TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre aterramento

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

1 -  Segundo a NBR qual a definição  da tensão de passo?

R - Tensão de PASSO: diferença de potencial entre dois pontos da superfície do solo separados pela distância de um passo de uma pessoa, considerada igual a 1,0 m.

2 - Segundo a NBR  qual a definição de tensão de toque?

R - Tensão de TOQUE: diferença de potencial entre um objeto metálico aterrado ou não e um ponto da superfície do solo separado por uma distância horizontal equivalente ao alcance normal do braço de uma pessoa, essa distância é convencionada igual a 1,0m.

3 - Descreva os passos  do método de suas camadas usando curvas para extratificação do solo.

R-  1º passo: Traçar um gráfico a curva ρ(a)xa obtida pelo método Wenner; 2ºpasso: Prolongara curva ρ(a)xa até cortar o eixo das ordenadas do gráfico. Neste ponto, é lido diretamente o valor de ρ1, isto é, a resistividade da primeira camada; 3ºpasso: Um valor de espaçamento a 1 é escolhido arbitrariamente, elevado na curva para obter-se o correspondente valor de ρ(a1). 4ºpasso: Pelo comportamento da curvaρ(a)xa, determina-se o sinal de k, isto é: _Se a curva for descendente, o sinal de k é negativo e efetua-se o cálculo de ρ(a1)/ρ1; _se a curva for ascendente, o sinal de k é positivo e efetua-se o cálculo de ρ1/ρ(a1); 5ºpasso: Como valor de ρ(a1)/ρ1 ou ρ1/ρ(a1) obtido, entra-se nas curvas teóricas correspondentes e traça-se uma linha paralela ao  eixo da abscissa. Esta reta corta curvas distintas de k. Proceder a leitura de todos os específicos K eh/a correspondentes; 6ºpasso: Multiplica-se todos os valores de h/a encontrados no quinto passo pelo valor de a1 do terceiro passo. Assim,como quinto e sexto passo, gera-se uma tabela com os valores correspondentes de k,h/aeh; 7ºpasso: Plota-se a curva k x h dos valores obtidos da tabela gerada no sexto passo; 8ºpasso: Um segundo valor de espaçamento a2≠a1 é novamente escolhido, e todo o processo é repetido, resultando numa nova curva kxh; 9ºpasso: Plota-se esta nova curva k x h nomes mo gráfico do sétimo passo; 10ºpasso: A intersecção das duas curvas k x h num dado ponto resultará nos valores reais de k e h,e a estratificação estará definida.

4- Descreva os passos do método simplificado para extratificação do solo de duas camadas.

R - 1ºpasso: Traçar a curvaρ(a)xa, obtida pela medição em campo usando o método de Wenner; 2ºpasso: Prolongara curvaρ(a)xa até interceptar o eixo das ordenadas e determinar o valor de ρ1, isto é, da resistividade da primeira camada do solo; 3ºpasso: Traçar a assíntotano final da curva ρ(a)xa e prolongá- la até o eixo das ordenadas, oqueindicará o valor da resistividade ρ2 da segunda camada do solo. 4ºpasso: Calcular o coeficiente de reflexão K, através da expressão: [pic 1]

5ºpasso: Com valor de K obtido no quarto passo, determinar o valor de M(a=h) na curva (M(a=h)xK).O valor de M(a=h) está relacionado com a equação abaixo, já que são conhecidos ρ1 ,ρ2 e K, sendo a profundidade “h”desconhecida; 6ºpasso: Calcular ρ(a=h) = ρ1.M(a=h); 7ºpasso: Com o valor de ρ(a=h) encontrado, entrar na curva de resistividade ρ(a)xa e determinar aprofundidade “h”da primeira camada do solo.

 

5- Comente quando adotamos o método de duas camadas usando curvas ou método simplificado para extratificação do solo de suas camadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com