente deve ser utilizado em serviços de eletricidade e em situações em que funcione como limitador de movimentação; deve ser dotado de dispositivo trava-quedas e estar ligado a cabo de segurança. Além de que, deve possuir argolas e mosquetões de aço forjado, ilhoses de material não ferroso e fivela de aço forjado ou material de resistência e durabilidade equivalentes.

8- Quais os critérios que a NR-20 utiliza para classificar o risco das instalações de inflamáveis?

        A NR-20 classifica quanto à atividade e quanto à capacidade de armazenamento, sendo prioridade a capacidade de armazenamento. Caso ela se enquadre em duas classes distintas, por armazenar líquidos inflamáveis e/ou combustíveis e gases inflamáveis, deve-se utilizar a classe de maior gradação.

9- Segundo a NR-33, quais as qualificações que uma equipe de resgate deve ter para atuar em salvamentos?

        O pessoal responsável pela execução das medidas de salvamento deve possuir aptidão física e mental compatível com a atividade a desempenhar; e suas capacitações devem contemplar todos os possíveis cenários de acidentes identificados na análise de risco.

10- Quais os critérios que a NR-15 estabelece para insalubridade?

        São consideradas atividades insalubres, aquelas que ultrapassam os limites de tolerância: dee ruído contínuo ou intermitente; de ruídos de impacto; de exposição ao calor; de radiações ionizantes e não-ionizantes; de condições hiperbáricas; de frio; de umidade; de poeiras minerais; de agentes químicos e/ou de agentes biológicos.

11- Quais as medidas que devem ser adotadas para se evitar quedas em trabalho em alturas? (NR-35)

        O trabalhador deve: usar cinto de segurança do tipo paraquedista e dotado de dispositivo para conexão em sistema de ancoragem; permanecer conectado ao sistema de ancoragem durante todo o período de exposição ao risco de queda; fixar o talabarte e o dispositivo trava-quedas acima do nível da cintura; e em alguns casos, usar o absorvedor de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com