TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Teste da Chama

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O teste envolve a introdução da amostra em uma chama com a observação da cor resultante, dessa forma as amostras geralmente são manuseadas com um fio de níquel cromo, dessa forma baseando-se no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da ultima camada de valência (7° camada) absorvem esta energia (processo endotérmico), passando para um nível de energia mais elevado, assim produzindo o que chamamos de estado excitado. Portanto cada elemento libera a radiação em um comprimento de energia necessário para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível (luz), ou seja, o olho humano é capaz de enxerga-las através de cores, assim é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama, como é o caso da chama do bico de bünsen.

Objetivo

O teste da chama tem o intuito de detectar a presença de alguns íons metálicos, baseados no espectro de emissão, ou seja, na quantização de energia. Onde os elétrons de um determinado átomo, que se encontram num determinado nível energético, são elevados a um nível mais alto de energia (estado excitado) e retornam ao estado anterior, emitindo um fóton de luz correspondente a diferença de energia.

Materiais utilizados

  • Bico de Bünsen;
  • Fio de níquel Cromo
  • Fosforo
  • Beker
  • Pinça de madeira

Reagentes utilizados

  1. Cloreto de cobre (Cucl)
  2. Cloreto de cálcio (Cacl)
  3. Cloreto de Potássio (NCl)
  4. Cloreto de sódio (NaCl)
  5. Sulfato de estanho (SnSO)

Procedimento experimental

Acendeu-se a chama do bico de bünsen e calibrou-se a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente, em seguida mergulhou-se o fio na solução da amostra em estudo e observou-se a coloração da chama, isso foi feito com todos os quatro cloretos e o sulfato e para finalizar anotaram-se os dados obtidos e formaram a tabela abaixo.

Resultados

Reagentes                                           Coloração

Cloreto de Cobre (CuCl)                   azul esverdeado

Cloreto de Cálcio (Cacl)                    laranja

Cloreto de Potássio (KCl)                   Violeta

Cloreto de Sódio (NaCl)                      Amarelo        

Sulfato de Estanho (SnSO)                Verde

Discussão e Conclusão

Conclui-se então que o experimento foi bem sucedido, pois quase não houve erros, houve apenas discordância com respeito à coloração do sulfato de estanho onde o grupo conclui a respectiva cor informada na tabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com