TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Seminário Tese

Por:   •  17/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Daniele Aragão Ronsó da Costa Lima

Orientador: Antônio Carlos Cunha Migliano

  1. Porque trabalhar com seu assunto de tese?

A determinação das características de um material, ou caracterização de um material, discrimina sua aplicação e é essencial para o entendimento de novos materiais. Neste contexto, foi implementado um setup de caracterização eletromagnética por inserção entre antenas no espaço livre que opera na Banda S (de 2,6 GHz a 3,95 Ghz). Esta faixa de frequência foi escolhida, pois é nela onde operam grande parte dos radares brasileiros.

  1. Qual a pergunta que está por trás do seu trabalho? (Objetivo?)

É possível implementar um setup de caracterização eletromagnética de materiais de baixo custo na Banda S com antenas cornetas providas de lentes dielétricas que colimam o feixe de propagação no plano elétrico e no plano magnético?

É possível caracterizar as propriedades intrínsecas e geométricas de radomes cerâmicos variando a temperatura da amostra com este setup?

  1. Qual o estado da arte?

A caracterização eletromagnética de materiais foi amplamente discutida nos anos 80 e 90. Atualmente, as pesquisas buscam aprimorar a técnica utilizando antenas com feixe colimado para caracterizar amostras cada vez menores e com maior precisão. Publicações feitas em 2014 apresentam antenas com lentes de baixo custo colimando apenas no plano magnético.

A caracterização das propriedades intrínsecas de um radome pode ser feita por várias técnicas de medição, como guia de ondas coaxial, guia de ondas retangular, espaço livre, placas paralelas, entre outras. No entanto a caracterização das propriedades eletromagnéticas de um radome considerando a geometria dele é feita pelo método de caracterização no espaço livre. Este cenário é pouco explorado no país, e só são feitas análises em temperatura ambiente.

  1. Qual o passo que seu trabalho acrescenta com relação ao estado da arte?

A colimação do campo ocorre no plano elétrico e Magnético.

A análise intrínseca e geométrica será feita com variação de temperatura.

  1. Qual a pergunta que foi feita à natureza?

A variação de intensidade do campo elétrico em V/m de uma antena corneta com um conjunto de lentes dielétricas forma uma região colimada, ou região focal calculada e simulada, obedecendo ao critério de largura de feixe de -8,7 dB?

Utilizando um material com permissividade elétrica e permeabilidade magnética conhecida, o setup implementado caracteriza-o corretamente?

  1. Como foi feita essa pergunta?

Com um sensor de campo elétrico e uma antena de guia retangular. Dessa forma verifica-se a magnitude e a fase da onda.

Utilizando o próprio setup implementado, que contém duas antenas cornetas com lente, um analisador de redes vetorial com extensão para medidas no domínio do tempo, cabos de baixa perda, um porta amostra e uma câmara térmica para aquecer a amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com