TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Laboratório de materiais de construção

Por:   •  21/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário de Laboratório de materiais de construção

  1. Qual é a importância de se ter limites para a absorção de água dos blocos cerâmicos?

Os blocos cerâmicos devem ter limites de absorção de água para facilitar a aderência das argamassas, ou seja, a água presente na argamassa é absorvida pelo bloco, onde ocorre a penetração de pequenas partículas da argamassa no bloco, ocorrendo à aderência.

  1. No gráfico a seguir, está representado um ensaio de tração de uma barra de aço. O que significam os pontos 1, 2 e 3? Qual é o valor que caracteriza o aço para concreto armado CA 50, por exemplo?

[pic 1]

1-Resistência associada ao limite de proporcionalidade (regime elástico)

2-Patamar de escoamento (regime plástico)

3-Ruptura (tensão de ruptura)

O que define a categoria dos aços são os valores dos escoamentos, ou seja, a carga de trabalho que a barra ou fio deve suportar.

Por exemplo: CA-50 – suporta no mínimo 50 kgf/mm² ou 500 MPa.

No gráfico o aço é CA-50.

  1. Qual é a razão de se fazer o ensaio de consistência do gesso?

O ensaio de consistência do gesso serve para poder identificar a relação água/gesso para sabermos o momento em que o gesso obtém firmeza com a evaporação da água (perda de fluidez ou período de solidificação).

  1. Explique por que se deve  fazer o ensaio de finura do gesso e o que esta propriedade tem de importante em uma pasta.

O ensaio de finura é importante para reter resíduos (impurezas) de granulometria superior a do gesso, inclusive partículas maiores (agrupamento de grãos) do gesso ocasionado por conta da umidade.

  1. Explique por que se deve fazer o ensaio de finura da cal e o que esta propriedade tem de importante em uma argamassa.

A finura é uma propriedade importante na cal, pois influencia sua reatividade com a água, reação que leva à secagem da camada ou argamassa. Quanto mais fina melhor é a cal. Além da influência na reatividade da cal, a finura influencia ainda na plasticidade da argamassa ou solução. Quanto mais fina a cal maior a plasticidade e melhor é a aplicabilidade da argamassa ou solução.

  1. Ao realizar o controle de aceitação de um lote de telhas cerâmicas simples de sobreposição (tipo capa e canal), verificou-se que as mesmas foram aceitas quanto à identificação e inspeção visual. No entanto, não foram aceitas quanto à absorção de água. O que deve ser feito em relação a isto? Explique o que pode acontecer caso estas telhas sejam utilizadas.

As telhas devem ser rejeitadas, ou seja, devolvidas ao local de fabricação para tomar as devidas providências. Quanto à absorção de água, se forem utilizadas podem permitem a migração de águas provenientes das chuvas, que permeiam de um lado para outro da telha, causando desconfortos motivados pelos vazamentos para o interior das residências. Além disso, a migração de água pela telha causa o apodrecimento precoce do madeiramento dos telhados, por provocarem a necessidade de frequentes manutenções ou a necessidade de refazer todo o telhado.

  1. Qual é a importância dos testes de impermeabilidade e absorção de água das telhas cerâmicas?

Os testes de absorção de água e impermeabilidade são importantes para prever o quanto a telha é capaz de absorver água, pois a impregnação de água na telha diminui sua resistência mecânica, impedindo que se ande por sobre o telhado, enquanto impregnada. Assim, quanto menor a massa de água absorvida durante o ensaio, melhor a qualidade da telha.

8) Qual é a importância de se verificar as características geométricas dos blocos cerâmicos? Como isto pode interferir na qualidade de uma construção?

As características geométricas dos blocos estruturais cerâmicos são de suma importância, pois se os blocos forem feitos com qualidade e de acordo com a norma facilitarão a construção, reduzindo custos, dando mais qualidade e beleza à obra, aumentando o seu valor.

  1. Explique por que se deve  fazer o ensaio dobramento do aço para concreto armado?

O ensaio de dobramento de barras de aço é importante, pois nos fornece uma indicação qualitativa da ductilidade da matéria da barra de aço usadas na construção civil, que além de apresentarem resistência mecânica, devem suportar dobramentos severos durante sua utilização, e por isso são submetidos a este ensaio.

  1. Qual é a razão de se fazer o ensaio de resistência a compressão do gesso?

O ensaio tem a importância de prever as propriedades mecânicas das pastas decrescem com o crescimento da relação água/gesso que, como já foi mencionado, aumenta a porosidade das pastas. Assim, a influência da relação água/gesso nas propriedades mecânicas é função, principalmente, da sua relação com a porosidade das pastas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com